terça-feira, 30 de dezembro de 2014

E lá se vai 2014!

Olá blogueiros,

Mais um anos tá indo embora e eu não poderia deixar de vir aqui me despedir de vocês e agradecer. Não posso dizer, exatamente, que 2014 foi o ano que eu esperava, mas seria uma mentirosa se dissesse que foi um ano ruim. Não foi. Muitas coisas ruins aconteceram, sim, mas as coisas boas superam tais tristezas e é assim que deve ser, é no que temos de nos focar: No bom.
Não sou muito daquelas que gosta de fazer "retrospectivas", até porque tenho uma memória tão ruim que mal consigo me lembrar o que comi de manhã rs, mas se há alguns momento esse ano que acho que valem a pena ser lembrados porque me fazem lembrar o quanto a vida vale a pena, são esses que vou compartilhar agora com vocês:
A possibilidade de publicar Sleeping Beauty, para mim, foi o ponto alto desse ano. Eu e a Lily trabalhamos arduamente na correção, reescrita e formatação da história, é um projeto tão completamente meu em cada detalhe que foi a minha realização mais plena. Escrever esse livro foi um dos maiores presentes que recebi esse ano e mesmo que as vendas dele tenham sido poucas eu estou feliz por todos que já leram e gostaram da história, porque eu dediquei um amor especial a ela. Nunca imaginei de fato que ela fosse virar livro, quando comecei a postar no Nyah e recebi as respostas positivas, respostas inclusive de gente que é acostumado a ler grandes autores como Paula Pimenta que escreveu O livro das Princesas, eu optei por fazer um remake da Bela Adormecida em um tempo onde não havia muito da história além da Disney, mas ela só ficou pronta no mesmo ano da publicação de Princesa Adormecida, Malévola e Sleeping Beauty (adaptação de 2014), esse último, um filme que eu vi e sinceramente não gostei nada. 
Mesmo assim, em meio a essas novas releituras, o meu livro consegue ser original à sua própria forma, trata do conto dos Grimm de maneira mais realista, mas sem perder a magia e o romance da Disney além de trazer inovações próprias como uma princesa de personalidade própria e diferenças significativas no enredo da história. Estou muito orgulhosa de ter conseguido escrever algo tão incrível quanto este livro e foi uma realização tamanha para mim enquanto leitora e em uma vida criando histórias que até então ninguém tinha lido.
Publicar por uma editora é um sonho que eu tenho desde que comecei a escrever aos sete anos de idade. Esse ano isso finalmente foi possível, assim como em 2010 eu pude ter a experiência de cantar para mais de dez pessoas sobre um palco. Confesso a vocês que a experiência não foi bem o que eu esperava, embora as respostas que o livro recebeu foram muito boas, principalmente considerando o fato que não é minha história mais emocionante rs o que vale salientar desse momento, realmente, foi a chance de conquistar algo por mérito meu, escrever alguma coisa tão boa a ponto de ser aprovada por alguém que lê milhares de livros todos os dias. E também a chance que isso me deu de me aproximar mais de pessoas que eu já estimava e conhecer um cara incrível como o João Paulo, revisor do livro, a quem eu permaneço como um amigo muito querido.
