domingo, 18 de maio de 2025

[Anime] Honey Lemon Soda

 Original: ハニーレモンソーダ

Autor: Mayu Murata

Direção Hiroshi Nishikiori

Ano: 2025

Episódios: 12

Sinopse: Depois do ginásio, com todo o bullying e apelidos, Uka Ishimori está empolgada para um novo começo no Colégio Hachimitsu. Kai Miura, um cara legal e desinibido, senta do lado dela na aula. Uka se lembra que conheceu Kai no ginásio e com uma única palavra ele convenceu ela a ir para o Hachimitsu. Apesar de ser popular, Kai apoia Uka em seus esforços para se encaixar com os novos colegas. (Via crunchyroll)

O anime saiu depois do filme e é a primeira vez que eu vejo acontecer (pode ter acontecido antes, mas não tive conhecimento). Já tem um tempinho que eu resenhei o live-action (leia aqui), mas revi logo que terminei o anime para poder refrescar a memória e fazer uma comparação melhor.

A história vai girar em torno de Ishimori Uka, uma adolescente que sofreu bullying durante todo ensino fundamental e aprendeu a agir como uma "pedra" a fim de evitar suas emoções e não preocupar os pais. Contudo, isso acabou causando um dano muito forte na sua personalidade e, aliado à superproteção do seu pai, ela se tornou uma pessoa passiva que tem medo de enfrentar as coisas, falar sobre seus sentimentos, entender o mundo onde está inserida e se relacionar com as outras pessoas.

Com a pressão do pai para que frequente uma escola para meninas com regras muito rígidas, ela se vê em um dilema quando sente vontade de ir para uma escola mais flexível e o encontro com um belo garoto de cabelos loiros faz com que ela tome de vez essa decisão sendo a primeira vez que contraria seu pai. Aos poucos, com a ajuda desse garoto, Miura Kai, Uka começa a se abrir para um novo mundo onde pode ser ela mesma, aprender a defender suas ideias e conviver em turma, fazer seus primeiros amigos e falar o que pensa.

Isso também faz com que ela comece a desenvolver sentimentos por Kai, que de início ela não compreende muito bem e depois são tolhidos pela sua autoestima muito baixa. Para se aproximar dele e quebrar a parede que Kai ergueu em torno de si, ela precisa antes de tudo entender a si mesma e superar as próprias limitações e conta para isso com a ajuda de suas novas amigas.

Em relação ao filme o anime traz muito mais informações a respeito de Uka, especialmente do seu meio familiar, e a relação dela com o pai que é crucial para entender a maneira como a sua personalidade foi formada. É algo além do bullying, mas que veio antes. Isso faz toda diferença porque ela sai de uma personagem "traumatizada" para uma personagem "superprotegida" que aprende aos poucos a sair dessa gaiola de restrições criadas para protegê-la da dor. 

Há muitos momentos muito bonitinhos que eu queria ter visto no live-action como alguns pontos do festival de esportes e do festival da escola. O desenvolvimento evolutivo de Uka se torna muito mais visível na animação, assim como o do próprio Kai que sai de um garoto fechado e impassível para alguém mais aberto e expressivo, embora a animação não dê praticamente nenhum plano de fundo para o personagem (o que imagino ser explorado no mangá).

Eu gostei bastante da história, evoca muito aquele clima Kimi ni Todoke, embora o traço dessa animação não tenha me agradado tanto por alguma razão que não sei explicar hahaha. A personalidade do Kai é aquela coisa mais misteriosa, fechada e introspectiva, ao contrário do refrescante e ciumento Kazehaya, mas ele serve como um contraponto muito bom para a determinada e inocente Uka. A relação deles é muito docinha de acompanhar e faz a gente shippar muito. Recomendo demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.