segunda-feira, 29 de agosto de 2016

[Chinês] SUJEITO + 是 + OBJETO

大家好!
Como eu disse no último post, hoje vamos conhecer o nosso primeiro verbo em Chinês e construir nossas primeiras sentenças, usando como apoio as palavras que aprendemos no post passado. Espero que estejam gostando do conteúdo e que esteja fácil de entender, algumas coisas podem não fazer lá muito sentido, o app que eu uso é em inglês, não tem traduzido para o português ainda, por isso eu estou tentando colocar aqui da forma mais clara possível, mas meu inglês não é lá fluente, então, desculpem qualquer coisa.
Bem, mas começando, do mesmo modo que o primeiro verbo que aprendemos em inglês é o bendito to be, (shì) é o verbo ser em Chinês, usado para conectar dois nomes. Uma frase em Chinês é basicamente a estrutura: SUJEITO + VERBO + OBJETO. Dessa forma temos a estrutura inicial: Nome¹ + 是 + Nome ². Verbos em Chinês nunca mudam sua forma não importa quem fez ou o que ou quando fez, assim "saí", "é/és", "fui/foste", "foi" são todos traduzidos como 是. Isso facilita bastante, não acham? Vejamos alguns exemplos:
我是妈妈。
Wǒ shì māmā.
你是女儿。
Nǐ shì nǚ'ér.
他是儿子。
Tā shì érzi.
Temos no primeiro exemplo o nome¹ 我 (Wǒ) + 是 + o nome² 妈妈 (māmā) traduzindo fica eu sou a mãe. Note que não há nenhum conector, literalmente, ao pé da letra, está dizendo eu sou mãe. Isso também acontece em muitos casos no inglês, como por exemplo I like music. Ao pé da letra é eu gosto música, mas traduzimos eu gosto de música. Então, do mesmo modo se aplica aqui, você precisa internalizar as palavras e a estrutura das frases com seu significado de acordo com a sua língua, entende? Não é porque a frase se escreve China ter cerveja que vamos traduzir/entender assim, não é? Na China tem cerveja seria a tradução adequada.

Então, vamos as palavrinhas novas desta lição:
我 -> Wǒ = eu
你 -> Nǐ = você
他 -> Tā = ele
她 -> Tā = ela
是 -> Shì = ser
Percebam que ele e ela se pronunciam da mesma forma, mas escreve-se de maneiras diferentes. É fundamental perceber isso quando se está lendo ou escrevendo, hein?

Vamos conhecer agora, a ordem dos traços de mais dois ideogramas usados nessa lição. Esses, ao contrário dos primeiros, tem mais traços.







Shì

Componentes do ideograma
Este ideograma é composto pela junção de 3 ideogramas:
日(rì) - sol
一 (yī) - um
走 (zǒu) - correr

E, por fim, temos um exercício. Vamos praticar o que aprendemos! Peço que sejam honestos, okay? Não filem na internet, tentem responder por vocês mesmos. Mandem as respostas para mim no inbox e lhes enviarei as correções. Os áudios dessa lição serão postados no link depois do exercício.

1. Selecione a tradução correta para Adeus, papai.

再见,爸爸 (Zàijiàn bàba)

再见,妈妈 (zàijiàn māmā)

你好,妈妈 (nǐ hǎo māmā)

你好,爸爸 (nǐ hǎo bàba)

2. Qual desses ideogramas representa o pronome eu?

我 (wǒ)

他 (tā)

你 (nǐ)

她 (tā)

3. Selecione a tradução correta para 我是妈妈。(wǒ shì māma.)

Você é a mãe.

Ela é a mãe.

Eu sou a mãe.

Eu sou o pai.

4. Escreva a tradução correta para a frase: 我是爸爸。Usando as palavras corretas da lista a seguir: o pai, é, sou, ele, você, eu.

5. Qual desses ideogramas representa o pronome você?

他 (tā)

我 (wǒ)

她 (tā)

你 (nǐ)

6. Selecione a tradução correta para: 你是女儿。

Ela é a mãe.

Ele é o filho.

Você é a filha.

7. Selecione a tradução correta para você é a mãe.

你是妈妈。

我是妈妈。

她是妈妈。

8. Selecione a tradução correta de 你是女儿。nas palavras a seguir: é, sou, filho, filha, ele, ela, eu.

9. Selecione a palavra que completa corretamente a lacuna para eu sou o filho. ________ 是儿子。

1. 我 2. 你

10. Selecione a frase correta para a tradução: Ele é o pai.

我是妈妈。

你是妈妈。

我是爸爸。

他是爸爸。


Alguns exercícios eu deixei sem o pinyin para que vocês vão se acostumando com os ideogramas, mas todas as palavras usadas são das aulas que tivemos até agora. Mandem apenas o número da questão e a resposta selecionada para o meu inbox.

Aqui estão os áudios da aula de hoje.

Sujeito shi objeto

Vejo vocês no próximo post!

再见!

Príncipe Mecânico - Cassandra Clare

Titulo Original: Clockwork Prince
Data da primeira publicação: 6 de dezembro de 2011
Autora: Cassandra Clare
Precedido por: Anjo Mecânico
Seguido por: Princesa Mecânica
Editora: Simon & Schuster (EUA) Record (BR)
Série: Peças Infernais #2

Sinopse: Tessa Gray não está sonhando. Nada do que aconteceu desde que saiu de Nova York para Londres – ser sequestrada pelas Irmãs Sombrias, perseguida por um exército mecânico, ser traída pelo próprio irmão e se apaixonar pela pessoa errada – foi fruto de sua imaginação. Mas talvez Tessa Gray, como ela mesma se reconhece, nem sequer exista. O Magistrado garante que ela não passa de uma invenção. Para entender o próprio passado e ter alguma chance de projetar seu futuro, primeiro Tessa precisa entender quem criou Axel Mortmain, também conhecido como Príncipe Mecânico.

