terça-feira, 23 de junho de 2026

[Lista] Livros que eu queria desler

 Eu não tenho talento pra booktuber, tentei uma vez e não deu certo, não me dou bem com câmera e sou melhor escrevendo que falando. Então, eu decidi fazer uma lista de livros que eu queria desler porque a experiência de leitura que eu tive não foi boa. 

Antes de mais nada, vamos conversar sobre isso? Às vezes um livro que a gente ama tem gente que lê e odeia e tá tudo bem, as experiências de leitura são diferentes para cada pessoa um livro que eu amei você pode ler e odiar do mesmo jeito que um livro que você ama pode ter sido uma tortura pra eu ler e isso nem torna eu ou você errados. Então vamos nos odiar menos e aprender a respeitar a opinião do coleguinha?

Essa lista não tá na ordem do pior pro menos ruim. É uma lista bem aleatória mesmo. 

1. O Inferno de Gabriel
 Que livro lento! Eu achei que não acabava nunca! Achei os personagens sem carisma nenhum, enredo cansativo e como se não fosse suficiente ainda tem sequência! Zero vontade de continuar. Pra quem não conhece, conta a história da Julia que está fazendo um curso sobre Dante e tem certos problemas com seu professor Gabriel, mas aliado a isso há um desejo intenso entre eles e permeando o passado complicado de Gabriel ela se torna o fruto proibido que ele não vai resistir em provar.

Sendo bem sincera? Todo mundo aqui é maior de idade, certinho, mas é um jeito muito chato de usar o clichê professor x aluna. E não precisava de um capítulo praticamente todo pra uma cena de sexo. Desnecessário.

2. Série Imortais

Eu tenho RANÇO dessa série. Juro foram os 6 livros mais sofridos que eu já li na minha vida. A personagem principal é insuportável. Na verdade, não tem um personagem nesse livro que não seja um pé no saco. Eu tive que ler dando pausas entre os livros pra conseguir terminar. Não recomendo nem pro meu pior inimigo. Se eu fosse resumir a história em uma frase seria "quero transar com meu namorado, mas por uma maldição não posso tocar nele" e é isso. Horrível. Podia ser resumido em 2 livros, os quatro do meio são completamente dispensáveis.

3. O Fantasma da Ópera

Talvez o meu erro tenha sido ver as adaptações desse livro antes. Porque nenhuma delas tem nada a ver com o material original então quando eu fui ler esperando um romance ganhei uma bela de uma decepção. Eu estava realmente animada para ler esse livro, mas acabou sendo uma experiência péssima, achei arrastado, cansativo, os personagens não me cativaram e o fantasma na verdade era um psicopata '-' eu não estava esperando por isso.

Não é mal escrito de forma alguma, mas sendo bem franca não leria de novo e se tivesse a oportunidade apagaria da minha memória tudo sobre ele. Não se deixe enganar pelos filmes.

4. A Traição de Natalie Hargrove

O que mais me indigna é que esse livro era pra ser uma adaptação de Macbeth de Shakespeare! Ela mirou em Macbeth e acertou em sei lá o que! Pensa numa história sem graça, personagens sem sal, uma trama infantil, tudo bem que ninguém acerta de primeira, mas a gente tá falando da Lauren Kate do Fallen, que apesar dos seus problemas é uma boa série pelo menos até o terceiro livro. 

O livro é tão ruim que eu apaguei metade do enredo da memória, só lembro que é uma história sobre adolescentes guerreando por alguma coisa e acaba rolando um assassinato pelo qual ninguém é responsabilizado. Péssimo, não recomendo.

5. O Oitavo Andar

Fechando a lista tem esse nacional que provavelmente não me tinha como público alvo. Eu até gosto de suspense, mas esse aqui não me desceu. Tinha até pensado em dar outra chance a autora e ler o outro livro dela pra ver se gostava, mas ela foi simplesmente até minha DM no instagram e falou um monte comigo por não ter gostado do livro dela. E não gostei mesmo. Enredo chato, personagens sem carisma, zero suspense, final ridículo, foi sofrível de ler.

A coisa, gente é que nós escritores precisamos estar preparados pro leitor que é alvo do nosso livro e pode gostar da história e pra quem não é alvo, vai ler por curiosidade e detesta. Acontece. Mas  essa linda não aceita isso.

E aqui vão algumas menções honrosas:

A última Imperatriz de Da Chen - Fui ler esperando encontrar um pouco da história, da cultura ou do folclore da China e acabei numa conspiração de eunucos e numa castração '-' terminei me perguntando o que tinha acabado de ler.

A Canção da Órfã de Lauren Kate - PArece que depois do Fallen a bonita não acertou mais nada. Comprei esse livro com tanto gosto, mas foi uma decepção. Pior é que a premissa era até boa, mas o jeito que ela desenvolveu foi péssimo. Penei pra terminar e me arrependi de ter lido.

Proibido de Tabitha Suzuma - Fui ler pelo incesto? Fui. Não me convenceu, achei o final exagerado e não consegui sentir empatia pelo casal. Graças a Deus deletei a maior parte da memória mesmo. Não leria de novo.

E é isso pessoas. Talvez eu faça mais listas no futuro, não sei. Me conta aí, tem algum livro que você queria desler também?
 



[Livro] Entregues na Varanda

Autora: LILLYAN HAWELLY

Ano: 2024

Páginas: 196 

 Sinopse: Thomas Oliver sempre manteve suas emoções sob controle. Mas tudo muda quando ele se vê irresistivelmente atraído pelo dono de uma boate. Um romance proibido e intenso nasce entre eles, e a paixão os leva a fugir para Tenind, buscando um novo começo longe dos olhares críticos e desaprovações. No entanto, o perigo os segue de perto, e o passado que deixaram para trás ameaça destruí-los, e eles terão que lutar não só por sua sobrevivência, mas pelo amor que juraram proteger.

Eu li esse livro e tenho opiniões. 

Antes de qualquer coisa quero pedir desculpas pra autora por não ter gostado nem um pouco desse livro e não ter nada bom pra dizer sobre ele e pedir desculpas igualmente aos fãs da história, por favor, não me odeiem, só vou fazer uma resenha sincera.

Eu nem vou parar pra falar da história em si porque, sendo bem sincera, pra mim seria como perder tempo. Antes de mais nada, não é preconceito meu lendo BL, eu já li obras de BL, o problema aqui é construção que não tem. Eu fui pesquisar e vi que esse livro era, na verdade, uma fanfic do BTS (Jimin e Jungkook) e eu não tenho nada contra fanfics, eu não leio, é verdade, mas acho que são um exercício literário fantástico. Porém, o problema disso é quando esse tipo de história vira "livro" sem preparação de texto nenhuma, sem revisão, sem edição, porque teve um alcance notável de adolescentes excitadas lendo. Eu gosto do wattpad, de verdade, comecei na plataforma quando ainda não tinha a poluição de fanfics que tem hoje, e acho que tem sim muitas histórias boas lá, até fanfics bem escritas também, o problema é que, infelizmente, qualidade parece não atrair público.

A história começa sem introdução, já jogando os personagens numa cena erótica, os personagens, inclusive, são muito mal desenvolvidos (se é que foram desenvolvidos), não têm personalidade, os diálogos são vazios, tem vários problemas de construção no texto e nem digo isso pela ortografia, mas pela estrutura mesmo. O narrador muda sem aviso prévio, do nada tá em primeira pessoa, depois volta pra terceira. A dinâmica do casal é infantil, como se tivesse sido escrito por uma adolescente de treze ou quartorze anos (e não duvido nada), os acontecimentos são só jogados na história sem conexão real com uma trama principal, acontecem crimes e ninguém é responsabilizado por isso, não houve pesquisa nenhuma então acontecem umas situações muito absurdas até pra uma ficção. Sério, foram as 196 páginas mais sofríveis da minha vida. 

É graças a histórias desse nipe que o wattpad tem uma fama tão ruim atualmente. O que atrai é um fandom grande e erotismo. Enquanto isso na plataforma tem autores que dão o sangue pesquisando, tendo o cuidado com o texto, com a lógica, com tudo e não conseguem metade das visualizações de uma história dessa que até livro virou só porque o Jimin e o Jongkook estão se pegando. É lamentável de verdade. A editora também não mostrou nenhum tipo de cuidado com o texto, sem revisão, sem edição, nada isso também foi muito errado. Enfim, não gostei e lamento bastante fazer uma resenha tão negativa de um livro nacional.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

[Livro] A Cabeça do Santo

 Autora: Socorro Acioli

Ano: 2014 

Gênero: Realismo Mágico

Páginas: 176

Sinopse:  conta a história de um jovem que descobre possuir o fantástico dom de ouvir as preces das mulheres para santo Antônio. Pouco antes de morrer, a mãe de Samuel lhe faz um último pedido: que ele vá encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Mesmo contrariado, o rapaz cumpre a promessa e faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia, sofrendo todas as agruras do sol impiedoso do sertão do Ceará. Ao chegar àquela cidade quase fantasma, ele encontra abrigo num lugar curioso: a cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de santo Antônio, que jazia separada do resto do corpo. Mas as estranhezas não param aí: Samuel começa a escutar uma confusão de vozes femininas apenas quando está dentro da cabeça. Assustado, se dá conta de que aquilo são as preces que as mulheres fazem ao santo falando de amor. Seu primeiro contato na cidade será com Francisco, um rapaz de quem logo fica amigo e que resolve ajudá-lo a explorar comercialmente o seu dom da escuta, promovendo casamentos e outras artimanhas amorosas. Antes parada no tempo, a cidade aos poucos volta à vida, à medida que vai sendo tomada por fiéis de todos os cantos, atraídos pelo poder inaudito de Samuel. Em meio a esse tumulto, ele ainda irá se apaixonar por uma voz misteriosa que se destaca entre as tantas outras que ecoam na cabeça do santo. 