A magia de publicar Um Novo Começo foi justamente essa. Ter a possibilidade de me aproximar mais deles, a possibilidade de conhecer tanta gente legal, como a Aly por exemplo, que foi tão fofa comigo. É o bom de escrever, de alguma forma isso coloca um monte de gente legal no seu caminho, faz abrir portas para muitos corações que muitas vezes você não imaginaria cativar, mais cativa (tipo a tia do Raul que leu esse livro 6 vezes!) e esse foi outro momento que eu não quero deixar de lembrar aqui foi esse momento em que eu levei o livro autografado pro Raul, foi um dos momentos mais incríveis desse ano, quase como se eu dissesse a mim mesma que "passei por essa fase" e que finalmente posso seguir em frente. Escrevi Um Novo Começo quando tinha dezenove anos, no meio de umas aulas de português do normal médio (magistério) das quais eu fazia questão de não prestar atenção, sem contar nas de filosofia, geografia e, principalmente, didáticas e pedagogias. Inicialmente, até então, era um dos meus enredos mais inteligentes, mesmo que um tanto mal desenvolvidos, e foi a abertura para um mundo de novas possibilidades literárias para mim, tendo em vista que, até então, a maioria das histórias que eu escrevia eram bem dramáticas e se passavam basicamente no mesmo lugar.Retrabalhei ela inteira quando foi aprovada pela editora e dei o manuscrito para o revisor como uma forma de agradecer pela amizade maravilhosa que ele me concedeu. Foi um momento muito tenso esse ano, mas não posso negar que também foi bem gratificante.
Esse ano também, durante quatro meses, eu trabalhei em Conto de Falhas.Escrever essa história foi muito libertador, além de contar como eu me senti durante os muito "tocos" que eu já levei na vida, ainda expressei meus desejos para um futuro que eu já não estou tão certa que vai mesmo acontecer e meio que "dei uma limpa" nos meus sentimentos, em coisas que eu realmente queria esquecer e queria tirar dos armários do meu coração. Assim como Conto de Falhas, esse também foi o ano de Folhas Mortas, essa história me surpreendeu muito, porque eu nunca imaginaria que as pessoas se interessariam por ela pela carga de drama que ela traz. Fiquei não só feliz, mas animada com a ideia de transformá-la em um bom livro e é meu primeiro projeto para 2015. Já tenho 28 capítulos prontos e ela está longe de acabar. Então, posso dizer que apesar de todas as coisas ruins, no caso literário, esse foi o ano do livro.
E ainda falando em livro, além de este ano eu ter ganhado o espacinho dos meus bebês, presente de aniversário da mamãe, esse foi sem dúvida o ano que eu mais comprei e ganhei livros. Só no mês do meu aniversário foram 15! Também foi o ano em que eu mais li, passei da marca dos 50 livros por ano! Oito desses só em Janeiro. E já estou feliz com o primeiro livro que vai chegar dia 23 de Janeiro, que é o meu tão aguardado diário da Seleção. A lista de compras e de leituras de 2015 já está enorme e por isso Janeiro será um mês de muitas resenhas no blog e 2015 será o ano da escrita. Eu vou me dedicar unicamente aos meus livros neste ano novo, não haverão projetos no Nyah, vai ser um ano inteiro dedicado à leitura e à escrita. Vou, inclusive, concluir Asking For Alexandra, ainda nas férias de Janeiro, para a partir de fevereiro me dedicar unicamente ao projeto do TCC e aos meus livros. Não vou dizer a vocês que o ano que vem tem novidade por aí, porque não posso garantir isso de nenhuma forma, o que eu posso dizer é que em 2015 eu tenho planos de mudar a minha alma, de escrever com mais afinco e de ler muito. Para mim, é o que me basta e o que tenho por certo. Mas, quanto a 2014, foi um ano difícil. Muito difícil mesmo. Mas esses acontecimentos bons e muitos outros que ocorreram durante esses 365 dias, fizeram as coisas valerem a pena. Obrigado a você que passou esse ano comigo, obrigado a você que esteve por aqui, me acompanhando e me enviando suas vibrações positivas. Obrigada de coração por tudo! 
2015 está chegando, vou trocar o Layout do blog e já em janeiro começam as resenhas novas. Obrigada por esse 2014! Graças a vocês ele foi suportável, foi melhor!

