domingo, 30 de março de 2025

[Bíblia] Salmos (I)

Introdução:

 O saltério era o livro de orações dos antigos judeus. A palavra salmo (psalmus) é a tradução do termo hebraico que quer dizer louvores, contudo, esse termo exprime apenas um aspecto do conteúdo desse livro. Os salmos eram cânticos destinados principalmente ao uso litúrgico do templo de Jerusalém.

Já em antiguidade, muitos desses cânticos tinham sido reunidos em coleções dos quais restaram traços na atual divisão em cinco livros. As inscrições do texto original atribuem 74 salmos a Davi, 10 aos filhos de Coré, 8 a Asaf, 2 a Salomão e 1 respectivamente a Hemão, Etão e a Moisés, todavia, é difícil averiguar o valor histórico exato desses dados.

Todas as vertentes do sentimento religioso são abordados: respeito à majestade divina; gratidão pela misericórdia infinita e perdão de Deus; absoluta confiança na providência; penitência e contrição ante os próprios pecados; tristeza e temor dos perigos que nos cercam; paz; consolação; coragem; obediência, alegria e esperança.

Como em outras passagens do antigo testamento, a justiça divina é descrita nos salmos como rude e forte. Entretanto, é preciso considerar primeiro a mentalidade própria dos hebreus, segundo o qual Deus era o rei do povo. O crente sabia que o poder do inimigo devia ser destruído no futuro, porque assim exigia a Santidade de Deus. Dessa forma, a vingança expressa com tanta violência era atribuída ao próprio Deus, daí sua misericórdia acompanhar a justiça.

Muitas vezes o homem vê-se inclinado para as coisas terrenas e mal consegue rezar, “Não sabemos o que devemos pedir, nem rezar como convém” dizia São Paulo, nos salmos nos dão apresentados maravilhosos formulários de oração que nos ensinam como devemos nos dirigir a Deus.

Os salmos só poderão ser devidamente interpretados por aquele que crê em Jesus Cristo, só encontra sentido verdadeiro à luz da vida do Senhor Jesus.

O texto hebraico original muito sofreu no decurso dos séculos. Daí as numerosas divergências, principalmente entre o texto original e a versão latina sendo a da Bíblia uma tradução imperfeita do texto grego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.