segunda-feira, 7 de abril de 2025

[Livro] Pelo Andar da Carruagem

 Autor: Aimee Oliveira

Ano: 2024

Duração: 2h

Sinopse: O doutor Daniel tem um compromisso importante Afinal, todos os compromissos eram importantes para um jovem advogado que busca se estabelecer em sua profissão. Cada detalhe conta. Contudo, nesta tarde de terça-feira em específico sua pontualidade é comprometida pelo inconveniente de um quase atropelamento de uma lavadeira distraída que anda pelas ruas com uma pilha de roupas sem se dar ao trabalho de prestar atenção no tráfego. E que, para piorar, após o acidente exige ser levada de volta para casa de carruagem para compensar os danos causados.

Clarissa, a jovem lavadeira, não dará colher de chá para o doutor que sujou as roupas da dona Firmina, por mais bonito que ele fosse. Só o que Ihe importa é entregar um serviço eficiente e de qualidade aos seus clientes, caso contrário, sua mãe a mataria. E, se aquele rapaz teve o desplante de arruinar o seu trabalho, ele teria que arcar com as consequências. Assim, o destino é desviado de um dos cafés mais nobres do Rio de Janeiro para uma área repleta de cortiços e nada aprazível da cidade. Naquela carruagem, doutor Daniel irá perceber que Clarissa é muito mais do que aparenta ser e Clarissa verá que a vida não precisa ser tão dura quanto ela acha. Eles têm um longo caminho pela frente.

Daniel é um advogado que subiu na vida com muito suor e hoje luta para manter o seu lugar entre a alta sociedade carioca. No caminho para encontrar um cliente, decidindo tomar uma rota alternativa porque não quer se atrasar, ele acaba quase atropelando uma jovem no meio do caminho. Clarissa é uma lavadeira estabanada que ama sanduíche de presunto e trabalha para ajudar sua mãe e irmã. No caminho para uma entrega, é quase atropelada por uma carruagem em alta velocidade e todas as roupas branquinhas que carregava em sua trouxa são jogadas no meio da lama.

Em meio a uma discussão com o dono engomado da carruagem, ela o obriga a levá-la até em casa, onde vai tentar salvar aquelas roupas e entregar no dia seguinte. Um impasse se passa entre os dois, ao mesmo tempo que os preconceitos de Clarissa se chocam com aquele homem bem vestido de nariz empinado, o jeito impetuoso e sarcástico dela vai de encontro a realidade sofisticada de Daniel. No decorrer do percurso, uma série de mal entendidos e novos acidentes aproximam os dois fazendo brotar sentimentos antes desconhecidos para ambos, mas como poderão superar as diferenças entre eles?

Ainda é um pouco estranho lidar com audiobooks, mas estou me acostumando mais rápido do que imaginava. Achei a história bem levinha e engraçada, ela não se esforça para parecer séria e, ao mesmo tempo, se leva a sério. Ela se passa no Rio de Janeiro colonial, bom para quem gosta de histórias de época, mas não se aprofunda muito nisso, o foco da narrativa se concentra nos sentimentos dos personagens indo direto ao ponto. Acredito que na edição física alguns detalhes e panos de fundo são mais explorados, porém, no geral, achei uma trama bem construída, personagens carismáticos, um romance que, embora de imediato não faça muito sentido, aos poucos a gente vai conseguindo comprar a ideia, creio que na edição física esse estranhamento seja amenizado pelo melhor desenvolvimento dos personagens. Gostei bastante, me diverti no processo e foi muito gostosinho de ouvir. Recomendo.

domingo, 6 de abril de 2025

[Bíblia] Salmos (II)

 Minhas considerações:

Percebe-se a depressão de Davi com mais clareza através de seus salmos, onde ele exprime com liberdade seus medos, angústia e tristeza diretamente para Deus. 

É realmente impressionante como já nos primeiros salmos é feito um retrato fidedigno do mundo atual, com homens cegos pelo poder, sem nenhuma compaixão no coração, destruindo e perseguindo com impiedade os menos favorecidos. Conforme Davi vai fazendo suas súplicas à misericórdia do Senhor, dá para sentir o quanto aquele mundo assustador o angustia e mesmo tendo sua confiança posta em Deus ele não consegue evitar sentir-se ansioso exatamente como muitos de nós face às transições sombrias que cercam as nações lideradas por homens cada vez mais bárbaros e sedentos de sangue.

O Poder da Oração:

Pe. Patrick  disse, em uma de suas pregações, que nós não sabemos como rezar. O próprio Paulo reforça essa afirmação, isso porque apenas despejamos sobre Deus nossas "vontades" e pedimos que Ele nos livre do deserto, tire o peso de nossa cruz quando, na verdade, nossa oração deve estar voltada para o outro lado, devemos pedir para o Senhor nos ensinar e guiar na travessia do deserto, nos apoie e suporte para que saibamos levar nossas cruzes com leveza e sabedoria.

Isso não quer dizer, claro, que não devemos fazer nossos pedidos ao Senhor, apresentar a ele nossas angústias e medos, mas devemos aprender a olhar esses desertos como trajetória para nosso amadurecimento, para viver aquilo que Deus está preparando para nós. Muitas vezes, em meio ao sofrimento, achamos que aquele deserto não tem fim, mas se confiamos no alto, conseguimos enxergar não o que ainda falta percorrer, mas o quanto nós já atravessamos.

Cada vez mais, especialmente na atualidade, nós precisamos aprender a rezar, a manter essa sintonia com Deus e, ainda mais, fortalecer nossa confiança no Senhor, passar a enxergar que Ele vê adiante, aquilo que não sabemos, jamais faria nada para nos ferir, mas nos transforma e nos molda na dor, "tudo que nos acontece — parafraseando Pe. Chrystian — ou é benção ou é lição. Que os salmos nos ensinem como rezar e nos inspirem a desejar nos aproximar cada vez mais de Deus, do Deus que nos ama incondicionalmente, está sempre nos esperando voltar ao ponto de oferecer o próprio filho por amor a nós.