 Após a morte da mãe, Samuel embarca em uma viagem exaustiva para cumprir seus últimos desejos e acaba em Candeia, uma cidade fantasma com apenas alguns poucos habitantes restantes. Ali ele espera encontrar seu pai que deixou a mãe sozinha grávida e nunca mais voltou. Samuel tem ódio do pai porque acredita que foi por culpa dele que sua mãe morreu de sífilis. Quando finalmente consegue encontrar a velha casa de sua avó é recebido por ela, mas nada da generosidade e bondade descritas por sua mãe são encontradas lá. A mulher indica um lugar para ele passar a noite e bate a porta na sua cara. 

Samuel segue o caminho indicado pela avó, e é atacado por cachorros, um deles morde sua perna. Samuel se refugia numa caverna e começa a ouvir vozes lá dentro ecoando na sua cabeça. Quando sai, no dia seguinte, não tem ninguém do lado de fora. Ele nota que a caverna que pensou ter passado a noite é, na verdade, uma cabeça gigante. Sua perna está infeccionada então ele não consegue andar muito. Nessa situação acaba encontrando Francisco que usa a cabeça como esconderijo, os dois começam a se ajudar e Samuel descobre que apenas ele consegue ouvir as vozes na cabeça, são orações, mulheres rezando para Santo Antônio para conseguir um casamento.

Vendo nisso a oportunidade de ganhar dinheiro, Samuel e Francisco armam um plano para casa Madeinusa com Adriano, o médico da cidade e assim dar de novo fama ao santo. O que eles não esperavam é que o plano desse muito certo e, do dia para a noite, Samuel foi convertido em santo também por todas as mulheres da região, Candeia volta ao seu auge e vira notícia, casamentos começam a acontecer e todos acham que Samuel é o feitor dos "milagres" o enviado de Santo Antônio. Mas tudo que vem fácil vai fácil e a prosperidade de Candeia acaba atraindo a ira de gente poderosa que tinha outros planos para a cidade fantasma. Agora, Samuel precisa resolver suas últimas pendências naquele fim de mundo antes de fugir.

Esse é um resumo bem simplório da história, acontece muito mais coisa. Eu já tinha lido outro livro da Socorro, A Bailarina Fantasma e lembro que na época eu gostei muito. Não conhecia muitos livros dela, mas já tinha ouvido falar muito desse aqui e pelas promessas eu esperava uma história bem inusitada, pelo título eu não tinha muita ideia do que esperar, mas definitivamente não foi isso.

Eu não gosto de realismo mágico. Já tentei com Gabriel Garcia Marques e seus cem anos de solidão e não funcionou. Aqui não foi diferente. Não digo que a história é ruim, não é, mas sei lá, não me caiu muito bem. Além de não ter identificação ou simpatia pelos personagens, o enredo também não me prendeu, a sorte é que ele é muito fácil de ler, e só pra constar, como nordestina eu posso afirmar que na cabeça das mulheres do nordeste não só tem casamento não.  Não vou ser eu que venho aqui descer a lenha em uma autora nacional, a história entretém, é verdade, parece um daqueles filmes meio Auto da Compadecida, só que sem a comédia. Um livro que me lembrou um pouco foi Nova Jaguaruara, só que a construção deste é muito mais atraente, quase hipnótica.

Mas também A Cabeça do Santo não é horrível. Longe disso. Escrita fluida, história bem construída embora seja um pouco previsível em algumas partes, mas empatia por personagem é basicamente zero, pelo menos foi assim comigo. Ganhou um 2,5 de 5 na minha nota. É bom e recomendo, especialmente para quem gosta de realismo mágico. 

[Livro] A Loja dos Dias de Chuva

 Original: 비가 오면 열리는 상점

Ano: 2025

Autor: You Yeong-Gwang

 Páginas: 224 páginas

 Gênero: Fantasia cozy / Ficção de cura sul-coreana

Sinopse:  Logo nos primeiros dias que dão início à estação das chuvas, uma construção em ruínas aparece. É a loja dos dias de chuva, ou para os que acreditam, a loja dos goblins. Lá, você pode encontrar livrarias mágicas, cabeleireiros… Tudo o que seu coração desejar! Mas você não pode entrar sem um convite. Serin, que mora em um pequeno apartamento com sua mãe e sonha com uma vida maior e melhor, não consegue acreditar em sua sorte quando recebe um convite para conhecer a loja dos dias de chuva. Uma vez lá dentro, ela terá a oportunidade de trocar sua vida por uma nova. Uma melhor. Acompanhada por Isha, a gata, e sempre seguida por uma sombra misteriosa, Serin entra timidamente. Lá, ela é informada de que tem apenas uma semana para escolher a vida perfeita e encontrar a verdadeira felicidade. No entanto, há um porém. Se ela não encontrar a vida dos seus sonhos, ficará presa na loja para sempre...

 A vida de Kim Serin é difícil. Sua irmã mais nova desapareceu e nunca mais deu nenhum sinal de vida, ela mora com a mãe em um prédio que promete ser demolido e onde não entra luz solar em um bairro decrépito e muito pobre, seu uniforme é de segunda mão, seus tênis gastos e em casa nunca tem dinheiro suficiente. Ela não é feliz e não tem nenhum amigo. Assim, quando descobre por meio de um livro sobre a Loja dos dias de chuva gerenciada por goblins que podem conceder o maior desejo do seu coração, mesmo parecendo uma tremenda loucura, ela apenas escreve para o endereço fornecido contando sua história e, dias depois, recebe uma resposta com um bilhete premiado de que foi aceita na loja durante a temporada de chuvas.

O único alento de Serin na sua vida difícil é o taekwondo, ela se esforça muito para ser boa nisso mesmo quando as pessoas a criticam por ser mulher e praticar esse esporte, mesmo que ela não consiga ainda nem chegar perto da equipe de demonstração. E tem um garoto na turma de quem ela gosta, mas não tem coragem de falar com ele. Quando a temporada de chuvas finalmente chega, Serin deixa um bilhete mentiroso para a mãe dizendo que vai passar uns dias com uma amiga e parte até o endereço do velho prédio abandonado usando todas as suas economias na passagem.

Chegando lá de cara ela testemunha um senhor de idade sendo intimidado por bandidos. Ela sabe que não pode ajudá-lo então fica escondida, até que um goblin gigante aparece e aparentemente os bandidos não conseguem vê-lo. Ele os expulsa dali e Serin e o senhor conseguem entrar. Dentro do prédio há outro mundo, eles fazem um caminho longo até chegar a loja onde são recebidos por um goblin apresentador que parece muito carismático, ele ensina como a loja funciona e quanto tempo eles podem permanecer ali dentro. O objetivo é coletar esferas, cada esfera contem o futuro desejado quando eles encontrarem o que procuram podem sair com a esfera e desfrutar de sua nova vida. Mas primeiro, para conseguir dinheiro pelas esferas, precisam vender seus infortúnios.

O dinheiro dos infortúnios de Serin foram mais altos do que ela imaginou e acabou saindo com o bolso cheio de moedas. Como seu bilhete era especial ela acabou conseguindo também um guia espiritual na forma de um gato chamado Issha. Com esse gato, ficaria mais fácil encontrar as esferas que desejava e, conforme Serin as coleta, vai fazendo amigos pelo caminho graças a sua natureza gentil e paciente. Contudo, quanto mais esferas ela coleta, menos encontra a vida dos seus sonhos, todas vem com um preço alto demais e quanto mais avança nas lojas de goblin mais perigosas elas se tornam.

Por fim, Serin vai precisar descobrir se a vida que deseja e a vida que precisa são a mesma coisa.

Esse livro parece uma versão infantil de Biblioteca da Meia-Noite. A dinâmica é praticamente a mesma, abrir um livro e espiar a vida do "e se" ou pegar a esfera e espiar a vida do "e se". A história de superação do autor me tocou mais que a própria história do livro. Talvez por Serin ser uma adolescente e eu já ser uma velha não senti muita conexão com ela, em alguns momentos eu achei ela muito chata. O final do livro também é bem previsível, viu. E quem leu Biblioteca da Meia-Noite vai conseguir adivinhar de letra assim que passar uns dois ou três capítulos, no fim Serin estava procurando a vida perfeita, uma vida sem problemas, sem tristezas e sem dificuldades e essa vida não existe, nenhum mágico pode proporcionar, é preciso aprender a viver e encontrar felicidade com aquilo que já se tem. Li uma vez e super concordo "Se você não é feliz com o que tem dificilmente vai ser feliz com o que quer" e é verdade. 

Também não estou dizendo que é ruim, não é. Essa é a terceira vez que eu me aventuro em literatura coreana e estou começando a pensar que não me dou bem com esse braço da literatura mundial, eu não desgostei e ele não é muito parado como A Loja de Cartas de Seul, mas esse tom infantil meio que quebrou um pouco a magia da mensagem, claro isso é opinião minha. Mas me entreteve por uns dois dias sim, talvez não tenha me tocado tanto quanto Biblioteca da Meia-Noite, mas é um livro leve, fácil de ler e que até faz você pensar um pouco sobre sua percepção de mundo. Recomendo. 