Após o confronto com Mortman e a traição de Nate, Tessa não via perspectivas para seu futuro, não tinha mais família, não tinha para onde ir e, o que mais lhe machucava, não tinha esperanças com Will. Ele deixara bem claro que não havia futuro entre caçadores de sombras e membros do submundo, lhe tratara de maneira dura, até cruel, desprezando seus sentimentos. E agora que finalmente podia ficar, se tivesse como escolher, iria embora.  Seu único consolo era Jem, não podia ter encontrado um conforto maior que na inteligência e pacificidade de James Carstairs, ele lhe deixava à vontade e fazia com que Tessa esquecesse seu coração ferido, a proximidade com Jem começa a mexer com seus sentimentos ao ponto de não saber mais se é realmente apenas amizade que sente. Os dias no Instituto se tornam sombrios sob a ameaça de Mortman e ainda quando o famigerado Benedict Lightwood questiona a direção de Charlotte e decide reivindicar o Instituto colocando todos contra a parede com um prazo curtíssimo para localizar o magistrado que parece estar sempre um passo à frente e ter olhos em todos os lugares. Quando descobrem a única pista de sua localização, Jem, Tessa e Will vão para York e descobrem que a família de Will está sob o poder de Mortman, abalado, Will passa dias longe do instituto para desespero de Tessa, além disso ela ainda é obrigada a se submeter a treinamento com Gabriel e Gideon Lightwood, filhos de Benedict. 
Magnus pede ajuda a Tessa em segredo dizendo que Will pode estar em perigo, sem saber o que fazer ela recorre a Jem e os dois acabam descobrindo o paradeiro de Will e uma descoberta ainda mais assustadora sobre o magistrado. Jem e Tessa, mais próximos do que nunca, acabam se envolvendo em um momento que pode mudar o destino dos dois. Sophie descobre que Jessamine é uma informante de Nate, Will e Tessa vão atrás deles com Tessa disfarçada de Jessamine e ela acaba descobrindo um pouco mais sobre sua origem, parte dos planos de Mortman e a relação dele com Benedict Lightwood. Por mais extraordinário que possa ser, Nate diz a Tessa que a mãe dela era uma caçadora de sombras e, de modo incompreensível, apesar dos filhos entre demônios e caçadores de sombras serem natimortos, ela sobreviveu e isso de alguma forma está ligado ao magistrado.
Dividida entre Jem e Will, Tessa precisará tomar uma decisão importante e precisará descobrir a força de caçador de sombras em suas veias para conseguir sobreviver ao caos lançado sobre seu destino.
Como era de se esperar, Príncipe Mecânico é tão ou mais encantador, intenso e hilário que seu antecessor, impossível não vibrar com as emoções, a magia e a humanidade dos personagens de Clare. Este livro, em especial, reforçou meu encantamento já enorme pela por James Carstairs, ainda que eu adore Will e sua vibração e energia, Jem é meu queridinho. Fiquei um pouco em dúvida e até meio irritada com Tessa por passar a impressão de que só está com Jem porque Will não se decidiu a tempo e ela não quer magoá-lo, mesmo que a cena entre os dois contrarie um pouco isso. E como eu sei que ela acaba com Will (obrigada por isso, Cassandra Jean!), temo que Jem possa morrer no próximo livro, afinal, estamos falando de Cassandra Clare. O livro dá continuação a explicações abertas em Anjo mecânico e deixa brecha para um desfecho cheio de revelações, sacrifícios, surpresa e ao que parece um banho feio de sangue no último livro! As peças infernais só reforçam nosso amor por essa saga maravilhosa, esse mundo incrível e desperta ainda mais nossa alma caçadora de sombras, para mim, a melhor saga escrita até hoje!

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Silêncio - Richelle Mead

Título original: Soundless
Autor: Richelle Mead
Série: --
Páginas: 280
Ano: 2016

Sinopse: Pelo que Fei se lembra, nunca houve um ruído em seu vilarejo todos são surdos. Na montanha, ou se trabalha nas minas ou na escola, e as castas devem ser respeitadas. Quando algumas pessoas começam também a perder a visão, inclusive a irmã de Fei, ela se vê obrigada a agir e a desrespeitar algumas leis. 
O que ninguém sabe é que, de repente, ela ganha um aliado: o som, e ele se torna sua principal arma. Ao seu lado, segue também um belo e revolucionário minerador, um amigo de infância há muito afastado em função do sistema de castas.
Os dois embarcam em uma jornada grandiosa, deixando a montanha para chegar ao vale de Beiguo, onde uma surpreendente verdade mudará
suas vidas para sempre. Fei não demora a entender quem é o verdadeiro inimigo, e descobre que não se pode controlar o coração.

Eu estava tão ansiosa pra ler esse livro que o adicionei na minha meta de leitura e interrompi a trilogia das peças infernais só pra ler. Ganhei de aniversário da minha melhor amiga. Acompanhamos a história de Fei e seu povoado que, ha muito tempo, perdeu a audição, sua irmã, Jian Jing está ficando inexplicavelmente cega também. O pequeno povoado de Fei, que fica no topo de uma montanha íngreme, sobrevive à mercê de um sistema de troca de minério por alimento, há uma hierarquia no pequeno vilarejo divida em serventes, artistas, mineradores e mendigos. Fei e sua irmã são artistas, regalados com uma vida confortável e respeitados por todos. Porém, seu amigo e amor de infância, Li Wei, é minerador e, portanto os dois são impedidos de ficar juntos uma vez que, segundo essa hierarquia, artistas só se casam com artistas. Apesar de todas as tristezas que o pequeno povoado já enfrentou, com a chegada da cegueira a comida está ficando cada vez mais escassa uma vez que os mineradores estão perdendo a capacidade de trabalhar. E já não bastasse ter de trabalhar próxima a Li Wei sem poder aproximar-se como queria, Fei ainda tem que conviver com um novo segredo aterrador que está tentando de todas as formas entender: a audição.
Ela não sabe porque é a única que voltou a escutar, mas quando Li Wei decide se aventurar a descer a montanha íngreme, mesmo com todas as avalanches que ele não pode ouvir e certamente vão matá-lo, Fei vê a oportunidade de fugir com o amado e assim salvar sua vida, além de tentar convencer o guardião dos cabos a cooperar com seu povo que entra em desespero pela fome. Assim, eles se lançam em sua fuga desesperada a fim de salvar o seu povo, mas a verdade que descobrem é muito pior do que suas inocentes mentes poderiam imaginar e agora, caberá a Fei decidir entre salvar o amor da sua vida ou o seu povo.
O livro não foi nada do que eu imaginei, eu criei muitas expectativas quando vi que era pautado em lendas chinesas e tudo mais, no entanto, me deparei com uma personagem que abdica da própria força interior em prol da vida confortável que tem, ignorando, inclusive, o amor que sente por Li Wei em nome dessa vida. O instinto protetor por uma irmã que é tão inteligente e ativa quanto um saco de arroz me desconcertou algumas vezes, Jian Jing não queria mendigar e não queria ser servente, mas em nenhum momento ela se impôs ou abriu a boca para dizer o que realmente queria para si, apesar de ser mais velha que Fei, era a menor que tomava todas as decisões. Li Wei é um rebelde e, contrariando todas as regras, ele até que luta por Fei do seu jeito, querendo quebrar a hierarquia posta no povoado para impedir que ela case com Sheng, que é um idiota completo. A única parte sobre o folclore Chinês aparece em uma profecia que ganha destaque perto do fim do livro, apesar de tudo, o final é satisfatório até certo ponto embora seja um pouco previsível.  Ainda assim, achei interessante a maneira como ela lidou com a variação linguística chinesa, que muita gente pensa que é uma coisa só e não é, o modo como ela dinamizou a linguagem de sinais e a ideia de abordar esse tema. O mais legal desse livro é que enquanto você lê você meio que acaba imergindo na surdez de Fei, e passa a olhar seus sentidos com outros olhos, vê a importância que eles desempenham na nossa vida, mas estamos ocupados demais para agradecer ou notar. Além da analogia à exploração social que o capitalismo impõe à sociedade, onde os fortes mantêm a influência através da ignorância dos mais fracos, tudo a ver com o Brasil (A Globo odiaria esse livro!).
Não foi o que eu esperava, mas valeu a pena.

