Original: Мавка. Лісова пісня
Direção: Oleh Malamuzh, Oleksandra RubanRoteiro: Yaroslav Voytseshek
País: Ucrânia
Sinopse: Mavka (Nataliya Denisenko) é uma Alma da Floresta escolhida como a nova Guardiã do reino, sendo sua principal missão proteger a Floresta e seu sacrossanto Coração - a própria Fonte da Vida - contra qualquer agressão ou intrusão, inclusive por parte dos humanos. Mas quando Mavka se apaixona pelo jovem mortal Lucas (Artem Pivovarov), a avarenta Kylina (Elena Kravets) vê a chance que precisava para assumir o controle da floresta e roubar o Coração. Mavka e Lucas conseguirão viver este grande amor e ainda assim evitar que o mal vença?
Contar para vocês, depois de tanto tempo esperando esse filme desde o lançamento do teaser, a decepção veio com toda a força.
Embora, em tese, não seja um longa ruim, Mavka não traz praticamente nenhuma novidade em comparação a outros filmes do gênero como Raya, Lórax, Wall-e e princesa Mononoke. A história segue a alma da floresta que é escolhida como nova guardiã em um período em que os humanos foram banidos por tentarem roubar a essência da vida que é uma nascente na árvore mágica no centro da floresta. A desavença antiga fez crescer lendas em ambos os lados culminando no ódio entre o mundo das criaturas da floresta e o mundo dos humanos.
Quando Lucas, na tentativa de salvar a vida do tio, aceita se embrenhar pela floresta proibida em busca de uma árvore misteriosa, ele acaba conhecendo Mavka que fica encantada com a sua música de flauta e se interessa por aquela versão de um ser que desconhece. Ela se empenha em ajudá-lo a encontrar a cura do tio e, como nova guardiã, pode fazer isso desde que o mantenha escondido dos demais habitantes da floresta. Para isso, ela conta com a ajuda de um de seus amigos.
Embora consiga escapar, Lucas está determinado a voltar à floresta e cumprir sua promessa de tocar para Mavka sua música. Porém, alguns contratempos acontecem e ele acaba sendo enganado para dar a localização da árvore da vida para uma mulher que a deseja em benefício próprio como forma de se manter jovem para sempre. Acreditando ter sido traída, Mavka invoca o guardião da ira para ajudar a salvar a floresta mesmo que isso signifique destruir a si mesma.
Romancezinho clichê, história bem previsível e, mesmo sendo um filme para criança, a mensagem é a mesma que a gente já viu um bilhão de vezes: manter a vida biológica é imprescindível para a nossa própria existência; a harmonia entre os povos é a única saída para vencer o mal; o amor cura tudo. Não que essas não sejam mensagens importantes que devem sim ser reprisadas com frequência dada a memória de inseto que os seres humanos estão demonstrando, mas a maneira como o filme escolhe trazer isso não impacta em nada.
Eu esperava ver mais sobre a cultura ucraniana, suas lendas e crenças, mas parecia que eu estava assistindo qualquer outro filme americano do gênero. Nada diferente, nada inovador. Uma fotografia bonita e só. Fiquei bem desapontada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.