[Anime] Ganbare! Nakamura-kun!!

 Original: ガンバレ! 中村くん!!

 Ano: 2026

Episódios: 13

Gênero: Comédia, BL, Slice of Life

Direção:  Aoi Umeki, Naoki Yoshibe 

Roteiro:  Aoi Umeki, Yasuko Aoki

Sinopse:  Okuto Nakamura, um estudante do ensino médio de dezesseis anos que esconde sua homossexualidade, nutre uma paixão secreta por seu colega de classe, Aiki Hirose, apesar de nunca ter conversado com ele. O introvertido Nakamura fantasia sobre falar com Hirose e frequentemente tenta se inserir em situações que permitam a interação entre os dois, embora a maioria termine em fracasso cômico, já que Hirose inicialmente não corresponde aos mesmos sentimentos. Nakamura eventualmente consegue ganhar confiança e se aproximar de Hirose.

 Eu vi esse anime porque além de fazer muito tempo desde a última vez que assisti um BL, também queria ver algo engraçado depois de Veil of Shadows que foi bem agridoce pra mim. A história segue Nakamura que é apaixonado pelo seu colega de classe Hirose e sonha em poder ser amigo dele. E boa parte do anime vai pelas desventuras de Nakamura tentando se aproximar de Hirose que na verdade é um carinha super de boa. Os dois acabam se tornando amigos já bem pro meio da temporada, depois do Nakamura surtar até pelo fato do Hirose existir. E aí entra o conflito de lidar com seus sentimentos por ele quando não consegue contar a Hirose que o ama. 

Achei o anime engraçado, dei umas boas risadas enquanto assistia, inclusive a dublagem ficou ótima e olha que eu só assisto tudo legendado. Foram boas tiradas cômicas, aquele típico drama adolescente e um romance em potencial que não engata na primeira temporada, mas tem muito potencial. Dizem por aí que vai ter uma segunda, espero que sim, mas acho que vou ler o mangá, não tenho paciência nenhuma pra esperar. Se fosse dar uma nota eu daria um 6,0 porque prometeu muito, mas não entregou tudo que prometeu. Pra quem gosta de BL vai ficar frustrado em algumas partes especialmente na área do romance, mas acho que vai ser daqueles slowburn e espero que nossos corações fiquem quentinhos no final.

Fica aí a indicação, até quem não curte BL pode ver essa temporada de boas para dar umas risadas porque no fim o romance não sai exatamente aqui. E nos resta esperar a segunda temporada. 

segunda-feira, 15 de junho de 2026

[Livro] A Biblioteca dos Sonhos Secretos

Original:  お探し物は図書室まで

Autor:  Michiko Aoyama

Ano: 2023

Gênero: Healing Fiction 

Sinopse:  O que você procura?

Essa é a pergunta que a enigmática Sayuri Komachi faz a quem visita a biblioteca do Centro Comunitário de Tóquio em busca de ajuda.

A lista de livros que ela recomenda sempre contém um título inusitado que se torna o agente de uma mudança.

Em cinco histórias independentes que se entrelaçam de maneira sutil, você conhecerá pessoas que estão em momentos diferentes da vida, lidando com situações como a frustração no trabalho, a falta de oportunidades, o medo do fracasso e a vontade de começar de novo.

A Sra. Komachi tem o dom de saber exatamente de qual livro cada visitante precisa para mudar de perspectiva e voltar a alimentar seus sonhos.

Às vezes, as mudanças mais transformadoras não são as mais grandiosas: são aquelas que nos fazem ver a vida – e suas infinitas possibilidades – de uma maneira inteiramente nova.

 

Esse é outro livro antológico que gira em torno de uma biblioteca no centro comunitário do distrito de Hatori no Japão. São cinco histórias envolvendo pessoas que, de alguma forma, estão ligadas a esse distrito e acabam indo parar na biblioteca em um momento que suas vidas estão passando por um momento muito difícil em que eles querem desistir. Uma jovem insatisfeita com seu emprego por não achá-lo útil suficiente e por não ser boa no que faz, um contador que não gosta do que faz e sonha em ter um antiquário, um aposentado que acredita ter perdido a utilidade para a sociedade por não exercer mais nenhuma função, um jovem desempregado que se sente inferior e sem rumo na vida, uma editora de revista que é rebaixada de cargo após o nascimento da sua filha.

Cada um deles chega até a biblioteca do distrito por meios diferentes e acabam encontrando a inexpressiva Sayuri Komachi, a bibliotecária e por alguma razão muitos deles acabam desabafando suas inseguranças com ela que sempre tem uma lista de livros a postos com um título inusitado que não combina com o que eles procuram, mas é exatamente o que eles precisam. Assim, eles vão mudando suas perspectivas sobre suas vidas e suas escolhas enquanto traçam um novo caminho.

O que eu mais gostei foi que nenhuma das histórias tem final. Dá aquela sensação que, por mais que a vida do personagem não tenha se tornado perfeita, estava caminhando para se tornar incrível como podia ser. Ao mesmo tempo, enquanto acompanhamos a trajetória deles em diferentes momentos da vida, vamos olhando para nossas próprias vidas e nos perguntando em que momento nós estamos, onde paramos, que sonhos deixamos para trás por achar que é "tarde demais" ou que "não somos capazes"? E essas reflexões nos acompanham durante a leitura do livro todo. 

A que eu mais me identifiquei foi a do desempregado, ele se comparava muito com o irmão, não via as próprias potencialidades e por mais que quisesse ser útil, não se encaixava em nenhum emprego convencional, além de ter desacreditado na sua habilidade de ser ilustrador como sempre quis. A que mais me incomodou foi a da mulher que engravidou, achei muito injusto o que fizeram com ela e vi quão machista e injusta é a sociedade japonesa com mulheres que decidem ser mães e trabalhar. Ela havia se dedicado de coração à revista, sido responsável por colunas de sucesso, mas foi rebaixada por ter ficado grávida como se ser mãe diminuísse a sua capacidade. Além disso, a vida no casamento criando uma criança pequena me causou aversão, talvez por eu mesma não me ver nessa situação. Dos cinco foi o conto que mais me incomodou.

O livro é muito bom! Recomendo demais a leitura, me tocou de várias formas e me fez refletir sobre muitas coisas, é aquele tipo de livro que faz você querer tirar seus sonhos da gaveta e começar, mesmo do jeito torto e incerto no qual está nesse momento, mas começar. Eu amei e acho que todo mundo devia ler. 

domingo, 24 de maio de 2026

[Drama] Veil of Shadows

 Original: 月鳞绮纪

 Roteirista e Diretor: Edward Guo

Gêneros: Romance, Wuxia, Fantasia 

 País: China

Episódios: 29

Ano: 2026

Sinopse:  Lu Wu Yi, a mais jovem raposa de nove caudas da organização Wu Xiang Yue, está em uma missão para encontrar o grande demônio, Xiao Wei. Disfarçada de padre, ela entra na Mansão Wei em Luo'an e descobre que outros também estão caçando Xiao Wei. Entre eles estão Wu Shi Guang, um demônio vingativo; Wu Wang Yan, sua astuta irmã de nove rapés; e Ji Ling, um padre de aparência inocente com um passado misterioso. Todos eles buscam o poder da Deidade Dragão, mas seus motivos variam: alguns querem proteger, outros para matar. À medida que navegam em batalhas, amizades e romance, enfrentam obstáculos e fazem sacrifícios para proteger a paz e mudar seus destinos.

 Para derrotar o temível demônio Jiu Ying, duas raposas de nove caldas se unem a um deus dragão, um caçador de demônios e um guardião em busca da origem do mal que se desencadeou no mundo a partir da queda de uma estrela cadente e dos fragmentos perdidos do poder do dragão. Enquanto vão e voltam no tempo, eles lutam contra as forças das trevas que ameaçam a humanidade enquanto tentam se manter unidos pelos sentimentos que desenvolveram uns pelos outros.

Eu sei que falando assim parece bem simplista, o drama na verdade é bem mais complexo que isso. Só as linhas temporais são suficientes pra dar um nó na cabeça, mas eu não quero me deter a detalhes do enredo porque, sendo bem franca, eu me decepcionei um pouco. Quando esse drama foi anunciado todo mundo tinha altas expectativas especialmente porque os efeitos especiais estavam de encher os olhos e eu, como boa parte, também criei minhas expectativas a respeito e esperei finalizar para poder ver. Só não me atentei ao detalhe que ele era escrito e dirigido por Guo Jingming, o mesmo autor de Ice Fantasy. E só quem leu essa novel sabe do que eu tô falando.

Bato palmas para os efeitos especiais, estão muito bons, alguns foram de encher os olhos mesmo, a coreografia das lutas foi fantástica, o figurino é belíssimo, mas em matéria de enredo mesmo eu achei muita complicação pra pouca história. Se teve um personagem que saltou da tela foi o Ji Ling, a história dele foi maravilhosamente construída e fez a gente passar pano bonito pro personagem, quando eles ficam presos na linha temporal do passado embora a história de Wu Shiguang tenha sido bonita, não chegou a ser tão tocante quanto a de Ji Ling, ela serviu mais pra aproximar o casal protagonista que qualquer outra coisa. Inclusive, falando em casa, Ji Ling e Lu Wuyi ofuscaram completamente o outro casal. E assim, quando Jiu Ying foi "derrotado" faltando três capítulos pra terminar, eu fiquei desconfiada e não foi pra menos, achei putamente desnecessário fazer aquilo.