[#Chinês] As 6 primeiras palavras

大家好!

Bem, hoje vamos aprender as primeiras seis palavrinhas em Chinês e os dois primeiros ideogramas. Pratiquem bem essas seis palavrinhas, elas serão a base das nossas primeiras sentenças, okay?
Eu estava preocupada sem saber como faria para que vocês ouvissem a pronúncia delas, aí a Ramona me deu uma ideia de hospedar o áudio no dropbox, desse modo, eu gravei os áudios com a ajuda do meu app e com a minha voz mesmo (horrível, por sinal) tem cada palavra repetida várias vezes para que vocês peguem a pronúncia certinho. Eu vou deixar o link da pasta, é só acessar e clicar pra ouvir ta bom?
[6 Palavras] se der errado me avisem!
Mas agora, vamos às palavrinhas. Vou por a grafia em Chinês e em pinyin para que vocês já vão se acostumando com os ideogramas está bem? Elas estarão aqui na mesma ordem numérica da pasta de áudio.
妈妈 -> Māma = mamãe.
A primeira sílaba é o primeiro tom e a segunda é o tom neutro.
爸爸 -> Bàba = papai
A primeira sílaba é em quarto tom e a segunda em tom neutro.
儿子 -> Érzi = filho
A primeira sílaba é em segundo tom e a segunda em tom neutro.
女儿 -> Nǚ'er = filha
A primeira sílaba em terceiro tom.
你好 -> Nǐhǎo = olá
A primeira e segunda sílaba em terceiro tom
再见 -> Zàijiàn = Adeus, tchau
primeira e segunda sílaba em quarto tom.

Agora, vamos conhecer os dois primeiros ideogramas e a ordem dos seus traços. Esses são ideogramas simples que podem ser usados sozinhos com significado completo ou vir acompanhando outros ideogramas, como nos exemplos acima em que foram usados.


Ordem dos traços


Esse é o nosso primeiro ideograma, tem traços bem simples e seu significado é, basicamente, filho. Nas palavras que aprendemos hoje ele é usado junto com dois outros ideogramas para identificar as palavras filho e filha. Veja outras palavras que o usam:

儿歌 ér gē canção para crianças

儿女 ér nǚ 1. (子女) filhos e filhas 2. (男女) homem e mulher; namorados: ~情长mergulhar no amor

儿童 ér tóng crianças: ~节Dia da Criança


Esse ideograma tem três traços e também é um ideograma simples, seu significado é feminino, mulher, filha. Pode ser usado sozinho ou com outro ideograma como no caso da palavra filha no exemplo acima em que ela foi usada com o ideograma anterior para especificar o gênero filial.
Outras palavras que o usam:
女人 (nǚ rén) - Mulher
女朋友 (nǚ péng yǒu) - Namorada
女王 (nǚ wáng) - Rainha

No próximo post a gente vai ver as primeiras sentenças e conhecer nosso primeiro verbo em Chinês! Ansiosos? Se ficou alguma dúvida já sabem: comentários. Nem sempre talvez eu possa sanar as dúvidas de vocês porque eu também estou estudando, ainda estou na aula 6. Vou passando aqui as coisas que aprendi nos meus estudos, mas se não souber o que perguntarem vou pesquisar para responder, tá bom?

再见!

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Mixtape do Suga, vídeos novos do EXO, do MONSTA X e do VIXX

TRACKLIST:
1. “Intro: Dt sugA” ft. DJ Friz
2. “Agust D”
3. “Give It To Me”
4. “Skit”
5. “치리사일사팔 (724148)”
6. “140503 새벽에 (140503 at dawn)”
7. “마지막 (The Last)”
8. “Tony Montana” (Feat. Yankie)
9. “Interlude ; Dream, Reality”
10. “so far away” (Feat. 수란 (SURAN)

Gente, o que foi isso em Agosto? De uma só vez os bombardeios vieram pra cima da gente com tudo! Disseram que o Mixtape do Suga só ia sair no fim desse mês e dia 16 todo mundo tava ouvindo! E, sério, que álbum! Mostrou não apenas o talento de rapper do nosso Yoongi, mas uma energia poderosa e cheia de pose que o nosso anjinho do rap tem. A música que dá título ao álbum é cheia de irreverência, energia e um recado bem direto para quem se meteu a besta de dizer que os nossos meninos não faziam rap. O álbum tem alguns intervalos como a música SKIT, mas ainda assim é uma delícia ouvir a voz do Suga conversando. Me apaixonei pela mixtape e ainda mais pelo Yoongi! Nunca pensei que amaria tanto um álbum de rap. Confira os vídeos abaixo, lembrando que serão três MVs desse álbum, mas apenas dois foram lançados até agora.