Feliz ano novo, blogueiros!

sábado, 27 de dezembro de 2014

Academia de Vampiro #3 - Tocada pelas Sombras

Informações:

Título Original: Shadow Kiss
Título no Brasil: Tocada pelas Sombras #3
Série: Academia de Vampiros
Autor: Richelle Mead
Gênero: Fantasia, Romance, Ficção
Ano de Lançamento (Original): 2008
Ano de Lançamento (Brasil): 2010
País de Origem: EUA
Editoras: Contraponto (Portugal)
                  Razorbill (EUA)
                  Agir (Brasil)


Sinopse: Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Numa batalha de tirar o fôlego, ela viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. Será que essa escolha significa que apenas um deles sobreviverá?

Enredo: No terceiro livro da série, voltamos a acompanhar a rotina de Rose de volta à escola depois dos acontecimentos em Spokane, que levaram à morte de seu melhor amigo, Mason. Abatida e sob efeito da constante pressão do teste prático pelo qual os guardiões em formação precisam passar, Rose acaba se deparando com o fantasma do seu melhor amigo morto nos arredores da escola São Vladimir. Aturdida com a visão e achando que sua sanidade está à prova, Rose esconde o fato de todos, inclusive de Lissa e Dimitri, que estão cada vez mais preocupado com ela. Sendo momentaneamente guardiã experimental de Christian, Rose tenta lidar com os fantasmas e as sensações avassaladoras que sente por Dimitri por quem está cada vez mais apaixonada, e quando descobre que Victor Dashcov, tio de Lissa, está para ser julgado, os ânimos se afloram entre os dois, tanto por Victor saber de seu caso secreto quanto pela chance de ele ser solto pela rainha Tatiana.Graças a Adrian Ivashcov, Lissa e Rose conseguem comparecer ao julgamento para depor, e por bem pouco o caso de Dimitri e Rose não é exposto pelo Moroi. Ainda na corte, além de sofrer uma alucinante dor de cabeça povoada por visão dos mortos, Rose é confrontada pela rainha sobre o interesse que Adrian tem nela e ainda é ameaçada de ser tirada como guardiã de Lissa. Com a condenação de Victor, todos retornam a escola e Rose é novamente atacada pelos fantasmas tendo então de revelar a Dimitri que os vê. Diagnosticada sob possível efeito de estresse pós traumático, ela é levada à terapia e tem sua experiência de campo reduzida pela metade. Aos poucos, com a presença de Adrian e estranhos alertas de Alice, uma fornecedora aparentemente senil, as peças começam a se juntar e Rose e Dimitri descobrem que seu amor é muito mais difícil de resistir do que imaginam e que o perigo está mais perto do que pensam.

O que eu achei: O clima da trama segue sem muitas mudanças, além é claro da personalidade de Rose que está visivelmente modificada após o horror em Spokane. SPOILER A PARTIR DE AGORA Finalmente rolou uma coisa de verdade entre ela e Dimitri e foi tão perfeito... A primeira vez dos dois e os planos para o futuro foram lindos, e por isso a transformação dele em Strigoi doeu mais. LEIA NOVAMENTE A PARTIR DAQUI a sensação de suspense recorrente durante toda a história e os quebra cabeças que você é forçado a tentar resolver só deixam o livro mais delicioso e te fazem ter pequenos "infartos" enquanto lê. A história segue bem, e em certas partes, por mais que essa coisa do "eles vem primeiro" começasse a incomodar, além da falta de confiança de Rose em Dimitri, você não consegue odiá-la a ponto de a leitura se tornar insuportável. Valeu a pena ter lido.

Avisos: Bem pessoas, essa é minha última resenha de 2014! Os próximos três livros da série vão entrar na meta de leitura do ano que vem o/ espero que vocês tenham gostado de todos os livros apresentados esse ano e quero muito agradecer por me acompanharem direta ou indiretamente! Brevemente, o blog fará um sorteio de um exemplar do Livro Um Novo Começo, lançado esse ano, então fiquem ligados ;) beijos e até 2015!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Acontecimentos perigosos