O final me deixou dividida. Não foi um final ruim exatamente, mas de algum modo foi meio triste porque embora todo mundo continue vivo, só Wu Shiguang manteve as memórias, todo mundo esqueceu tudo. E com todas aquelas idas e vindas no tempo, nem dá pra ter certeza que aquela era a linha do tempo certa mesmo. O final de Lu Wuyi e Ji Ling foi agridoce, se em parte eles conseguiram se livrar do fardo que carregavam, por outro lado além de não explicar direito como aquilo foi possível ficou meio parecido com o final de Fallen, eu fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. Não sei bem como me sinto depois dessa jornada de vinte e nove episódios, não estou com ressaca do drama e, ao mesmo tempo, queria que as coisas tivessem terminado diferente. Mas, não é ruim de verdade. Eu arriscaria recomendar. 

[Livro] O Cavaleiro Preso na Armadura

Original: The Knight in Rusty Armor

Autor: Robert Fisher

Ano:  1987

Sinopse:  O cavaleiro mais corajoso do reino. Um homem sempre pronto para qualquer batalha, disposto a defender sua honra e prestar ajuda a quem precise. Sua armadura lustrosa e imponente era a única imagem que todos enxergam no cavaleiro, até mesmo sua mulher e seu filho. E sua obsessão por essa imagem acaba o distanciando das pessoas que ama e da própria identidade.

Quando percebe que não consegue mais se desvencilhar da armadura, o cavaleiro parte em busca de seu eu esquecido no tempo, perdido nas cruzadas e na frieza dos sentimentos. Percorrendo o Caminho da Verdade, com a ajuda de seus companheiros Esquilo e Rebecca, ele segue rumo ao autoconhecimento, buscando sua verdadeira face há muito tempo escondida e reencontrando um sentimento que havia guardado na armadura por toda a vida.

Uma fábula que continua extremamente atual,  O cavaleiro preso na armadura  narra a dificuldade que muitas vezes temos de nos mostrar exatamente como somos, de baixar nossa guarda e revelar nosso rosto.

Esse é um livro que fala diretamente a todos que se sentem presos aos compromissos e às responsabilidades do mundo moderno, que se distanciaram daqueles que amam e que deixaram de lado seus desejos. É um incentivo a embarcar nos próprios Caminhos da Verdade para entender o porquê desse distanciamento, para assim encontrar uma solução.

 "Percebeu que a armadura realmente o impedia mesmo de sentir muita coisa, e ele a usava há tanto tempo que tinha esquecido como era a vida sem ela."

Um cavaleiro trilhando seu caminho e sempre pronto para novas aventuras, é colocado contra a parede pela esposa e filho para tirar a armadura que vivia usando a ponto de dormir com ela e do filho ter esquecido completamente como era o rosto do pai. A esposa lhe dá um ultimato, ou ele tira a armadura ou ela vai embora com o filho. Porém, quando tenta tirar a armadura, o cavaleiro se descobre preso dentro dela. Nem mesmo a viseira, que antes abria, agora ele consegue levantar.

"Estamos todos presos em algum tipo de armadura. Apenas mais fácil de encontrar é a sua."

Ele parte então para o ferreiro na tentativa de se livrar dela, mas o ferreiro é incapaz de tirá-la e, para seu terror, a armadura sequer lhe permite sentir as pancadas do ferreiro, ele se tornou insensível a tudo. O bobo da corte lhe diz que ele precisa se livrar da armadura para sentir a dor do outro, e a única pessoa capaz de ajudá-lo com isso é o mago Merlin (sim, o do rei Arthur) que vive na floresta.

O cavaleiro vai para a floresta e cavalga dias a esmo em busca de Merlin, mas não encontra sinal, até que o destino o leva até o mago e este diz que para se livrar da armadura ele precisa seguir o caminho da verdade, apenas dessa forma será capaz de sair de dentro da prisão de aço.

"Você é tão medroso — disse Merlin. —  É claro, é por isso que veste essa armadura."

 "Tenho uma mente muito boa — argumentou o cavaleiro."

"Além de muito esperta — acrescentou Merlin. — Ela o aprisionou nessa armadura toda."

 Para conseguir seu propósito, o cavaleiro precisa seguir o caminho da verdade e passar por três castelos: o castelo do silêncio onde vai aprender a ouvir a si mesmo, o castelo do conhecimento onde vai aprender a conhecer a verdade e o castelo da Vontade e da Ousadia onde precisará enfrentar o monstro do medo e da dúvida.

"Há uma outra batalha a ser travada no caminho da verdade. A luta será aprender a amar a si mesmo. [...] Para começar, você tem que aprender a se conhecer."

 Esse livro é uma fábula bem filosófica sobre autoconhecimento. Quem me indicou foi a minha psicóloga e eu gostei muito. Há muitas maneiras de interpretar a armadura do cavaleiro, ela pode ser as mentiras que contamos sobre nós mesmos ou que aceitamos como verdades a partir da maneira como os outros nos veem. Ela pode ser a nossa mente que nos aprisiona e impede de encontrar o nosso verdadeiro eu por causa do medo, da ansiedade e da angústia. Pode ser o personagem que vestimos todos os dias para representar às outras pessoas e, um dia, acaba nos aprisionando sem nos permitir mostrar quem realmente somos. Enfim, há inúmeros simbolismos que podemos aludir à armadura, e só conseguimos nos desprender dela quando passamos pelas duras etapas de aprender a ouvir nosso eu verdadeiro a partir do silêncio profundo, a buscar as verdades de quem somos dentro de nós e não fora, a vencer o medo e a dúvida que nos paralisam.

E não é fácil. Há pessoas com anos de terapia que ainda estão presas dentro de suas armaduras. Eu mesma sou uma delas. O árduo caminho da verdade exige disciplina, coragem, perseverança e a decisão de aprender a cuidar de si mesmo e se encontrar, apenas quando aprendemos a nos amar de verdade somos capazes de estender esse amor aos que estão à nossa volta. Esse é aquele tipo de livro que todo mundo devia ler uma vez na vida. Recomendo demais! 

[Livro] Sanditon

Original: Sanditon

Autor: Jane Austen 

Ano: 1817

Gênero: Romance

Sinopse: Quando Charlotte Heywood, adolescente de 14 anos, é convidada a passar alguns dias na cidade litorânea de Sanditon, ela aceita com entusiasmo. Afinal, é uma ótima oportunidade para em visitar o lugar que está sendo promovido ao status de novo resort da moda para banhos de mar. Uma mudança drástica no cotidiano da cidade e na vida das pessoas está prestes a acontecer...

Já vou começar dizendo que a sinopse do livro é mentirosa, a mulher tem 21 anos, não 14. 

Em uma viagem, o casal Parker acaba sofrendo um acidente com a carruagem e, estando o tornozelo do senhor Parker com problemas, se hospedam na casa da família Heywood. Gratos pela hospitalidade, o casal convida uma das filhas dos Heywood para passar uma temporada em Sanditon, cidade costeira onde residem. A escolhida para a viagem é Charlotte. O senhor Parker faz, durante a viagem, um quadro das principais figuras em Sanditon e sobre a própria família. Quando finalmente chegam, Charlotte é capaz de ver por si mesma as figuras da pequena sociedade costeira e suas novidades.

E sim, é só isso. Como o livro está inacabado, não dá nem pra ter um vislumbre do romance vindouro, praticamente, nas pouco mais de noventa páginas, não acontece nada. Juro. Nada. Como leitora da obra de Jane Austen, posso dizer que esse foi o livro que eu menos vi dela e não digo por estar inacabado, mas pelo pouco apresentado não ser interessante mesmo. Não falo como estudiosa dela, porque não sou, falo como leitora mesmo. Esse tem cara de ser um daqueles livros dela que, se estivesse completo, eu provavelmente não teria gostado muito. Fico imaginando o tanto de linguiça que a série encheu pra fazer 3 temporadas com tão pouco material. 

E é isso. Não me cativou muito. 

 

domingo, 17 de maio de 2026

[Livro] Uma Lenda Japonesa

Autora: Adriana Jungbluth

Páginas: 236

Ano: 2019 

Sinopse: Aileen é uma jovem de dezesseis anos que sempre vê o melhor das pessoas. Após passar a infância na Inglaterra, ela retorna ao Japão no período de decadência dos samurais. Com a ajuda de Ikawa, seu melhor amigo, começa a se adaptar à sua nova vida, até que uma doença misteriosa atinge os moradores da cidade em que vivem. É então que os dois se veem numa jornada em busca da cura.

Durante essa aventura, eles conhecem Nara, cuja saúde é muito frágil, e Kasigi, um samurai que reluta em abandonar os velhos costumes. Juntos, eles terão de enfrentar fome, frio, cansaço e o que mais vier pela frente. E essa batalha será ainda mais dura para Alieen, que tentará descobrir sua origem, lutará para transformar Kasigi na pessoa boa que era e conhecerá o amor de uma forma dolorosa e inesperada.

Quando sua pequena vila é invadida por samurais da família Minowara, Kasigi vê todo o seu mundo ser destruído do dia para a noite, todos são mortos, as casas são incendiadas e apenas ele, uma simples criança, consegue escapar junto da sua melhor amiga doente, Nara. Ele jura se vingar de todos os Minowara que lhe destruíram e embarca em uma jornada de matança. 