Outros que também estão torturando nossas almas são os meninos do EXO com seu recente lançamento LOTTO, o álbum só conta realmente com três músicas novas e um remix de Monster, as demais são as mesmas músicas do recém lançado EXAC'T, mais ou menos como eles fizeram com Love me Right, que contem a maior parte das músicas do EXODUS. Em compensação, a música nova Lotto é completamente viciante tal qual Monster! Cheia de vigor, com uma coreografia incrível e um som que gruda na nossa cabeça. Meu Baek está ainda mais lindo nesse MV!
Quem também está com trabalho novo é o VIXX, seu álbum novo HADES está prestes a ser lançado e a música de trabalho Fantasy ganhou um novo MV essa semana. O conceito da música parece ser contos de fadas, há várias referências a eles durante o mv, no entanto, a música carrega muitos altos e baixos não sei ao certo se propositais ou não, o que faz com que o som não seja constante e, assim, não fique preso na nossa mente. Ainda assim, o trabalho dos meninos está inovador e o novo álbum promete muito. Meu marido Leo está sedutoramente lindo nesse mv *U*
E, para fechar o post com chave de ouro, temos o vídeo comeback dos meninos do Monsta X e sua viciante música 네게만 집착해(Stuck). O vídeo traz os meninos sensualizando em uma coreografia conceitual e com uma música poderosa. Desafio qualquer fã de Kpop a ouvir essa música e tirá-la da cabeça depois.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O Alfabeto Chinês

大家好! 
Como estão? O que acharam da aula de introdução? Muito difícil? Não, né? Acho que até esse ponto vocês estão vendo que, quando se começa a estudar Chinês de maneira sequencial e entender como a língua funciona, não é um monstro. Mas vamos continuar, se essa impressão ainda não chegou para vocês logo fará sentido. 
Hoje vamos começar a ver o alfabeto Chinês, sim, o alfabeto. Apesar de ser todo escrito em pinyin é crucial para entendermos como se forma uma sílaba chinesa e como vamos pronunciar as palavras. Apesar de ser muito parecido com nosso alfabeto latino, as pronúncias são totalmente diferentes. Mas não surtem (ainda), mesmo que todas as letras não entrem (e acreditem quando digo que eu mesma ainda tenho dificuldade com algumas) quando formos vendo as palavras e ouvindo como se pronunciam - e eu ainda preciso de uma forma para mostrar a vocês como elas se pronunciam - vamos nos familiarizando com os sons.
Para formar uma sílaba em Chinês nós temos duas partes: uma final e uma inicial. Juntas, elas formam uma sílaba ou palavra. Vamos conhecê-las por parte:
FINAIS
Ao todo são 35 finais, 6 simples e 29 compostas. Começaremos com as SIMPLES:
a - como o /a/ de Father do inglês. Aberto e breve. 
o - como o /o/ de office em inglês. Aberto e breve.
e - como o /un/ de dungeos em inglês, uma espécie de ã meio gutural.
i - como o /ee/ de bee em inglês. Agudo e longo.
u - como o /oo/ de book em inglês. Agudo e longo.
ü - mais ou menos como o i só que mais fechado. Esse é o som mais complicado na língua Chinesa, tanto na forma simples como composta.
E assim, encerra-se o grupo das finais SIMPLES.
Agora, vamos conhecer as finais COMPOSTAS:
ai - como o do inglês. Literalmente /ái/.
ao - como o /ow/ de now do inglês. 
an - como o /an/ de bang do inglês. Soa como um /én/.
ang - como o /ong/ de song do inglês.
ei - como o /ey/ de hey do inglês. Aspirado e agudo.
en - como o /en/ de taken do inglês.
eng - como o /an/ de sangue.
er - como o r de cado inglês. O típico /r/ "caipira".
ia - como /ya/ em yard do inglês.
iao - mais ou menos um i+ao tipo o yo do inglês.
ian - como um yen no inglês.
iang - como o young do inglês.
ie - como o /ye/ de yet do inglês.
iu - como you do inglês.
in - como in com o i meio longo.
ing - soa como o /i/ em ink do inglês e como i+un falado rapidamente.
iong - soa como iún 
ua - soa como wah aberto e breve
uai - soa como o way do inglês.
uan - como o /wan/ em wand do inglês.
uang - soa como wong 
uo - soa como úô agudo e fechado.
ui - como o uai acima, parecido com o way do inglês, mas um pouco mais longo.
un - como o one do inglês. (espero que vocês não pronunciem ôni)
üe - mais ou menos como i+u+e "iue" pronunciado de uma vez. 
üan - mais ou menos como i+u+an "iuan" pronunciado de uma vez.
ün - mais ou menos como "iuin" pronunciado de uma vez.

Vocês devem ter percebido que a maioria dos referenciais acima estão em inglês, isso porque foram os sons que eu achei mais próximos para explicar. Mas fiquem tranquilos, vou deixar um videozinho com o professor pronunciando todas as iniciais e finais, tá bom? É importante escutar pra ter uma boa base se como se fala. Agora, vamos as iniciais.
INICIAIS 
Há 23 iniciais ao todos:
b - como o /p/ de pedir.
p - como o /p/ de pad do inglês só que expirada.
- como o /m/ em mama ou molhar.
- como o /f/ de folha.
d - como o /t/ de também.
t - como o /t/ de tirar só que expirado.
- como o /n/ em nada.
- como o /l/ em love.
g - como o /c/ de cão.
k - como o /k/ em speak do inglês.
h - como o /h/ em hero do inglês.
j - o equivalente ao t em tigela.
- como o /ch/ em punch do inglês.
x - como o /sh/ de push do inglês.
z - com o som de /dz/ mais ou menos o ruído da abelha imitado por humanos.
c - como o /ts/ de cats do inglês. 
s - como o /s/ de salada.
zh - como o /j/ em junk do inglês.
ch - como o /ch/ em church do inglês.
sh - como o /sh/ em shirt do inglês.
r - soa como o r do "caipira", o mesmo /r/ de measure do inglês.
y - como o i mais longo.
w - como o u mais longo.
E assim terminamos as finais e iniciais em Chinês. No vídeo abaixo o professor Cleber fala, pausadamente, todas essas finais e iniciais. Não deixem de ver.

domingo, 14 de agosto de 2016

My Amazing Boyfriend [POR QUÊ????]


