segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

[BL] WHY R U? KR

Título original: 와이알유

Diretor: Kim Eun Hye

Roteirista: Seo Ji Eun

Gêneros: Romance, Juventude, Drama

País: Coreia do Sul

Episódios: 8

Ano: 2023

Sinopse: Jung Lee Won é aluno de uma importante universidade sul-coreana. Ele está se formando em teatro e espera se tornar uma estrela no futuro. Seu rival é Kim Ji Oh, um aluno do mesmo ano letivo que está se formando em direção. Eles discutem sempre que se encontram, e constantemente se acusam de atrapalhar um ao outro. A natureza de suas especializações, no entanto, significa que muitas vezes eles têm que trabalhar juntos.

No entanto, Jung Lee Won mal sabia que sua irmã mais nova está escrevendo um romance gay on-line onde ele e Kim Ji Oh são amantes! Um dia, Jung Lee Won descobre os textos secretos de sua irmã e fica indignado. Ele jura que, se houver alguma verdade no fato de que ele gosta secretamente de Kim Ji Oh, o enredo fantástico do romance deverá se tornar realidade. Ele pode em breve se arrepender desse juramento, no entanto! Na universidade, ele descobre que deve passar mais tempo com Kim Ji Oh do que nunca, e começa a se perguntar se realmente está começando a sentir atração por seu pior inimigo…

Ao contrário de outros remakes coreanos que já assisti antes, dessa vez posso finalmente dizer que eles acertaram em cheio! Lembro que a primeira vez que vi Why R U? original, tailandês, eu gostei muito. Revendo depois não gostei tanto, pois consegui ver algumas falhas que a euforia do meu momento fujoshi havia deixado escapar. Mas é um drama bacaninha que mescla bem humor e romance com umas cenas NC bem mal feitas, mas que entretem.

Fazendo um apanhado geral para quem não lembra da série tailandesa, a história acompanhava Zol e Saifah como casal principal (que acabou ficando tão ofuscado que precisou de uma temporada só pra eles) e Tutor e Fighter. Em si, a série acabou focando mais nesse segundo casal. Tutor era um jovem muito pobre que precisava ficar em vários empregos para conseguir se manter e bancar os custos da faculdade. Sua melhor amiga, Yhwa namora com Fighter, o veterano que ele mais detesta desde o seu dia de admissão. Contudo, circunstâncias acabam aproximando os dois e levando Fighter a descobrir sua própria sexualidade, algo que é muito difícil para ele aceitar a princípio.

Do outro lado, Zon enfrenta sua irmã Zol que é uma escritora amadora de fanfics. Ela cria histórias usando as pessoas da universidade e, após um incidente, acaba formando um casal na sua novel com seu irmão Zon e o pior inimigo dele Saifah, um dos garotos mais populares da escola. Por causa de um concurso, os dois acabam se vendo obrigados a trabalhar juntos e a fanfic os torna um casal shippado em toda universidade. Enquanto tenta escapar do que acredita ser o universo da fanfic criada pela irmã que se tornou realizade, Zon luta contra os sentimentos que começa a nutrir por Saifah.

O remake coreano remodelou a história inteira para melhor. Além de suavizar bastante a história, tirando os arcos mais pesados e as cenas NC (que, convenhamos, até são bacanas quando bem coreografadas, mas não fazem realmente falta na narrativa), deu um equilíbrio acertado entre comédia e romance. Kim Ji Oh e Jung Lee Won formam o casal brigão e cômico da história em alusão a Zon e Saifah, enquanto Go Yoo Gyeom e Woo Sunwoo formam o casal fofinho em contraponto a Tutor e Fighter na série original que, além de ser uma tentativa de enemy to lovers, também era o  "casal foguinho". Aqui, eles têm uma relação muito mais adorável de fazer a gente torcer.

Além disso, saímos do mundo da engenharia padrão dos BL's tailandeses, para uma faculdade de artes cênicas e isso foi muito incrível. Além de passar por todas as etapas do processo, como Ji Oh estudante de direção, Lee Won estudante de atuação, temos Sunwoo como estudante de roteiro e Yoo Gyeom como diretor de fotografia. Fantástico. Sai da mesmice, trazendo não só um ambiente totalmente novo, mas uma gama de novas possibilidades de conflito e, especialmente, usando com maestria as aulas de atuação para criar a aproximação e a tensão cômica entre o primeiro casal.