Aileen finalmente chega ao Japão após uma cansativa viagem acreditando que está ali apenas para passar as férias e conhecer sua terra natal. Mestiça de um inglês e uma japonesa, foi levada dali quando ainda era bebê e nunca conheceu sua mãe, apenas quando chega ao Japão descobre que, devido ao novo casamento próximo do pai, ele a mandou para morar com seu grande amigo Yuri, um padre que reside na terra do sol nascente. Entristecida, ela se resigna a se adaptar ao novo lar e consegue isso com a ajuda do monge Izu e de seu discípulo o jovem Ikawa. 

Quando uma doença misteriosa se alastra pelo Japão mergulhando as pessoas em um sono comatoso, Ikawa e Aileen são incumbidos de procurar o escolhido, aquele capaz de com seu sacrifício quebrar a maldição antes que ela domine todo o Japão. Eles então embarcam em uma jornada perigosa e desafiadora onde seus destinos se cruzarão com os de Nara e Kasigi.

Eu tenho a política de não falar mal de livros nacionais, então vou tentar me ater ao máximo para ser apenas sincera nessa breve resenha. A história não me encantou. Não sei se eu peguei uma versão anterior do livro ou se foi o próprio enredo que não me agradou mesmo, mas eu nunca demorei tanto para terminar duzentas páginas na minha vida. Os personagens não me cativaram, achei Aileen um porre, a tentativa de romance não me prendeu e olha que eu sou uma cadelinha de romance, achei que faltou um pouco mais de desenvolvimento dos personagens e, acima de tudo, mais equilíbrio dentro da narrativa, tinha horas que ela era arrastada demais e em outros momentos apressada. Apenas não funcionou comigo e o que me fez chegar até o fim é que ele é muito bem escrito, alguns errinhos que escaparam na revisão, mas acontece, no geral é bem escrito e embora haja esforço em mostrar a cultura japonesa, achei que faltou um pouco nisso também, a autora usa mais da geografia que da cultura do país. 

segunda-feira, 4 de maio de 2026

[Livro] Helena

 Autor: Machado de Assis

Ano: 1876

Gênero: ficção

Sinopse:  No romance, a protagonista de origens humildes é reconhecida em testamento como filha e herdeira do conselheiro Vale, um homem importante da elite carioca do Segundo Império. Após o espólio do pai vir à tona, Helena passa a viver na mansão da família do Vale com uma tia e Estácio, filho legítimo do conselheiro. Estácio não apenas aceita a meia-irmã como lhe devota um profundo e crescente carinho, por ela correspondido. Ao drama de incesto abordado por Machado no romance, soma-se ainda o tema das conflituosas relações de classe no Brasil do século XIX, coroados por um final surpreendente.

 Quando o testamento do conselheiro Vale é lido, ele lega parte de seus bens a uma filha que, até então, ninguém da sua família tinha conhecimento. A revelação provoca em sua irmã, D. Úrsula, uma forte repulsa. Enquanto Estácio, filho do conselheiro, embora fique em dúvida, aceita a nova irmã com esperanças. A chegada de Helena na casa é dividida. Enquanto encontra resistência por parte da tia, acha receptividade por parte do irmão.

A docilidade da moça e sua prestatividade vão lentamente conquistando todos que a conhecem, Helena é bem educada, tem maneiras finas e um coração jovial e caloroso além de uma inteligência aguçada. Conforme ela conquista as graças da tia, a afeição do irmão é cada vez mais crescente. Contudo, a aproximação com Estácio traz novas sutilezas que findam por superproteção e atenção demasiada, a moça insiste no casamento do irmão que parece já em dúvidas acerca do compromisso. 

Contudo, verdades difíceis vêm a tona e prometem mudar para sempre o rumo das coisas. A permanência de Helena no seio familiar dos Vale fica ameaçada assim como sua proximidade com Estácio também começa a mudar. A lei, contudo, assim como a moral da sociedade, dita as regras do convívio e não vai permitir que alguns alcancem o final feliz que desejam.

Li esse livro na escola pela primeira vez e lembro que fiquei frustrada com o final. Mas não lembrava quase nada da história, na revisita, o texto pareceu um pouco difícil de acessar, ao contrário de Iaiá Garcia que eu também peguei o texto integral, mas não tive tanta dificuldade. Esse pareceu a mim um romance bem cru, mais ou menos como foi Persuasão, de Jane Austen. Não havia pretensões nem muitas sutilezas aqui, ele só queria escrever um romance mesmo com um final bem inusitado. Gostei do final? Não. Mas entendi, dadas as circunstâncias não poderia ser diferente, era isso ou a vergonha social e mais do que hoje, naquela época aparência era tudo. O povo vivia em função de fazer fofoca. Hoje não é muito diferente, claro, mas acho que antes era pior. No cenário, o fim trágico foi a melhor solução. Embora eu tivesse preferido a vergonha social. Não foi uma revisita muito agradável, ainda prefiro Iaiá Garcia, mas foi interessante ler de novo depois de tanto tempo com uma mentalidade mais formada. 

quarta-feira, 29 de abril de 2026

[Livro] Cartas de uma fã desesperada

 Autor: Julia Braga

Ano: 2020

Páginas: 87

Sinopse:  Convencida de que o cantor Athos Pascal é sua alma gêmea, Bianca resolve mandar uma carta apaixonada para ele. Para sua surpresa, recebe uma resposta muito intrigante.

 É uma história muito curta, então não vou poder falar muito. Bianca escreve para o ídolo que ela conheceu depois que a amiga lhe arrastou para um show. Em sua carta, ela é muito sincera e abre o coração para ele, mas acaba recebendo uma resposta que não parece nada ser de Athos. Curiosa, ela responde de volta e acaba descobrindo se tratar de um estagiário dele chamado Felipe. Os dois continuam se correspondendo e nasce uma amizade improvável.

É aquele tipo de história bem clichê e previsível, mas fofinha, do tipo que pessoas como eu adoram. Não dá pra descobrir muito sobre os personagens porque é um conto bem curto, do tipo que a gente lê numa sentada. Eu gostei, deu pra me distrair. E o Felipe parecer o Jung Hae In foi a única forçação de barra em tudo isso hahahaha. 

[Anime] Lord Of Mysteries

 Não encontrei informações relevantes do anime.

Ano: 2025

Episódios: 13 

Sinopse:  Zhou Mingrui desperta no corpo de Klein Moretti em um estranho e mágico mundo vitoriano. Como um novo Beyonder, ele enfrenta sociedades secretas e rituais sombrios, enquanto busca a verdade sobre sua misteriosa transmigração.

 O enredo é meio complicado, então eu vou tentar explicar da melhor forma como eu entendi. 

Zhou Mingrui desperta no corpo de Klein Moretti que havia acabado de se suicidar com um tiro na cabeça. À sua frente, um caderno onde o finado escreveu que todos iriam morrer, inclusive ele. E isso depois que outras duas pessoas ligadas a Klein foram assassinadas. Ele não se lembra como foi parar ali, mas sabe que, se quiser sobreviver, precisa assumir aquela nova identidade. 

A polícia chega à porta dele, claro, e o investigam, mas ele não se lembra de nada, nem sabe porque está naquele mundo. A única coisa que ele quer é voltar para casa. Enquanto começa a investigar como foi parar ali, ele acaba se envolvendo com um grupo de pessoas com habilidades extraordinárias e se une a eles para entender melhor como aquele mundo funciona e por que ele está ali. Para isso, ele precisa se tornar um beyonder, alguém com um dom especial associado à magia, mas com o porem de poder perder o controle de si mesmo e  se tornar um monstro.

Ele escolhe o caminho do vidente, é o que menos tem habilidades de combate, mas para ele é o mais útil. Enquanto se incorpora com a corporação secreta de pessoas do mundo oculto ele entra numa investigação sobre uma seita perigosa que pode estar tramando algo sombrio que implicará na destruição de toda a cidade. 

A animação desse anime é belíssima, rica em detalhes, com frames que parecem uma pintura de tão realista. A coreografia das lutas é ótima, os efeitos são incríveis, o enredo é confuso, mas eu gostei bastante da história, só que o final do arco foi duro de ver. Eu não esperava aquele fim e fiquei bem decepcionada. Ainda assim não me arrependo de ter visto, assisti onze episódios num dia, fiquei inclusive curiosa sobre o material original. 

domingo, 26 de abril de 2026

[Drama] I May Love You

 Original: 对你不止是喜欢

Ano: 2023

Gênero: Romance, comédia

Episódios: 24

Sinopse:  Tang Xin é uma roteirista que há anos é apaixonada por seu chefe, Tang Yu. Mas Tang Yu está perseguindo sua melhor amiga, então ela mantém em silêncio seus sentimentos não correspondidos... até que sua amiga o rejeita. Pensando que esta é finalmente sua chance de ser honesta sobre como se sente, Tang Xin confessa. Percebendo que não há possibilidade entre ela e Tang Yu, e magoada com sua rejeição, ela opta por renunciar e seguir em frente. Mas a saída de Tang Xin não agrada Tang Yu; o que acontecerá entre os dois quando ela tentar se afastar dele e ele tentar puxá-la de volta?