Titulo Original: 我的奇妙男友 / Wo De Qi Miao Nan You
Título de Lançamento: My Amazing Boyfriend
Também conhecido como: My Wonderful Boyfriend
Gênero: Fantasia, Romance, Comédia
Episodios: 28
Período: 2016-04-24 a 2016-06-01
País de Origem: China


Sinopse: Há quanto tempo seus destinos estão cruzados? Xue Ling Qiao é um mutante com superpoderes que está há 500 anos vagando pela Terra, tendo passado os últimos 100 anos em um sono profundo. Quando Tian Jing Zhi, uma atriz de segundo escalão, envolve-se em um acidente de carro, Ling Qiao é liberto de seu torpor. Ele utiliza seus poderes para curá-la e trazê-la de volta à vida. Sem um lugar para ir, Ling Qiao força Jing Zhi a dividir o seu apartamento com ele, entrando de cabeça no mundo maluco dela, que tenta se tornar uma atriz de sucesso mesmo com a concorrência de uma atriz nascida para o estrelato. Ao mesmo tempo em que brigam para melhorar o próprio relacionamento, eles ficam chocados ao saber que os seus destinos estão interligados por uma conspiração que atravessa os séculos!

Quando lançaram My Amazing Boyfriend eu disse para mim mesma que precisava assistir, ele tinha tudo que eu mais gostava em um drama e a sinopse prometia muito. Todo mundo estava falando sobre ele, todo mundo contava maravilhas, postava vídeos e gifs e minha vontade de ver só aumentava. Mas eu queria esperar ele ser concluído para não ficar naquela espera tortuosa por capítulos novos e legendas. Esse foi meu primeiro drama Chinês que impulsionou um pouco mais minha vontade de aprender a língua, vontade essa que nasceu, entre outros fatores, em Mars.
Basicamente o plot segue Xue Ling Qiao ou Da Qiao como é comumente chamado, ele é um imortal, parecido um pouco como Damen da série de livros da Alyson Noël. Quando jovem, ele sofreu um acidente e foi picado por um animal venenoso, os pais, nobres da antiga China, fizeram tudo que foi possível para salvar o filho, chamando inclusive o melhor curandeiro da cidade. Para salvar o filho deles, o homem decidiu usar como remédio o veneno poderosíssimo de um animal, o que não se esperava é que o veneno acabaria fortalecendo Da Qiao incomparavelmente, reorganizando seu sangue e seu sistema imunológico transformando-o em um ser além da compreensão com habilidades incríveis.
A notícia de que o filho do nobre havia se tornado um monstro obrigou Da Qiao a ir embora, abandonando os pais para segurança deles e sua própria, ele viveu sem nunca morrer ou envelhecer através dos tempos, até que conheceu um menino e sua mãe que estavam sendo perseguidos. O garoto, Ling Bao, devotou-se a ele por ter salvo sua mãe e ele de serem pegos pelos guardas e Da Qiao teve em muito tempo a sensação de ter uma família de verdade. Porém, a doença da pobre mulher - tuberculose - trouxe a tona um mal que assombraria a vida dele por longos tempos.
Já na modernidade, Tian Jing Zhi é uma atriz coadjuvante que sonha com o papel principal que pertence à sua melhor amiga Zhang Xuan Xuan, a queridinha da China. Com fama de ser altamente sem sorte e de levar má sorte a quem a rodeia, ela acaba de ser rejeitada em seu pedido de casamento a Li Yan Zhi seu melhor amigo de infância e oitavo namorado. Todos os relacionamentos de Jing Zhi sempre acabam por causa da sua excentricidade com relação ao afeto na relação. Nesse dia, após desistir do seu suicídio pela milésima vez, ela acaba se envolvendo em um acidente de carro fatal que também atingiu um caminhão pequeno de transporte e um carro que levava um corpo adormecido transferido de um museu. A hemorragia dela acabou despertando o corpo adormecido, Da Qiao, que acabou salvando-lhe a vida.
Sem memória em um mundo desconhecido e bem diferente do que conheceu a cem anos atrás quando foi drenado, Da Qiao quer respostas e em suas pequenas pesquisas descobre que Jing Zhi pode ter algumas respostas e, além do mais, que eles estão ligados pelo sangue dela. Ambos podem sentir um ao outro por até um determinado ponto de distância através dos batimentos cardíacos. Assim, ele acaba forçando-a a aceitá-lo em sua casa com o propósito não apenas de protegê-la, mas de usar sua ajuda para encontrar seu inimigo desconhecido que o procura incansavelmente na esperança de matá-lo e drenar todo o seu sangue. Jing Zhi tenta de todas as formas se livrar de Da Qiao, mas acaba aos poucos se envolvendo com ele, apegando-se a quem ela carinhosamente chama de Monstro Xue. 
Conforme a investigação dos dois avança na tentativa de descobrir seu perseguidor, Li Yan Zhi esconde segredos dos seus amigos e procura pelo corpo adormecido com a ajuda de Ye Chen outro ex-namorado de Jin Zhi que quer o corpo adormecido para completar as pesquisas do seu centro de ciencias patrocinado por um desconhecido que tem interesse especial no corpo adormecido agora desaparecido. No vai e vem do jogo, segredos obscuros vão sendo revelados e a vida de Jing Zhi e de quem ela ama começam a correr cada vez mais risco uma vez que o inimigo de Da Qiao está mais perto do que ela ousa imaginar.
O drama realmente cumpre tudo que promete, a gente chora, morre de rir, fica naquele suspense digno dos livros da Cassandra Clare, e ansioso para ver todos os episódios de uma só vez. No entanto, eles pecaram muito feio no final deixando uma lacuna sem tamanho e passível de dois milhões de interpretações! Aconteceu algo parecido em Master's Sun e eu fiquei realmente furiosa com isso, porque ele tinha tudo para ter um final perfeito e no fim a gente fica com aquela expectativa de uma segunda temporada que pode não acontecer. Dando umas lidas em outras resenhas acabei encontrando um blog que dá uma possível explicação para o final aberto, como tem muitos spoilers eu vou deixar assinalado aí embaixo, então, se não quer ler é só pular, ok?
***
"Sabemos que My Amazing Boyfriend é inspirado, INSPIRADO, em My Love from the Star, inspirado não significa que ele é um remake ou qualquer coisa do gênero, o drama tem, o seus próprios personagens com suas devidas características, por isso desde o inicio eu pedi que não houvessem comparações. E outra My Amazing Boyfriend na verdade é um livro escrito por Shui Qian Mo que teve sua adaptação para a TV, o livro tem dois volumes, um saiu em 2015 e outro saiu esse ano. Mas vocês devem estar se perguntando, o que todas essas informações tem a ver com o final. Chegamos nesse ponto.
Muitos com o final do drama, acham que a Jing Zhi está grávida e eu estou nesse grupo depois da minha longa pesquisa, descobri que muitos estavam falando que nos últimos segundos do drama, no momento em que a Jing Zhi se corta, existem duas batidas de coração, que representam talvez o filho que ela esteja esperando, então corta para o Ling Qiao e acaba aí. Minha conclusão é que ela está grávida sim e talvez tenha se tornado imortal também, mas eu ainda não consegui achar o motivo para a transforação dela.
Agora falemos da possível segunda temporada. Depois de ler o título de cada capitulo do livro fui conduzida a isso. O livro tem 14 capítulos e pelo que eu entendi o drama foi apenas até o 12. Não tem nada confirmado ainda, são apenas especulações, mas eu sei que eles estão pedindo avidamente por uma continuação, até porque eles disseram que se o drama ultrapassasse 2 bilhões de visualizações era possível considerar o pedido, e sabemos que o drama está na marca dos 1,7 bilhões já. Mas se eles vão manter a palavra é uma coisa totalmente diferente. Só nos resta esperar. " (Créditos a Dicas Doramas
***
As Personagens Principais:

