Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2024

[Bíblia] Samuel

 

Pode-se dizer que Samuel é o último juiz da bíblia, já que seus dois livros funcionam como um prelúdio para o livro de reis, quando Deus deixa de ser o governante do povo que passa a ser liderado por Saul e, posteriormente, Davi.

O nascimento de Samuel se deu pela oração da sua mãe, Ana, que era intimidada pela outra esposa do seu marido por não poder ter filhos. Ela prometeu que lhe consagraria seu primogênito e Ele a atendeu. Ela, então, levou Samuel para o santuário e o entregou nas mãos de Heli que era o sacerdote. Os filhos de Heli, contudo, pecaram contra o Senhor que se enfureceu com ele por não tê-los corrigido mesmo sabendo que agiam errado.

Deus, contudo, via o coração devoto de Samuel e, em uma época onde a intimidade dos homens com o Senhor já não era tão grande, Ele falou com o menino através dos sonhos. Ele atuou no meio do povo pelo Senhor e ficou enraivecido quando  Israel pediu um rei, rejeitando a liderança de Deus.

É quando entra em cena Saul que, a princípio, era um homem bom, mas deixou-se corromper pelo poder mais tarde. No começo o Senhor estava com ele e lhe concedeu abundantes vitórias. Porém, pecou contra o Senhor que tirou dele seu favor. O filho de Saul, Jônatas, torna-se muito amigo de Davi quando este, após derrotar Golias, é mantido no palácio. Contudo, quanto mais Deus favorece Davi, mais Saul tenta matá-lo. É por sua amizade forte com Jônatas e a graça de Deus que Davi continua vivo e assume o trono de Israel, mesmo que inicialmente tenha sido aceito como rei apenas em Judá.

A amizade de Davi e Jônatas foi o que inspirou Cassandra Clare a criar o vínculo parabatai, mas a meu ver a bíblia é muito vaga e às vezes até mesmo ambígua quando relata o relacionamento entre eles.

O livro de Samuel abrange todo o reinado de Saul e Davi, os primeiros monarcas do povo eleito e os primeiros também nessa linha a falhar em seu posto, desobedecendo a vontade de Deus. Saul tem uma morte violenta e, infelizmente, Jônatas também padece. Confesso que, por ele ser autor de boa parte dos salmos, eu tinha uma expectativa um pouco maior com a história dele (Davi), mas me decepcionei um pouco. Ele passa boa parte da história fugindo.

Uma coisa que me chamou atenção nesse livro foi, após a morte de Samuel, Saul procurar uma necromante para falar com ele. Não sei se fiquei mais estupefata por ele fazer isso ou por ter dado certo '-'. O reinado de Davi é cercado por guerras e conflitos familiares, especialmente quando um dos seus filhos tenta usurpar o trono. Ele comente contra Deus o pecado do adultério e sua morte marca o fim do segundo livro de Samuel.

Vejam vocês, se com Deus liderando tudo "pessoalmente" a coisa com o povo não tava fácil, imagina um homem falho liderando um bando de gente cabeça dura? Claro que ia dar errado. Isso me faz pensar um pouco sobre os líderes religiosos, muita gente tende a pensar que padres, pastores, freiras e afins são "santos" ou quase, e não é verdade. São seres humanos e pecadores tanto quanto qualquer um de nós, apenas desempenham, com suas falhas, um trabalho em prol de Cristo, ou pelo menos deveria ser. 

Por isso, quando um deles cometer um ato ruim, vamos parar de culpar toda a instituição e os fiéis como se fôssemos os próprios santos. Precisamos lembrar que o único homem destituído de toda falha e pecado foi Cristo. Os demais, seja de que ordem for, são humanos como nós, falhos e pecadores. Então quem de nós é apto a atirar a primeira pedra? Uma das coisas que mais ouço é que a igreja católica cometeu atos terríveis no passado, não desminto. É verdade. Mas a igreja somos nós, quem cometeu atos hediondos no passado foram papas, padres, cardeais, homens de carne e osso. Seja em nome do poder, do dinheiro ou do prazer, como os próprios reis no início da monarquia do povo hebreu. Nenhum deles é diferente. 

Da mesma forma, pastores cometem crimes. E quero acreditar que os protestantes continuam indo às suas igrejas pelo mesmo motivo que nós católicos: Cristo. Não vamos à igreja pelos padres, vamos por Jesus. Até porque, se a gente for procurar igreja só com gente "perfeita" e "boa" não vamos para nenhuma. O sentido é Cristo, o centro de tudo, da nossa fé. Ler Samuel e o livro de reis me fez pensar com mais atenção a respeito disso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.