 Tang Xin se apaixonou pot Tang Yu a primeira vista quatro anos atrás. Ela se candidatou a uma vaga de roteirista na produtora dele para poder ficar mais perto do seu crush, mas tudo muda quando Tang Yu lhe pede para ajudá-lo a perseguir sua melhor amiga Ming Zhu. Desapontada, ela esconde seus sentimentos, mas o ajuda na direção contrária determinada a não permitir que ele fique com ela e, ao mesmo tempo, se aproximando mais dele enquanto forma um laço de proximidade e amizade. Quando as coisas dão errado e Ming Zhu se casa com outro homem, tudo parece perdido e Tang Yu continua sendo pressionado pela mãe para se casar.

Tang Xin sabe esperar o momento certo para enfim se declarar para ele, mas quando finalmente consegue coragem para isso, é rejeitada e ele diz que eles não são uma boa combinação. Magoada, ela decide largar o emprego na produtora e vender os direitos autorais do seu livro, Um Sonho Para Você, para um renomado diretor de cinema meio "rival" de Tang Yu. Só que quando ela vai embora, Tang Yu começa a perceber os próprios sentimentos e decide ir atrás dela, mas Tang Xin já está magoada e decidida a mantê-lo fora da sua vida. Enquanto isso, Tang Ding Ding, irmã de Tang Yu, se aproxima de Tang Xin e acaba sendo escolhida como protagonista do filme do seu livro é quando Lu Zhi Xing entra no seu caminho e os dois se aproximam.

Determinado a não permitir que ela vá embora, Tang Yu se empenha em perseguir Tang Xin enquanto, nos bastidores, Tang Ding Ding e Lu Zhi Xing  vão descobrindo sentimentos além das páginas do roteiro.

Comecei esse drama sem muita expectativa, nos primeiros episódios ele não me ganhou muito, mas conforme avança vai ficando melhor. Confesso que não shippei muito Tang Yu com Tang Xin nos primeiros episódios, eles só começaram a ganhar minha simpatia ali pelo episódio 7 a 8 em comparação, Lu Zhi Xing e Tang Ding Ding me ganharam desde o primeiro momento, e se teve algo que me deixou desapontada nesse drama foi não ter desenvolvido eles da forma como mereciam. Em matéria de química eu não tenho do que reclamar, os dois casais seguram bem a dinâmica e nos oferece romances consistentes.

Uma das coisas mais legais é ver todo o processo por trás da construção de um filme, apesar do drama não explorar essa parte com detalhes, foi muito gostosinho de assistir. As interação de Ding Ding e Lu Dao eram minhas favoritas, eles tinham aquela química descomplicada que funcionava em olhares, em gestos, em atitudes de um com o outro. E eu ficava meio frustrada porque eles apareciam muito pouco. A cena que ele resgata ela quando o cabo rompe foi minha favorita do drama todo. Shippei muito. Achei uma pena a gente não ter nem um vislumbre do resultado do filme, mas tudo bem, acompanhar o processo foi bem divertido. Num balanço geral eu gostei muito da série, minha nota ficou 7 porque ele passa por uma fase meio chatinha e meu casal aparece muito pouco, não desenvolveram ele direito. Ainda assim é um drama muito bom, recomendo pra quem procura uma história levinha. 

sexta-feira, 24 de abril de 2026

[Livro] O Conde de Monte Cristo - TOMO 3

 Original: Le Comte de Monte-Cristo

Ano: 1844 a 1846

Gênero:  romance de aventura

Sinopse:  Um dos maiores clássicos da literatura francesa há mais de 150 anos, “O conde de Monte-Cristo” gira em torno de Edmond Dantè, que é preso por um crime que não cometeu. Ao sair da prisão, Edmond vai à busca de vingança contra seus inimigos. Uma trama repleta de reviravoltas dignas de um jogo de xadrez.

 É aqui que a vingança começa de verdade. 

O terceiro tomo continua a partir do final do segundo e vemos os primeiros movimentos de Edmond contra seus inimigos. Ele ataca onde dói mais e é meticuloso ao ponto de mal percebermos que é ele que está movimentando o jogo em torno dos personagens. O primeiro a pagar a sentença é Caderouse, que é traído pelo colega de cela, Benedetto, e acaba indo roubar a casa do conde, mas é pego por ele sob o disfarce de Abade Busoni. O julgamento de Caderouse é rápido e certeiro e o conde ainda usa isso como ponte para atingir seu próximo alvo: Villefort. Enquanto isso não acontece, ele lida com Danglars e com Morcef. O primeiro a cair é Morcef que tem seu passado exposto no jornal e, quando tenta provar na câmara dos pares que é inocente, Haydee aparece para destruí-lo por completo. O segundo a cair é Danglars, o auge do banqueiro declina por completo com uma sucessão de falhas que o leva a falência. Monte Cristo o segue até sua rota de fuga e o deixa completamente depenado.

O último a cair é Villefort. Com esse a sucessão de tragédias é mais lenta e encadeada. Em especial porque envolve Valentine, uma das subtramas do romance. A queda dele é lenta, gradual e tão cruel quanto as outras, se bem que achei o fim dele muito fácil. Dos três Danglars foi o único que eu achei que se safou de certa forma, ele faliu, mas ainda saiu até que bem no fim das contas e essa foi uma das coisas que me deixou desapontada no livro. A segunda coisa foi o final, eu esperava bem mais, confesso, depois de toda a vingança ver Monte Cristo no topo era o mínimo, até pensei que ele podia dar outra chance pra Mercedes, mas depois do que aconteceu compreendo que não daria mais certo. Mas a impressão que eu tive foi que ele perdeu o rumo depois de se vingar, como se nada mais fizesse sentido pra ele, isso me deixou frustrada.

Ainda assim foi um dos melhores livros que já li, ele merece a fama que tem. Há várias subtramas que são fechadas, embora o futuro de alguns não fique claro e seja deixado a cargo da nossa imaginação. O narrador é um caso a parte, esse livro inteiro é uma aula de narrativa. Eu gostei demais. 

domingo, 19 de abril de 2026

[Livro] O Conde de Monte Cristo Tomo 2

 Original: Le Comte de Monte-Cristo

Autor: Alexandre Dumas

Ano:  entre 1844 e 1846

Gênero: romance de aventura

Sinopse:  Um dos maiores clássicos da literatura francesa há mais de 150 anos, “O conde de Monte-Cristo” gira em torno de Edmond Dantè, que é preso por um crime que não cometeu. Ao sair da prisão, Edmond vai à busca de vingança contra seus inimigos. Uma trama repleta de reviravoltas dignas de um jogo de xadrez. 

 Instalado em um palacete num bairro nobre de Paris, Monte Cristo finalmente chega à França e vai dar a seu amigo Albert, visconde de Morcef, a alegria de sua promessa feita na Itália meses atrás. Aos poucos, Monte Cristo é inserido na alta sociedade parisiense, revê os amigos de Albert e conhece, pela primeira vez, seus pais de quem recebe eterna gratidão. Revendo seus velhos inimigos, Edmond inicia sua trilha de vingança sutil e pacientemente, sondando seus traidores, se inteirando de suas vidas e de seus segredos e começando os primeiros passos de sua retaliação.

O livro ainda traz subtramas que, de início, não parecem fazer muito sentido, mas depois se encaixam com perfeição, é recheado de voltas no passado de outros personagens e, sinceramente, aconselho a quem for ler que leia os tomos em sequência, não passe muito tempo entre um e outro, eu mesmo levei dois anos de hiatus entre o primeiro e o segundo tomo, tive dificuldade de lembrar todos os personagens e reconhecer todos os inimigos logo de cara. Levou umas duzentas páginas pra me reiterar na história. 

Esse segundo tomo não traz grandes acontecimentos, é um arco mais preparatório, acredito que a vingança em si ocorrerá no terceiro tomo onde Monte Cristo vai começar a atacar efetivamente seus inimigos embora ainda nesse tomo 2 ele tenha causados certos estragos com um segredo de Villefort envolvendo Danglars, mas, ainda assim, não foi uma vingança direta, foi mais um ataque preventivo. E isso já acendeu as suspeitas de Villefort, claro, que ainda não sabe se Monte Cristo é amigo ou inimigo e começou a investigá-lo. E, devo dizer, Edmond aprendeu muito mais que ciência e literatura com o abade Faria, o homem é um gênio dos disfarces e um mentiroso de primeira categoria.

Embora não tenha sido um arco de grandes avanços, confesso que foi bem instigante. Estou amando muito essa história. 

sábado, 11 de abril de 2026

[Filme] Uma Mulher Diferente

 Título original: Différente

Direção: Lola Doillon

Roteiro: Lola Doillon 

Ano: 2025

Gênero: Comédia Romântica

Sinopse:  Acompanha uma brilhante documentarista chamada Katia que, aos 35 anos, trabalha numa produtora de documentários. Quando o assunto é amor, porém, a jovem ainda parece perdida, marcada por um histórico de relacionamentos caóticos. Um novo trabalho, entretanto, abre um mundo inédito para ela, que descobre que seu jeito diferente tem um nome. O diagnóstico de autismo liberta a pesquisadora, despertando-a para uma nova parte de si mesma. Ao dar forma aos seus sentimentos, Katia passa a navegar seu namoro com Fred e as relações ao redor de outra maneira.