Xue Ling Qiao (Kim Tae Hwan)

Nosso mocinho de 500 anos é um rapaz acostumado com a solidão, desde o que aconteceu com Lin Bao ele aprendeu a medir os humanos com cautela e a nunca confiar em ninguém além do permitido. Depois que acorda do seu sono de 100 anos depois de seu sangue ter sido drenado, Da Qiao entra na vida de Jing Zhi a quem passa a proteger inicialmente por benefício próprio e logo por um sentimento que ele não contava sentir, mas que o dominou completamente. É altamente inteligente (como o Naoki de Itazura na Kiss), rápido, forte e seu sangue tem propriedades regenerativas.  Além de ser sobrenaturalmente lindo. Tem um senso de justiça muito grande e preza a honra acima de qualquer coisa.



Tian Jing Zhi (Wu Qian)


Com muita sorte no azar e, como diz Da Qiao, o cérebro de uma lagarta, Jing Zhi é uma atriz na busca da fama e do reconhecimento, um pouco egoísta, muito narcisista e ambiciosa, mas ainda assim leal aos seus amigos e com um coração enorme. É sensível além da conta, porém sabe a hora de ser forte, ela é a graça da maior parte do drama, com seus desastres, frases sem sentido, planos falhos e carinha de menina mimada. A relação dela com o Da Qiao vai de engraçada a fofa em instantes, seja por que ele está tentando por ela nos trilhos, seja porque ela está bêbada para dizer o que sente por ele. A ligação dos dois também é um ponto forte no drama e os poucos beijos que tem são muito dignos. 

Zhang Xuan Xuan (Shen Meng Chen)
Além de parecer uma boneca, Xuan Xuan é a musa dos dramas. A atriz principal e o motivo de Jian Zhi não ser escalada para o centro do universo. Ainda assim, as duas são melhores amigas desde a infância e se adoram à sua própria maneira. Por ser mais velha que Jing Zhi, ela é sua conselheira. Filha de uma poderosa família empresarial, está noiva de Hong Shi Guang, um filantropo, por mera conveniencia e de aparências, mas seu coração bate mais forte mesmo por Ye Chen, ex da sua melhor amiga.

Li Yan Zhi (Fu Jia)

Yan Zhi é o cara que chutou a Jiang Zhi por um motivo muito grave, mesmo apesar de amá-la, ele pensou que não poderia fazê-la feliz como ela merecia, por isso decidiu recusar o pedido de noivado dela e abandoná-la. Ele é policial e mesmo impossibilitado faz tudo que pode para protegê-la como desvendar o mistério por trás da sua milagrosa recuperação no acidente, os causadores deles e o paradeiro do corpo dormente. Cético só acredita em algo mediante provas concretas. É melhor amigo de Jiang Zhi e Xuan Xuan desde criança.

Yen Chen (Xu Ke)
Ye Chen é um talentoso cientista, pesquisador e professor. Um dos envolvidos na pesquisa do corpo dormente, discípulo de um professor renomado que sem ele saber está perigosamente envolvido com o inimigo de Da Qiao. É apaixonado por Xuan Xuan e já foi namorado de Jian Zhi, ela carinhosamente o chama de lixo Yen. Ele acredita que o corpo dormente reviveu e faz as próprias pesquisas através de fatos científicos para provar isso. 

Então é isso, pessoas! Fica aí a indicação do dorama, mas já sabendo que o final vai te fazer raiva. Ainda assim, vale muito a pena ver, é divertido, inteligente e tem uma dinâmica própria. Impossível não amar. Até o próximo!

Anjo Mecânico - Cassandra Clare

Data da primeira publicação: 31 de agosto de 2010
Autora: Cassandra Clare
Séries: As Peças Infernais #1
Editora: Walker Books / Galera Record (BR)

Sinopse: Primeiro volume da série As Peças Infernais, nos conta a história de Tessa Gray, uma adolescente de 16 anos. Ela viaja para a Inglaterra ao encontro de seu irmão Nate. Mas chegando em Londres, Tessa se depara com um mundo habitado por vampiros, lobisomens, bruxos, dentre outros seres míticos, e acaba vivenciando uma aventura meio que macabra. Os Caçadores de Sombras são os únicos a combaterem essa legião de seres sobrenaturais, e tentam a todo custo apaziguar a situação. 