Oi blogueiros,
bem, não posso dizer que ultimamente ler está sendo fácil, assim como escrever e fazer qualquer outra coisa. Espero de coração que eu esteja de TPM, do contrário tenho motivos sobrando para começar a me preocupar.
Algumas coisas boas tem acontecido esses últimos dias, mas as ruins tem sido mais "alarmantes", As provas foram relativamente bem, com exceção de literatura brasileira em que eu ainda não sei se fui aprovada ou não, mas, por pior que tenha sido esse período - e acreditem, foi um real pesadelo - nem se compara com o inferno que será o sexto.
Eu finalmente abri um skype para falar com uns leitores do Nyah, e de verdade tem me feito bem de certa forma, tive conversas realmente agradáveis e divertidas... amenizaram um pouco as minhas tensões, mas não as dissiparam de nenhuma forma. Nos últimos dias eu tenho estado em estado de alerta ao menor sinal de recaída, embora eu creia que já esteja caindo ha muito. Não tenho comido direito, posso passar o dia inteiro sem colocar nada no estômago e sequer apercebo-me disso. Falta-me apetite tanto quanto ânimo para fazer qualquer coisa. Ontem dormi cedo, acordei com uma sensação de renovação, como se eu não dormisse há meses, é outra coisa que tem me preocupado um pouco, tenho dormido muito mal. Vou para a cama às três ou quatro da manhã, acordo onze ou doze horas do dia seguinte e passo o resto da tarde sem querer sequer sair da cama. Não consegui sair do primeiro capítulo do meu trabalho de conclusão de curso, mal consegui avançar no livro que estou lendo - e por isso a resenha está tão atrasada - e nem mesmo escrever. Falta-me a vontade, a paciência, o ânimo, tudo. Tenho estado em tal ponto de letargia e melancolia que estou começando a me preocupar com uma possível recaída. Voltou com força a vontade de ir para uma casa de repouso, desejo esse que eu tinha jogado de lado, no fundo da minha mente, quer dizer, quando minha mãe ia me deixar ir por vontade própria para um manicômio? Por mais que ela viva dizendo que eu sou "adulta" jamais concordaria com isso, sem contar que eu precisaria do aval dela para isso. Não sei o que fazer.
As coisas vão mal, blogueiros... Acho que estou voltando a entrar em colapso e, possivelmente, quanto mais isso acontece, menos provaveis são as chances de volta.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Rangers A Ordem dos Arqueiros 1# Ruínas de Gorlan

Informações:

Título Original: The Ruins of Gorlan
Título no Brasil: Ruínas de Gorlan
Série: Rangers: A Ordem dos Arqueiros #1
Autor: John Flanagan
Gênero: Aventura, Fantasia
Ano de Lançamento (Original): 2004 
Ano de Lançamento (Brasil): 2009
País de Origem: Austrália
Editoras: Radom House (Austrália)
                 Penguin Books (EUA)
                 Fundamento (Brasil)

Sinopse: Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e... um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava

Enredo: No livro nós acompanhamos diferentes pontos de vista da história, inicialmente somos transportados por Will e seu receio em ser chamado como aprendiz para a escola de guerra. Em certa idade, os garotos protegidos do baronado de Arald são escolhidos por mestres para aprender um ofício e servir ao baronado e à corte de Araluen. Will, órfão ao nascer e sem saber nada sobre seu passado, sequer seu sobrenome, deseja ser um soldado, assim como crê que foi seu pai, a quem ele nunca chegou a conhecer. Mas as chances de Will ser aceito na escola de guerra são mínimas, devido a sua estatura pequena e frágil. Quando é recusado pelo mestre de Guerras, Will se vê desolado e, para piorar tudo, Halt, o arqueiro, parece saber algo sobre o seu passado que o próprio garoto não sabe. Determinado a descobrir o que é, Will invade o escritório do barão Arald para tentar descobrir o que havia no misterioso papel e descobre que tudo não passara de um teste, pois ele era o escolhido do misterioso Halt para ser aprendiz de arqueiro.
Enquanto isso, acompanhamos Horace, inicialmente inimigo de Will na casa dos protegidos, em seu primeiro dia na escola de guerra, quando ele é vítima da crueldade de três alunos do segundo ano que, além do bullying verbal e psicológico das humilhações ainda o agridem fisicamente tornando seus dias e seu treinamento cada vez mais difícil e afastando todos os alunos de sua sala dele, fazendo com que Horace fique levemente deprimido.
Do outro lado, Will tenta lidar com o temperamento difícil de seu mestre ainda tentando se adaptar à decepção de ser um arqueiro e ao mesmo tempo intrigado com as tarefas dos misteriosos colaboradores do rei, um grupo seleto, de quem se sabe o mínimo e se inventam boatos. Aos poucos, enquanto passa pelo treinamento, Will começa a perceber que a vida de um arqueiro comporta muito mais emoção e responsabilidade do que qualquer outro posto do baronado e do reino. O garoto imerge com afinco não apenas na tentativa de se superar, mas de agradar ao seu mestre por quem passa a ter respeito e admiração. 
O destino de todos se cruza e intercala dando reviravoltas quando os desafios impostos pelo destino os coloca lutando lado a lado e põe suas vidas em risco. Horace vai aprender que tamanho não é documento, Will vai descobrir o significado de coragem, lealdade, amizade e força, aprendendo que seu mestre e sua profissão são muito mais valiosos do que poderia imaginar.