O filme acompanha a documentarista Katia, ela trabalha em uma produtora como pesquisadora e quando um colega lhe confia para a entrevista de um documentário sobre o autismo na França ela fica desconfortável, mas não consegue recusar, quando faz a entrevista e começa a descobrir mais sobre o tema ela começa a ter identificações. Fazendo a pesquisa para a matéria ela passa a ter ainda mais dúvidas sobre ter algo diferente nela. Seu relacionamento com Fred, seu namorado, também anda caótico. Curiosa, ela acaba indo fazer uma avaliação com uma psicóloga especialista em autismo e, para seu alívio, acaba sendo diagnosticada como autista, mas é só o começo da jornada, agora ela precisa enfrentar o julgamento do namorado que não entende a sua condição além da própria mãe que não aceita o diagnóstico. 

Confesso que não foi nada do que eu esperava, mas, ainda assim consegui perceber muitas semelhanças com a protagonista, eu também fui diagnosticada aos 35 e foi uma mistura de medo e alívio. O desconforto com empregos, com pessoas, com ambientes sociais, a necessidade de ficar em casa no meu quarto, a falta de trato social, a recusa em atender telefone e tantas outras coisas. A única parte que não me identifiquei foi no relacionamento porque até eu só tentei uma vez e vi que não dou pra isso. As dificuldades enfrentadas pela protagonista são muito reais, um turbilhão acontece quando você tenta se entender e vive num mundo em que ninguém te entende. Graças a Deus eu não tive familiares que invalidaram meu diagnóstico (eu mesma fiz isso comigo mesma no começo), mas viver nesse mundo ainda é muito difícil e o esforço que a protagonista faz todo dia só pra existir eu me identifico porque sinto o mesmo. Em tempos que "todo mundo é autista" acho um filme muito válido, ele não estereotipa o autismo, pelo menos não achei, e trata do assunto de forma crua como deve ser.  

[Livro] O Claustro

 Autor: Pri Kerche

Ano: 2022    

Gênero: Drama

Sinopse: Ludovico é um jovem imigrante alemão que fugiu do pai violento e veio construir uma vida nova no Brasil do Séc. XIX.

Décadas mais tarde, Maurício é um professor de literatura que tem sua vida virada de cabeça para baixo após um assalto. Tímido e sistemático, ele está a envelhecer sozinho no antigo casarão da família, sem dar ouvidos aos amigos que tentam resgatá-lo da melancolia.

Enquanto isso, o porão daquela casa esconde um segredo que mexerá com a vida de todos. E um garoto ruivo, nascido sem família e sem chance alguma na vida, receberá um legado inesperado do qual não conseguirá fugir.

O que essas três histórias têm em comum? E como elas vão se entrelaçar?

Entre neste Claustro e veja com seus próprios olhos.

 A história acompanha quatro gerações de uma família entre os anos 1800 e 1900, as reviravoltas, destinos marcados pelas mudanças históricas e de coração iniciando com o patriarca Ludovico vindo da Alemanha para o Brasil em meados de 1800 fugindo de um destino imposto pelo rigido pai militar. Passando por seu filho Lauro que se apaixonou por uma negra cuja liberdade ele comprou, e se viu vítima do mesmo destino que o pai de Ludovico lhe impôs anos antes. De Lauro seu legado segue para seu filho, Pedro que ao contrário dos outros dois não foi um bom administrador dos bens da família e por fim, caindo em Maurício cujo destino trágico é onde inicia a história. Acompanhando tramas secundárias que se interligam à ramificação da família germano-brasileira, cada um com seus dilemas e traumas próprios, elas tornam a trama do romance ainda mais complexa e rica criando uma teia de acontecimentos que se interligam em um desfecho inesperado.

Peguei esse livro no kindle ano passado e estava curiosa sobre ele por ver a indicação de uma professora de storytelling que sigo no instagram. De início eu pensei que ia ler um romance super complexo daqueles no melhor estilo Isabel Allende e foi mais ou menos o que eu encontrei mesmo, embora não fosse o romance romântico que eu estava esperando. A teia costurada pela autora se assemelha bastante com a prosa de Allende e de Garcia Marquez embora, deste último, eu tenha notado apenas a elegância estilística e não a complicação desnecessária de fatos que vi em Cem Anos de Solidão (que, inclusive, ainda não consegui terminar por falta de paciência).

A maneira como temos acesso ao plano de fundo dos personagens envolvidos, conhecemos suas histórias e o que culminou no seu estado atual durante a narrativa desperta, ao mesmo tempo, a empatia e a revolta porque suas histórias não são meramente ficcionais, mas muito reais. Dolorosamente reais, eu diria. A maneira como o Brasil do século XIX é retratado tem uma fidelidade louvável, são histórias que saltam das páginas e nos convidam a uma viagem no tempo. Quero acreditar que no meio dos horrores da escravidão pela qual o Brasil, um dos últimos países a abolir, passou existiu um Ludovico e um Lauro que viam seres humanos e não peças.

 Fiquei triste pelo rumo trágico da vida de Maurício e que ironia o seu desfecho. A gente acaba refletindo sobre como a vida é breve e não adianta perder tempo ajuntando tanto se vamos embora sem nada além de terra na cara. O legado de Ludovico acabou quase desaparecendo não fosse pelos negros que tinham carinho por ele, seu nome teria desaparecido e permanecido apenas na mente daquele indigente cheio de culpa que deu uma guinada no próprio destino. A história é realista, bem amarrada e imersiva. Gostei bastante e mesmo não tendo sido nada do que eu estava esperando me surpreendeu de um jeito bom, apesar do final quase agridoce. Não acho, contudo, que é um romance para qualquer pessoa. No meio de um mundo de livros de entretenimento, esse aqui tem alma particular que só vai agradar leitores com sensibilidade aguçada e fãs de tramas inteligentes.

Recomendo muito. Foi um dos melhores nacionais que eu já li. Como os movimentos de uma sinfonia tal e qual são divididos seus capítulos, ele se descortina para nós com suavidade, força e a pura arte da vida.

terça-feira, 7 de abril de 2026

[Livro] A Inexplicável Livraria da Cerejeira

 Original: 桜待つ, あの本屋で

Autor: Takuya Asakura

Ano: 2025

Gênero: realismo mágico                                                                                                                                                 

Minha irmã e eu compramos esse livro pela capa (sim, a gente julga o livro pela capa) e quando comecei a ler ele me lembrou bastante A Doceria Mágica da Rua do Anoitecer. A diferença crucial é que aqui são  histórias que tratam, de diferentes formas, do luto. E ao invés de doces o desejo que abre o portal aqui é feito em condições especiais conectados com um livro. Na primeira história, Mio luta com o luto após a morte da mãe. Ela descobre coisas que fazem mudar a visão que tinha da mãe e despertam a culpa por ter se afastado dela. Desejando poder ver a mãe mais uma vez, Mio lê O Pequeno Príncipe, livro que a mãe lia para ela quando criança e abre o portal para a livraria Sakura, uma livraria café que fica em lugar nenhum entre o tempo e o espaço. Ali, Mio tem a chance de descobrir o que realmente aconteceu no passado e preencher as lacunas da sua memória.

A segunda história acompanha as gêmeas Shiho e Kaho que lutam contra a perda do melhor amigo de infância Shoma. A perda do amigo causou um desentendimento entre elas que as afastou. E é enquanto leem Peter Pan, recordando do passado, que acabam na livraria Sakura e têm a chance de resolver os maus entendidos que as assombraram durante anos. A terceira história fala sobre Shingo, um maquinista aposentado que lida com a perda da memória após um derrame. Ele não lembra que a esposa Yuriko, faleceu há cinco anos e ainda a espera. Vivendo numa casa de idosos, Shingo tenta se lembrar do que havia prometido a esposa quando a pediu em casamento e enquanto lê o livro favorito da esposa, acaba indo parar na livraria Sakura e tem a chance de revê-la.

Por fim, na ultima história, Sanae lida com o desaparecimento da sua mãe quando ela tinha cinco anos e assiste o pai se recusando a lidar com o luto. Ela vai parar na livraria Sakura não por um desejo específico, mas ao ler o autor favorito da mãe e acaba sendo transportada. Lá ela conhece Sakura, a habitante da livraria que se parece muito com a sua mãe, e essa jovem mulher lhe dá dicas para lidar com o luto tardio do pai e incentivá-lo a seguir em frente publicando seu próximo romance parado desde o desaparecimento da esposa.

É um livro muito bonito, as histórias são intensas ao seu modo bem naquele estilo japonês de criar. Tinha horas que eu visualizava tudo como um anime.  O título do livro se dá porque o autor tenta explicar a origem da livraria e falha miseravelmente, nem a Sanae entendeu e nem eu. Ainda assim, foi um jeito muito delicado de tratar o luto e fico só pensando como seria bom poder receber um milagre como esse no decorrer do processo de luto por uma pessoa amada. É um período tão difícil, só quem já passou sabe. As histórias são bem construídas, os personagens, embora não tão marcantes, são bem feitos e apesar de não ter achado a linha central da história tão intrigante a maneira como ela lida com o tema sensível me tocou.

segunda-feira, 16 de março de 2026

[Anime] Ascendance of a bookworm

Original: 本好きの下剋上 ~司書になるためには手段げ選んでいられません~

Direção: Mitsuru Hongo

Ano: 2019

Episódios: 14 +1OVA

 Sinopse: A história segue Urano Motosu, uma estudante universitária pós-secundária amante de livros e futura bibliotecária que acaba esmagada até a morte sob uma pilha de livros em sua casa durante um terremoto. Com seu último hálito, ela deseja ser reencarnada em um mundo onde ela pode ler livros para sempre. Urano desperta no corpo de uma menina fraca de cinco anos chamada Myne em um mundo onde os livros são escassos e só estão disponíveis para as elites. Myne, retendo suas memórias de sua vida anterior, decide criar e imprimir seus próprios livros para que ela possa ler novamente. 