O progresso de Yoo Gyeom e Sunwoo é tão delicado e gradual, além daquele plot twist super fofo que a gente fica com um calorzinho no coração enquanto torce por eles. Não apenas pela personalidade do Sunwoo, que guarda do sua versão original a aversão a pedir ajuda aos outros e a perseverança de dar tudo de si, como a versão muito melhorada do Fighter em Yoo Gyeom que é um garoto rico, mas sem uma ambição real na vida. Passando pelos dias sem um propósito, buscando alguma coisa que não sabe o que é, enquanto tenta se entender. Esses dois juntos são pura fofura.

Outra coisa que me surpreendeu bastante nesse drama foram os beijos. Vi uma cota razoável de BL coreano desde a estreia de Where Your Eyes Linger que simplesmente sacudiu o mundo da produção do gênero e desafiou a mente fechada desse que ainda é um país muito preconceituoso, até Color Rush que conta com ângulos de câmera muito bacanas. Mas foi a primeira vez para mim vendo quatro atores que não tem medo da boca um do outro hahahaha. Achei bonito, as cenas foram pontuais, ofereceram o que precisava de uma maneira singela e que convenceu a gente do que os personagens estavam sentindo. Foi uma evolução muito bacana dessa parte.

Dou meus parabéns para a Coréia por esse remake tão acertado. O único defeito desse BL é não ter mais episódios, merecia e dava muito pano pra manga aí. Mas desenvolveu bem em oito episódios entregando duas histórias excelentes e fechando-as com chave de ouro. Mais que recomendado.


[BL] Love In The Air

Título original: บรรยากาศรัก เดอะซีรีส์
Diretor: Neti Suwanjinda
Gêneros: Comédia, Romance, Vida, Drama
País: Tailândia
Episódios: 13 + especial
Ano: 2022
Sinopse: Considerado por muitas um cara fofo, Rain não deveria ter problemas para arrumar uma namorada. Infelizmente, a única garota que realmente o conquistou está com o coração comprometido para com Phayu. Com a sua beleza devastadora e a sua personalidade de motociclista mau, não é de admirar que Phayu seja o aluno do último ano da escola que toda garota sonha em namorar; o que significa que Rain não tem chance com a garota dos seus sonhos.

Quando o destino traz Phayu para a vida de Rain de uma forma quase cruel e inesperada, Rain decide que é hora de colocar Phayu em seu lugar. Na esperança de arruinar a reputação de Phayu entre as meninas da escola, Rain decide fazer Phayu se apaixonar perdidamente por ele.

Enquanto apoia Rain em sua tentativa de vingança, o seu melhor amigo Sky luta com os seus próprios problemas. Tendo estado em um relacionamento tóxico, Sky não deseja encontrar o amor novamente. Mas quando ele cruza o caminho de Prapai, ele parece incapaz de escapar do destino que parece prendê-los inexplicavelmente.

Oprimidos pela onda de sentimentos que os inundam, toda vez que Phayu e Prapai estão por perto, Rain e Sky fazem o possível para buscar entender o sentido de tudo isso. Mas algum deles está disposto a aceitar o que esses sentimentos podem significar?

Onde ver: Meow Fansub, Lianhua, Viki, DorameirasOn

Olha, fazia muito tempo que eu não ficava presa num BL, na verdade, havia mesmo parado de assistir porque não achava nenhum que prendesse minha atenção de verdade. Contudo, ultimamente eu ando sem vontade de nada mesmo, então voltei ao mundo fujoshi para ver se encontrava algo que me atraísse. Comecei pelo remake de Why R U? feito pela Coréia (vou resenhar depois), então lembrei de ter visto uma cena desse BL no instagram e decidi tentar a sorte e qual não foi minha surpresa por ficar presa nele do início ao fim?