Depois de perder a tia Harriet, tudo que Tessa queria era encontrar seu irmão Nate e obter algum conforto familiar na estranha Londres, no entanto, o que encontra quando chega lá são duas mulheres estranhas que aparentemente foram mandadas por seu irmão para escoltá-la. Contudo, o que Tessa realmente encontra é solidão e escravidão de um poder que até então ela não sabia que tinha. Mas precisava se submeter àquilo, a dor era necessária se quisesse manter Nate seguro. Sempre que precisa se transformar é doloroso e desgastante, Tessa não vê qualquer esperança de fugir - e já havia tentado - ou mesmo de reencontrar o irmão, principalmente agora que está destinada a se casar com o magistrado mesmo que ela não tenha ideia de quem seja. Até que um belo rapaz de cabelos negros e olhos azuis cruza sua porta cheio de arrogância e elegância trajando roupas estranhas que ela nunca havia visto e com tatuagens tão estranhas quanto. Um lampejo de esperança passa pelo coração abatido de Tessa quando aquele belo estranho se dispõe a ajudá-la, o que ela não podia imaginar é que entraria em um mundo desconhecido e perigoso do qual não seria capaz de sair.
Abrigada no Instituto de Londres, a jovem menina é submetida ao interrogatório e posta sob a proteção dos Caçadores de Sombras, Charlotte, seu marido Henry, Will - o belo estranho que a salvou, Jessamine, James e seus criados Agatha, Sophie e Thomas. Tudo que povoa a mente de Tessa é que precisa encontrar seu irmão, não consegue acreditar ou confiar naqueles estranhos sem saber ao certo se querem ou não usar seu poder em benefício próprio e mantê-la prisioneira como fizeram as irmãs sombrias. As pistas que levam ao paradeiro de Nate envolvem mundanos assassinados e um complô do submundo com uma organização tida como clube pandemônio que tem por objetivo destruir os caçadores de sombras. Tessa se vê no meio da guerra como a chave de todo o mistério, enquanto se apaixona por Will Herondale e se aproxima de Jem Carstairs, que tem uma doença que ela desconhece. Conforme vai conhecendo as pessoas que a cercam, Tessa vai aprendendo a afeiçoar-se a eles, até mesmo a amarga Jessamine que parece detestá-la. Os vampiros parecem estar por trás dos planos contra os nephilim e planejam a criação de uma raça de robôs aliados a magia demoníaca para obterem o que desejam. Agora cabe a Tessa e seus novos amigos descobrirem o que fazer para desmascarar o magistrado e no meio do caminho lidar com os próprios sentimentos.
Como era de se esperar, Anjo Mecânico não falta com nada com relação aos outros livros da tia Cassie, cheio de suspense, com uma pitada de humor e romances cheios de barreiras, somos levados novamente ao mundo dos caçadores de sombras agora nos seus primórdios. Will tem todo o jeito narcisista de Jace, mas a beleza de Alec, Jessamine tem o gênio quase insuportável de Alec. Jem é uma exceção, além de ter a beleza oriental - o que lembra um pouco Magnus - é encantador à sua própria forma. Tessa tem o vigor de Isabelle e a teimosia de Clary! O primeiro livro da trilogia histórica de TMI já chega arrebatando corações com mortes trágicas, amores não correspondidos e mistérios que envolvem a vida de um personagem tão incrivelmente apaixonante como Jace.  Leitura obrigatória para os fãs da série.
Finalmente resenha de livro né? E finalmente eu criei vergonha pra terminar de ler! Aos pouquinhos meu ânimo está voltando a ativa! Nos vemos logo logo, prometo!

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

EPICA - Universal Death Squad

TEM UMA AUTORA DESMAIADA AQUI!
Gente, o que é esse novo vídeo do Epica? E essa música incrível? Foi liberada ha alguns dias, mas o vídeo saiu ontem se não me engano, e está fabuloso, letra massa, som forte e impactante, cheio de energia. Estou contando os minutos para o lançamento do novo álbum em setembro, está prometendo e eu sei que eles nunca decepcionam! Confira:

Primeiras Impressões: Ice Fantasy

Eu achei Ice Fantasy por acaso por causa do Ka Suo, esse lindão da foto aí. E comecei a assisir por causa dele também, mesmo sabendo que são 60 episódios! (Sim, 60!). Ice Fantasy é um drama Chinês de fantasia que conta a história dos irmãos Ka Suo e Shi, ambos filhos do rei do gelo que vivem em paz há séculos. Ao contrário do irmão mais velho, Shi não tem nenhum poder e sofre o "bullying" dos deuses por isso, enquanto que Ka Suo sonha com a liberdade longe do trono de gelo que está destinado a ele, assim como conhecer o rosto de Li Luo, uma humana guerreira que conversa com ele para lhe satisfazer as curiosidades sobre os humanos. Shi e Ka Suo são muito próximos, até que no aniversário do príncipe mais velho, o rei do reino de fogo envia seu filho para fazer uma armadilha e, assim, declarar guerra ao reino de gelo e dominar o mundo dos humanos e dos deuses. O ataque dá certo, os reinos entram em guerra e tudo que Ka Suo pode fazer para reaver a paz é recuperar um artefato antigo espalhado nos reinos humanos, para isso ele foge com Shi, mas os dois acabam se separando por uma cilada do rei de fogo e sua filha.
O drama parece ser muito interessante, a linha do plot é bem diversificada e apesar dos clichês comuns em dramas eles inovam para não ficar o repeteco. Os efeitos são um pouquinho exagerados, mas ficam tão bons que a gente nem liga, a relação dos irmãos é muito fofa (por enquanto) e do Ka Suo e da Li Luo também. Promete muito, apesar de que o número exagerado de episódios também prometa uma longa fase de acontecimentos que podem tornar o drama monótono ou começar a fazer a gente arrancar os cabelos. O jeito é esperar para ver. Recomendo Ice Fantasy para aqueles apaixonados pela cultura Chinesa, pela fantasia e por histórias como Nárnia e o Senhor dos Anéis. Vale a pena.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Trocando um por outro (por enquanto!)


大家好!
我是中国学生。我会教你,你可以学习汉语。
(Dàjiā hǎo!
Wǒ shì zhōngguó xuéshēng, Wǒ huì jiào nǐ, nǐ kěyǐ xuéxí hànyǔ.)

Olá a todos!
Eu sou estudante de Chinês, vou ensinar a você que é possível aprender Chinês.