O que eu achei: Ainda estou sem palavras para descrever esse livro, sério! Quando minha irmã comprou eu fiquei um pouco curiosa, mas desde então ainda não tinha tido atração o bastante para pegar nele, até que, por fim, me rendi, e não me arrependi nem um pouco. Como o vendedor havia dito a ela, o livro é realmente incrível e instigante! Eu não sou acostumada a ler fantasia, minha primeira fantasia foi A Lenda dos Cinco Povos, que por sinal, gostei muito. Por algum motivo esse livro me lembrou ele, é leve, engraçado, um pouco reflexivo, altamente eletrizante e impossível parar de ler. Foi uma viagem muito interessante por esse mundo fantástico criado por John, a gente acaba se apegando aos personagens e ficando preso na história. Eu achei o livro quase didático, supre bem o papel do autor em querer mostrar ao filho que nem todo herói é grande e forte, além de tratar de temas bem atuais como o bullying. Ao todo são 12 livros se não me engano, mas vale muito a pena. No momento, só compramos este, mas num futuro próximo espero ler os outros 11, eles são um pouco caros, mas vale muito a pena ler. Recomendo!

sábado, 6 de dezembro de 2014

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista - Jennifer E. Smith

Informações:

Título Original: The Statistical Probability of Love at First Sight
Autor: Jennifer E. Smith
Ano de Publicação no Brasil: 2013
Editora no Brasil: Galera Record
Ano de Publicação Original: 2012
Editora americana: Poppy


Sinopse: Com uma certa atmosfera de Um dia, mas voltado para o público jovem adulto, A probabilidade estatística do amor à primeira vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades. Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.

O que eu achei: Por conta da faculdade e de alguns trabalhos que eu tinha para apresentar eu levei bem mais tempo pra ler esse livro, mal espero para ficar de férias logo. Mesmo com a demora (o que eu considero uma vergonha porque esse livro tem 222 páginas!) foi uma leitura maravilhosa! Gente, eu fiquei encantada, é o tipo de literatura que eu gosto de ler. O livro é da minha irmã - no sentido que foi ela quem comprou - e eu peguei para ler por curiosidade e porque era pequeno, daria para folhear no meio dos trabalhos e das coisas para estudar. Realmente é uma fábula como diz na contracapa, as chances de isso acontecer são basicamente nulas! Mas foi muito gostoso de ler, é um livro que trata sobre família, sobre amar imperfeições e não perfeições. Alguns chama de romance água com açúcar, mas esse tipo de leitura aquece o coração da gente, quer dizer, quem não queria encontrar um Oliver assim, por acaso, e se apaixonar? Eu confesso que queria. As questões familiares também foi algo que me chamou atenção, foi bacana explorar esse lado em um livro, raras vezes eu vi isso tratado de forma tão realista e acho que é o ponto forte desse enredo, porque, assim, como eu falei antes né, a chance de um amor em 24 horas é absurda rsrs.Não há muito que eu possa contar sem dar spoiler, então vou deixar que vocês leiam e tirem as próprias conclusões. Digo que é fofo, ideal para quem gosta de romances leves.

Com a minha semana de provas aí, não sei se vou conseguir começar outro livro já. Mas fica aí. Até a próxima :)

The Lost Girl.