segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

[BL] WHY R U? KR

Título original: 와이알유

Diretor: Kim Eun Hye

Roteirista: Seo Ji Eun

Gêneros: Romance, Juventude, Drama

País: Coreia do Sul

Episódios: 8

Ano: 2023

Sinopse: Jung Lee Won é aluno de uma importante universidade sul-coreana. Ele está se formando em teatro e espera se tornar uma estrela no futuro. Seu rival é Kim Ji Oh, um aluno do mesmo ano letivo que está se formando em direção. Eles discutem sempre que se encontram, e constantemente se acusam de atrapalhar um ao outro. A natureza de suas especializações, no entanto, significa que muitas vezes eles têm que trabalhar juntos.

No entanto, Jung Lee Won mal sabia que sua irmã mais nova está escrevendo um romance gay on-line onde ele e Kim Ji Oh são amantes! Um dia, Jung Lee Won descobre os textos secretos de sua irmã e fica indignado. Ele jura que, se houver alguma verdade no fato de que ele gosta secretamente de Kim Ji Oh, o enredo fantástico do romance deverá se tornar realidade. Ele pode em breve se arrepender desse juramento, no entanto! Na universidade, ele descobre que deve passar mais tempo com Kim Ji Oh do que nunca, e começa a se perguntar se realmente está começando a sentir atração por seu pior inimigo…

Ao contrário de outros remakes coreanos que já assisti antes, dessa vez posso finalmente dizer que eles acertaram em cheio! Lembro que a primeira vez que vi Why R U? original, tailandês, eu gostei muito. Revendo depois não gostei tanto, pois consegui ver algumas falhas que a euforia do meu momento fujoshi havia deixado escapar. Mas é um drama bacaninha que mescla bem humor e romance com umas cenas NC bem mal feitas, mas que entretem.

Fazendo um apanhado geral para quem não lembra da série tailandesa, a história acompanhava Zol e Saifah como casal principal (que acabou ficando tão ofuscado que precisou de uma temporada só pra eles) e Tutor e Fighter. Em si, a série acabou focando mais nesse segundo casal. Tutor era um jovem muito pobre que precisava ficar em vários empregos para conseguir se manter e bancar os custos da faculdade. Sua melhor amiga, Yhwa namora com Fighter, o veterano que ele mais detesta desde o seu dia de admissão. Contudo, circunstâncias acabam aproximando os dois e levando Fighter a descobrir sua própria sexualidade, algo que é muito difícil para ele aceitar a princípio.

Do outro lado, Zon enfrenta sua irmã Zol que é uma escritora amadora de fanfics. Ela cria histórias usando as pessoas da universidade e, após um incidente, acaba formando um casal na sua novel com seu irmão Zon e o pior inimigo dele Saifah, um dos garotos mais populares da escola. Por causa de um concurso, os dois acabam se vendo obrigados a trabalhar juntos e a fanfic os torna um casal shippado em toda universidade. Enquanto tenta escapar do que acredita ser o universo da fanfic criada pela irmã que se tornou realizade, Zon luta contra os sentimentos que começa a nutrir por Saifah.

O remake coreano remodelou a história inteira para melhor. Além de suavizar bastante a história, tirando os arcos mais pesados e as cenas NC (que, convenhamos, até são bacanas quando bem coreografadas, mas não fazem realmente falta na narrativa), deu um equilíbrio acertado entre comédia e romance. Kim Ji Oh e Jung Lee Won formam o casal brigão e cômico da história em alusão a Zon e Saifah, enquanto Go Yoo Gyeom e Woo Sunwoo formam o casal fofinho em contraponto a Tutor e Fighter na série original que, além de ser uma tentativa de enemy to lovers, também era o  "casal foguinho". Aqui, eles têm uma relação muito mais adorável de fazer a gente torcer.

Além disso, saímos do mundo da engenharia padrão dos BL's tailandeses, para uma faculdade de artes cênicas e isso foi muito incrível. Além de passar por todas as etapas do processo, como Ji Oh estudante de direção, Lee Won estudante de atuação, temos Sunwoo como estudante de roteiro e Yoo Gyeom como diretor de fotografia. Fantástico. Sai da mesmice, trazendo não só um ambiente totalmente novo, mas uma gama de novas possibilidades de conflito e, especialmente, usando com maestria as aulas de atuação para criar a aproximação e a tensão cômica entre o primeiro casal.

O progresso de Yoo Gyeom e Sunwoo é tão delicado e gradual, além daquele plot twist super fofo que a gente fica com um calorzinho no coração enquanto torce por eles. Não apenas pela personalidade do Sunwoo, que guarda do sua versão original a aversão a pedir ajuda aos outros e a perseverança de dar tudo de si, como a versão muito melhorada do Fighter em Yoo Gyeom que é um garoto rico, mas sem uma ambição real na vida. Passando pelos dias sem um propósito, buscando alguma coisa que não sabe o que é, enquanto tenta se entender. Esses dois juntos são pura fofura.

Outra coisa que me surpreendeu bastante nesse drama foram os beijos. Vi uma cota razoável de BL coreano desde a estreia de Where Your Eyes Linger que simplesmente sacudiu o mundo da produção do gênero e desafiou a mente fechada desse que ainda é um país muito preconceituoso, até Color Rush que conta com ângulos de câmera muito bacanas. Mas foi a primeira vez para mim vendo quatro atores que não tem medo da boca um do outro hahahaha. Achei bonito, as cenas foram pontuais, ofereceram o que precisava de uma maneira singela e que convenceu a gente do que os personagens estavam sentindo. Foi uma evolução muito bacana dessa parte.

Dou meus parabéns para a Coréia por esse remake tão acertado. O único defeito desse BL é não ter mais episódios, merecia e dava muito pano pra manga aí. Mas desenvolveu bem em oito episódios entregando duas histórias excelentes e fechando-as com chave de ouro. Mais que recomendado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.