A história é baseada em duas novels da MAME, autora de TharnType e mais uma porrada de série famosa por aí, a mulher parece ter o trono do BL sob o traseiro, mesmo que as histórias dela sigam um certo padrão, ninguém pode duvidar da capacidade dela de criar personagens. E aqui, seguimos com dois arcos, o primeiro acompanhando Rain e Payu e o segundo Sky e Prapai. Uma das coisas que mais gosto é como ela usa os nomes para fazer sentido. Payu significa tempestade o que combina perfeitamente com Rain que é chuva. E Prapai é o nome tailandês do senhor dos ventos, tudo a ver com Sky que é céu. Tal como seus nomes, os personagens foram moldados à perfeição um para o outro.

Payu é considerado o deus do curso de arquitetura. Formado com honras, é o veterano mais admirado da faculdade. Ele trabalha em uma firma e sua família é dona de uma oficina que cuida de veículos de figurões. Rain, por sua vez, é um calouro do primeiro ano animado e um tanto ingênuo. Numa noite, na volta para casa, seu carro acaba quebrando no meio da pista sob uma pesada chuva. Um motoqueiro se oferece para ajudar e, fascinado pela beleza dele, o garoto não faz ideia que aquele é o jovem mais amado pela faculdade.

Seus destinos voltam a se cruzar não nas melhores oportunidades e as provocações de Payu, sempre conseguindo tirar Rain do sério, culminam numa aproximação cada vez maior entre eles. Quanto mais brigam, mais se gostam e o garoto se dá conta que deseja mais e mais a companhia do seu veterano. Mas o mundo de Payu pode ter um lado sombrio no qual o garoto não consiga sobreviver.

Enquanto isso, Sky, o melhor amigo de Rain, acaba atraindo a atenção de Prapai, o melhor corredor de motocicleta da corrida da noite. Lindo, rico, despreocupado e dono de um charme irresistível, ao salvar Sky de ser pego pelos seguranças da corrida, ele o força indiretamente a passar a noite com ele sem saber que, após isso, sua vida nunca mais seria a mesma. Ele é o melhor amigo de Payu e usa Rain para conseguir o nome e o telefone de Sky uma vez que o garoto foi embora sem dizer nada.

Com um passado traumático, a última coisa que Sky quer é alguém perseguindo-o. Ele não deseja se apaixonar de novo porque não acredita que os homens sejam diferentes do seu péssimo ex-namorado abusivo. Assim, quando se vê na mira de Prapai tenta de todas as formas manter o irresistível jovem o mais longe possível, pois tem certeza que alguém como ele nunca firmará compromisso ou terá fidelidade com ninguém. Além disso, Sky é alguém que não acredita que pode ser verdadeiramente amado por ninguém.

Por sua vez, Prapai se vê mais e mais curioso e obstinado em conquistar o frio coração de Sky e descobrir o motivo da tristeza por trás dos seus olhos. Persistente e louco por desafios, ele continua tentando e insistindo mesmo sob as recusas do garoto. Sua oportunidade surge quando Sky fica muito doente e Rain, impedido de cuidar dele, concede-lhe o benefício da dúvida. Naquele momento, o despreocupado jovem percebe existir alguém capaz de dobrar sua vida libertina. Mas como convencer Sky dos seus sentimentos?

Uma coisa que me deixou super contrariada foi que esse drama ofereceu dois super casais protagonizados por atores excelentes que explodem química em tela só de se olhar, mas a Tailândia apenas não usou isso ao seu favor. Enquanto casais como Ohm e Fluke foram usados até o desgaste, quase não tem produções com esses atores, para alguns é o primeiro BL e isso é bem triste porque eles são muito bons. Eu gostei muito das histórias, shippei horrores os dois casais e não consegui ter paz enquanto não terminei o último minuto do especial e de todos os bastidores que encontrei.

As bed scenes estão muito melhor filmadas ultimamente, ângulos de câmera mais convincentes e, com a habilidade dos atores, a gente quase se convence que não é tão atuação assim hahahaa. Tem vários momentos hilários, fofíssimos e a gente termina o drama com um sorriso de idiota no rosto e o coração quentinho querendo mais episódios. Recomendo loucamente quem ainda não viu assistir isso. Vou caçar as novels pra ler porque me sinto viciada.