É no reinado de Acab que surge Elias, considerado um grande profeta. Já tinha ouvido falar dele e estava curiosa sobre sua história, mas como Davi, foi um pouco decepcionante também haha. A maior grandeza de Elias, a meu ver é claro, sem dúvida era sua fé e confiança em Deus.
Bem, Acab era casado com Jezabel, outra figura icônica pela sua crueldade. Como sua esposa, Acab foi um rei terrível e, por isso, através das palavras de Elias, o Senhor estendeu a mão sobre Israel e fez vir a seca. Ele foi perseguido pelo rei e teve de fugir várias vezes tal como Davi. Entre alguns feitos notáveis da vida de Elias por glória do Senhor estão:
- Volta à vida do filho morto da viúva de Serepta;
- Prodígios em nome de Deus no Monte Carmelo e morte dos profetas falsos de Jezabel.
Jurado de morte por Jezabel por causa dos seus profetas, Elias se esconde no deserto e ora ao Senhor e pediu auxílio em sua jornada. Sob a promessa do Senhor, Eliseu foi escolhido como seu discípulo e sucessor. Acab, que ficava indo e voltando na lealdade com Deus, travou guerra contra a Síria. Morrendo Acab na guerra contra os sírios, outros dois reis sobem ao trono de Israel, o último no tempo de Elias foi Ocozias que, tendo se ferido gravemente, consultou um demônio ao invés do Senhor causando a ira de Deus contra si.
Após a morte de Ocozias, Elias é arrebatado aos céus na frente de seu discípulo Eliseu. Antes de partir, contudo, diz a ele que pode lhe pedir algo, a que Eliseu lhe pede o dobro do espírito do profeta o que lhe é concedido por Deus. Com a ida de Elias ao céu, Eliseu se torna o profeta em seu lugar. Nessa época, Jorão, filho de Acab, era rei em Israel.
Um dos primeiros feitos notáveis de Eliseu foi a oração para multiplicar o óleo de uma viúva perseguida pelos credores do marido. Também a volta à vida do filho de uma sunamita que o acolheu em sua casa; multiplicou vinte pães para cem pessoas, curou Naamã o general da Síria.
Apesar de todas as iniquidades cometidas pelos sucessores de Davi e Salomão, a partir da descendência pérfida de Acab, Deus não eliminou a casa de Davi como honra a promessa que lhe fez. Através de Jeú, consagrado rei de Israel por Eliseu a mando do Senhor, fez cumprir as promessas de Elias sobre a casa de Acab, como o massacre de seus descendentes, dos adoradores de baal. Contudo, Jeú também não seguiu inteiramente o Senhor.
Depois de Jeú veio Joás que também fez parcialmente o bem aos olhos de Deus. Restaurou o templo do Senhor e fez com que o rei Sírio desistisse de invadir Jerusalém. Após ele veio Joacaz e Joás, ambos de novo fazendo o mal e se desviando do caminho de Deus. Nessa época aconteceu a morte de Eliseu, então subiu ao trono Amasias em Judá. Algo interessante aqui é que aparece uma lei de "Moisés" da qual não me recordava (essa que está no quadro ao lado).
Duas coisas me chamaram atenção nesse versículo: a primeira foi como essa lei é aplicada ao contrário na Ásia até hoje e a segunda é a curiosidade de como isso muda ou permanece no sacrifício de Cristo... acredito que permaneça, cada um sendo responsável pela própria salvação, mas, até que ponto a salvação do outro é nossa responsabilidade também?
Seguem os últimos reis de Israel:
|
clique para aumentar |
A grande maioria deles se desviou do caminho de Deus e levou o povo a afundar junto, fico pensando como isso se aplica bem hoje, mas de uma maneira muito pior, já que usam o nome de Deus para fazer monstruosidades. Essa cisma com a lei foi a causa da ruína de Israel. O Senhor enviou profetas, juízes, deu todas as chances, mas eles não quiseram ouvir.
Com isso, finalizamos o livro de reis. Foi, no geral, um livro bem triste, na verdade, desde o final de Samuel as coisas desandaram muito. Deus é perfeito e estava no comando de tudo o povo já tropeçava por todo canto, imagina governado por homens tão falhos quanto! Duas coisas que ficaram muito em mim depois desse livro: a primeira é que, à exceção de Cristo, todos os escolhidos de Deus eram muito imperfeitos! A segunda foi que, quanto mais nos afastamos do Senhor, pior as coisas vão e o mundo de hoje é uma prova cabal disso: obscuro, cruel, desenfreado, desumano, sem ética ou limite. Estamos atingindo o fundo do poço tal qual Israel que não tinha Jesus e não ouvia mais a voz de Deus por ter escolhido servir homens e pecados...