quinta-feira, 30 de junho de 2022

[Livro] Histórias de Fadas

 Autor: Oscar Wilde

Gênero: Fábula, conto

Resenha vai ser curtinha, primeiro porque não tem muito o que falar, segundo porque eu não curti tanto o livro quanto achei.

Meu primeiro contato com o Wilde e não fiquei nem um pouco arrebatada. Nove historinhas que tem a cara dos Grimm, mas não tem o carisma dos contos deles (mesmo os mais ou menos). Os dois primeiros são os mais simpáticos, alguns chegam a ser enfadonhos com descrições longas e desnecessárias como acontece com O Aniversário da Infanta. Algo interessante é que boa parte deles, de certo modo, tem um cunho religioso em sua moral, o primeiro dá a entender, nas entrelinhas, que é meio que uma fábula homossexual embora não se possa afirmar. Na maior parte das vezes, a moral das histórias é mais interessante que as histórias em si, embora ele exponha as problemáticas humanas de modo fiel como em O Amigo Dedicado e O Foguete Notável. São contos que falam sobre egoísmo, superficialidade, falsidade, arrogância e tantas outras emoções humanas, só que de uma maneira até certo ponto bem lúdica. Talvez eu esperasse um pouco demais pelo fato de ele ser um autor clássico, ou talvez eu tenha  lido os contos fora do contexto dele, já que não conheço muito a vida do autor.

Contudo, se por um lado não achei a prosa incrível, ela é, sem dúvida, necessária e fica minha recomendação. Tentei ler Folhas de Relva esse mês também, mas acabei abandonando e, por enquanto, não estou muito na vibe de assistir nada, então não estou vendo nenhum drama. Junho foi um mês mais ou menos, espero que Julho seja melhor. Nesse mês que é meu aniversário vou ler os três livros restantes de Tian Guan Ci Fu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.