Vocês viram que a Tag Japonês sumiu do blog, não é? Isso porque eu dei uma pequena pausa nos meus estudos da terra do sol nascente para começar o milenar Chinês. O motivo? Não, não foi por causa de Mars (rsrsrsrs), foi porque eu percebi que o Chinês é a língua raiz do Japonês e do Coreano e que, se eu realmente quisesse ter êxito no aprendizado dos dois, precisaria ter um conhecimento pelo menos básico da língua raiz. Assim, iniciou-se minha jornada nesse idioma. Então, enquanto eu prossigo com ele, vou compartilhar com vocês meu progresso, as coisas que vou aprendendo e provar, de uma vez por todas, que essa história de Chinês ser um bicho de sete cabeças é mentira!
Para muitas pessoas, a possibilidade de aprender Chinês é nula, isso porque os ideogramas acabam assustando antes mesmo de procurarem saber como o idioma funciona e já colocam na cabeça de imediato que nunca conseguiriam aprender algo tão complicado. A verdade é que o aprendizado de qualquer idioma - seja ele latino ou não - é um desafio que requer muito de nós. O Chinês, como as demais línguas lolográficas (diz-se língua lolográfica os idiomas que utilizam símbolos em sua comunicação escrita), envolve mais de um hemisfério cerebral em seu aprendizado, o que requer um pouco mais de dedicação no seu estudo.
Aos doze anos, depois de tanto ouvir música em inglês e de achar o idioma bonito, eu decidi comigo que queria aprender inglês, mas a escola não dava o suporte que eu precisava, então eu comecei a estudar sozinha, com livros e audiocursos, eu ainda não tinha a internet como suporte então toda a minha dedicação era focada na leitura, escrita e nas músicas que eu queria aprender.
Ano passado, com a imersão em doramas e animes, eu decidi que queria aprender Japonês, por achar que é uma língua realmente interessante, e recentemente, desenvolvi a vontade de aprender Chinês, porque foi a língua que originou todos os idiomas asiáticos que quero aprender: o Japonês e o Coreano. Portanto, percebi que se dominasse o básico do Chinês, aprenderia os outros dois idiomas com muito mais facilidade.
Conforme fui avançando em meus estudos pessoais, sim, porque eu estudo Chinês sozinha, com o auxílio de um aplicativo de celular, eu percebi que todos os terrores que fazem parecer é pura bobagem e falta de conhecimento, do mesmo modo que percebi isso quando comecei a estudar japonês e rapidinho já dominava o hiragana. Por isso, decidi criar essa tag pra passar de uma forma bem simples o que eu já aprendi do Chinês, de uma aprendiz para outros aprendizes que se interessarem em descobrir esse idioma fascinante.
Se você topa o desafio, seja bem vindo! Vamos começar a estudar e aprender o básico da língua Chinesa de modo simples e sem complicação. Eu uso um app para android que está disponível em inglês apenas no google play, chama-se hello chinese. Vou postar aqui transcrições das aulas desse aplicativo com base nas coisas que aprendi, se algum entendido de Chinês achar algo errado, dá um sinal de gongo okay? Vamos nessa!

Introdução à Língua Chinesa




Para iniciar os estudos da língua chinesa preciso alertar vocês de uma coisa, por ser uma língua lolográfica ela vai exigir de vocês uma atenção especial, não vou dizer que vai ser mamão com açúcar porque estaria mentindo, mas prometo que será menos complicado do que você está imaginando.

Primeiramente, entendam que o Chinês é uma língua tonal, o que significa que dependendo do tom que você fale, uma mesma palavra pode ter mais de um significado. Há quatro tons representandos por acentos em sua romanização. A romanização é a forma como se escreve a pronúncia dos ideogramas, em Chinês essa romanização leva o nome de pīnyīn (em Chinês 拼音). Para a felicidade da gente, os próprios chineses estudam - e usam! - o pīnyīn, então, não surte se não lembrar o ideograma de alguma palavra, ele vai entender a romanização.
Ideogramas são os símbolos que representam as palavras. O nome ideograma é como a junção de ideia e grafia, ou seja, ideograma é uma grafia que representa uma ideia. Para clarear mais:
Esse é o ideograma
Esse o pinyin


Entendido até aqui? Se tiverem alguma dúvida perguntem, okay? Recapitulando, o ideograma é o "desenhinho" (não gosto de chamar assim porque não é a mesma coisa) e o pinyin é como se pronuncia o ideograma. Só uma nota, o pinyin da imagem acima não é a transcrição do ideograma, tá?

Bem, agora vamos falar dos tons. Isso é muito importante, pois como eu disse, uma mesma palavra pode ter quatro significados diferentes dependendo da entonação que você dê.

A essa altura você deve estar se perguntando porque eu não comecei a "ensinar" o Chinês propriamente dito, esse "rodeio" todo é essencial para entender a dinâmica da língua Chinesa, se você dominar essa primeira parte mais teórica - que é altamente necessária - vai conseguir compreender a pronúncia dos ideogramas e, assim, aprendê-los com mais facilidade. Não é enrolação, okay?

Mas, voltando, há quatro tons em Chinês e o chamado tom neutro (que eu não preciso explicar porque, se ele é neutro, significa que não tem ênfase, é óbvio demais, né?). Veja abaixo a marcação dos 4 tons:
É assim que aparecerá a grafia dos tons em pinyin, por isso também é que é importante aprender os sinais. Bom, como eu disse, cada tom desse pode determinar o significado de um ideograma com o mesmo pinyin, quer um exemplo?


Esses quatro ideogramas grafam-se com o mesmo pinyin, mas pronunciam-se de maneira diferente. O primeiro significa mãe. O segundo significa cânhamo (uma planta), o terceiro significa cavalo e o quarto significa ralhar. Há ainda o ma sem a pontuação, que indica o tom neutro, esse ma é a partícula de pergunta, mas vamos falar disso depois.

Para entender a pronúncia desses tons sem ouvir não rola, então, eu vou deixar um vídeo aqui em que o professor explica cada um deles de forma detalhada. Pratiquem os tons e memorizem a acentuação. Essa é a parte mais importante da aprendizagem do Chinês! No próximo encontro nós vamos conhecer o alfabeto Chinês de uma forma beeeem simples, okay? Deixe as dúvidas nos comentários. E vejam o vídeo, tem só 4 minutinhos.
再见!