 Após morrer soterrada pelos próprios livros em um terremoto, Urano renasce em um mundo medieval onde a magia existe, mas é reduzida a pessoas da nobreza e, para seu desespero, os livros também. Ela então decide criar os próprios livros, usando todo seu conhecimento da outra vida, mas os primeiros métodos dão errado, ela embarca em uma verdadeira aventura para escrever o próprio livro em um mundo onde educação e conhecimento valem ouro.

Eu tinha ouvido falar muito desse anime, diziam que era ideal para fãs de livros, então depois de me esquecer dele acabei vendo a primeira temporada, ele é muito fofo mesmo, a protagonista é uma aficcionada por livros e acompanhar ela vivendo num mundo sem livros, sem educação e nascida numa família sem recursos, é muito divertido e encorajador. Ele segue um ritmo bom, até chegar na parte da "maldição" dela. A partir daí o anime leva um rumo diferente que, na minha opinião, não caiu tão bem. Tanto é que eu nem quis continuar assistindo.

O melhor é que a personagem leva todas as memórias da sua vida moderna, então ela é uma criança com muito conhecimento, e sabe usar esse conhecimento para crescer e melhorar a vida da sua família nova. Isso lembra a gente em como aprender coisas simples pode ser útil, a gente se acomoda tanto tendo tudo pronto que esquece de aprender coisas básicas que podem ser úteis em um momento de necessidade. Recomendo demais, pelo menos a primeira temporada, é levinho, fácil de assistir e divertido. 

[Filme] The Curse of Turandot

Original: 图兰朵:魔咒缘起

Ano: 2021

 Direção: Zheng Xiaolong 

Roteiro: Wang Xiaoping

País: China

Elenco: Guan Xiaotong, Dylan Sprouse, Hu Jun, Lin Siyi, Collin Chou, and Wang Jia.

Sinopse: Segue a princesa Turandot que foi amaldiçoada por um misterioso poder emanado de três baceletes Mazovianos que foram dados de presente de aniversário e esses três braceletes transformam a princesa em alguém cruel e a fazem perder sua humanidade.

 

O filme acompanha Calaf, um garotinho herdeiro do trono de um pequeno reino e Turandot, a filha do imperador. Quando Turandot entra no meio de um conselho real e tropeça em um enorme mapa no chão do salão, o pai manda que o exército domine aquele reino para completar o mapa e é justamente o pequeno reino do qual Calaf é o herdeiro. Uma batalha sangrenta se segue e o reino é tomado pelo imperador. Calaf consegue fugir junto com seu professor de esgrima que o leva para o reino do imperador onde sua filha, Liu, havia ficado anos atrás. 

No aniversário de Turandot, ela encontra três pulseiras que antes pertenciam à família de Calaf, quando usadas juntas elas geram uma poderosa maldição que só pode ser desfeita desvendando três enigmas. Turandot é amaldiçoada e perde a capacidade de ver as cores.

Calaf e Liu crescem como irmãos, o sonho de Calaf é ser um artesão de fogos de artifício. Ele conhece Turandot por acaso, enquanto ela está tendo aulas de esgrima com o general do pai. Ela o contrata como professor de esgrima e os dois acabam se apaixonando. Ela diz a Calaf para não aparecer na noite de lua cheia, mas ele quebra a promessa e vai mesmo assim, as pulseiras tiram a sanidade de Turandot e ela o ataca, ele consegue fazer ela recobrar a consciência por alguns minutos e ela o manda embora, dizendo que não quer vê-lo de novo.

Calaf consegue um posto como guarda do palácio, um príncipe aparece para desvendar o enigma de Turandot e arriscar a própria vida. Calaf se torna amigo desse príncipe sem saber que, na verdade, ele está ali para assassinar a princesa. O general faz uma trama para se casar com Turandot e ser o próximo imperador. Quando o príncipe é descoberto, Calaf, que sente uma ligação com as pulseiras, se oferece para decifrar os enigmas e acaba conseguindo desvendar o primeiro.

O general pega uma parte da pulseira quebrada e esconde, ordenando que independente de Calaf acertar a segunda charada, não devem soltar fogos de artifício anunciando a vitória para que ele possa ser executado. Mas Turandot chega a tempo e o salva anunciando que ele desvendou o enigma e quebrou a segunda pulseira. O general consegue um fragmento da segunda pulseira.

Calaf acaba descobrindo a verdade sobre a sua origem e decide ir embora da cidade sem desvendar o ultimo enigma, mas Turandot o impede e ele acaba quebrando o último enigma antes de se apunhalar com a espada dela. O palácio fica em festa e o general, em posse do último fragmento da pulseira, consegue seu intento de se tornar invencível planejando usurpar o trono do imperador.

Juntos, apesar de todos os segredos sombrios do passado, Calaf e Turandot vão precisar unir forças para derrotar o general e salvar o reino.

O filme é uma releitura da Ópera Turandot de Puccini. Apesar de usar a ideia original, mudou muita coisa, na ópera, Calaf é um estrangeiro na China imperial e Liu é uma serva que cuida do pai dele. Ele tem um vislumbre da princesa gélida Turandot e se apaixona por ela se oferecendo para decifrar os três enigmas e se casar com ela.Turandot, na ópera, é fria, calculista e sádica sem medir esforços para continuar solteira. Quando Calaf acerta os três enigmas ela entra em pânico, dizendo ao pai que não quer se casar com ele, ele então lhe propõe um acordo, se antes do amanhecer ela conseguir descobrir o seu nome, ele desiste de se casar com ela. Para conseguir esse intuito, Turandot sequestra Liu e a tortura para saber o nome de Calaf, mas a serva se recusa a cooperar e acaba morta. Sem conseguir descobrir o nome dele, Turandot é forçada a se casar com Calaf.

A ópera não foi concluída por Puccini, que morreu antes de terminá-la, mas por outro compositor que deu um tom meio romanesco no que claramente seria uma tragédia. O filme, por outro lado, se retrata dando ao final do longa o desfecho trágico que a ópera muito provavelmente teria se tivesse sido finalizada pelo compositor original. A meu ver, pelo caminho que a ópera tomou, Turandot mandaria matar Calaf quando comprá-lo não deu resultado ou terminaria por se suicidar por se recusar a casar com ele. Não vou dizer o final do filme, mas é triste. Contudo, o segundo autor que finalizou a ópera decidiu dar um tom ridículo de romance desconstruindo uma personagem claramente escrita para ser antagonista. 

O filme não é ruim, embora eu prefira a ópera. Os efeitos especiais são muito bons e a coreografia é excelente, bem a clássica de filmes chineses que conhecemos e amamos onde a física não existe hahaha. Vale a pena dar uma conferida. 

sábado, 28 de fevereiro de 2026

[Drama] Marry me Again

Título original: 请再和我结婚吧

 Gêneros: Romance, Drama

 País: China

Episódios: 31 (+/- 15 min)

SinopsePara salvar a difícil marca de joias chinesa de seu falecido noivo, Tang Jing Xing, Mi Chu Xia se une ao influenciador de celebridades Lu Yi. À medida que trabalham juntos para reanimar a empresa, faíscas de romance começam a surgir. Mas quando Chu Xia descobre a verdadeira identidade de Lu Yi como o próprio Tang Jing Xing, ela deve confrontar a verdade chocante por trás de sua suposta morte em um acidente de carro três anos antes. 

 Eu estou com real dificuldade em encontrar dramas que me prendam de verdade. Comecei esse drama sem grande expectativa e ele não foi exatamente o que eu estava esperando, mas nem assim me surpreendeu muito. É um drama curto então não dá pra falar muita coisa, mas basicamente acompanha Mi Chu Xia também chamada Hua Ruo Yi, ela acaba de perder o noivo e seu pai está muito doente. Após a morte do noivo ela viaja por um tempo e quando retorna para casa encontra Lu Nian Bai, o irmão mais novo da sua madrasta que é igualzinho ao seu noivo falecido.

No início, ela confunde os dois e tenta recuperá-lo, mas logo se convence que não são a mesma pessoa e se conforma. Porém, com a dificuldade de manter viva a marca deixada por seu noivo morto, Chu Xia acaba se aproximando de Nian Bai e encontra cada vez mais semelhanças entre eles. Inevitavelmente, ela acaba se apaixonando por Nian Bai mesmo que isso a faça sentir que está traindo a memória do seu noivo falecido. Porém, conforme os laços do passado vão sendo desfeitos, ela acaba descobrindo que a morte de Tang Jing Xing não foi tão acidental assim.

É aquele tipo de drama que tenta equilibrar comédia com suspense e nem sempre acerta. A história principal é boa, mas eu senti falta de mais profundidade no vilão, o cara era um psicopata maluco por um motivo idiota. A obsessão dele por Chu Xia às vezes beirava o ridículo tentando fazê-la parecer com a irmã que sequer é mencionada ou construída no começo da história o que deixa o plot meio perdido no churrasco. Não é um drama ruim, achei simpático, mas tampouco é aquela história que eu revisitaria. Ainda assim, fica aí a indicação.