quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Entenda a Letra: Somebody That I Used to Know

Pois é, esse fim de semana é o ENEM e eu não vou mesmo ter tempo de fazer nada além de descansar pra caramba pra poder não dormir em cima da prova, que convenhamos, é MUITO cansativa! E como eu não trouxe absolutamente nada para o book essa semana, então a música de hoje é essa do Gotye que eu tenho ouvido incansavelmente na versão do Pentatonix, por incrível que pareça o cover da música que agradou muito mais que a original! Então, não tem nem muito o que "analisar" afinal a letra dela fala sozinha '-' mesmo assim vamos dar uma enxugada na letra ;)
No fim do post tem a versão original e o cover do PTX pra vocês :D

Alguém que eu conhecia 
Às vezes penso em quando estávamos juntos
Como quando você disse que se sentia tão feliz que podia morrer
Disse a mim mesmo que você era certa para mim
Mas me sentia tão solitário na sua companhia
Mas era amor e é uma dor de que eu ainda me lembro

Pois é, quem olha diz que a letra é uma imensa "dor de cotovelo", mas até que não é bem assim. Podemos ver pela primeira estrofe como as pessoas se enganam, hoje em dia isso é "raro" porque ninguém mais liga em "se entregar" só usa e joga fora mesmo. Mas ainda acontece, e a paixão que ele demonstra por ela ou o contrário, é muito bonita e triste também, por mais que ela atingisse as expectativas dele, a relação dos dois era vaga, vazia, por isso ele tinha a sensação de ser sozinho mesmo com ela por perto, e no último verso deixa claro que a amava e isso era doloroso, imagine o que é amar uma pessoa que estando e não estando não tem diferença alguma? Eu penso que era uma relação fria.

Você pode ficar viciado em um certo tipo de tristeza
Como renúncia ao fim, sempre o fim
Então, quando descobrimos que não podíamos fazer sentido
Bem, você disse que ainda seríamos amigos
Mas vou admitir que fiquei feliz que tudo acabou

Pois é, os dois primeiros versos são de uma verdade irrefutável! A gente as vezes se apega realmente a tristeza de maneira tão profunda que é impossível abandoná-la como se fosse uma droga. Ele tinha tanto medo de terminar o relacionamento por estar acostumado com a situação, eu diria quase confortável, que a tristeza virara rotina, mas tudo tem um limite e ao que parece, o fim da relação dos dois não foi muito bem aceito. E o fim da estrofe mostra como nos alivia quando a gente consegue tirar de nós algo que nos faz mal.

Mas você não precisava me afastar
Fingir como se nunca tivesse acontecido
E que não éramos nada
E eu nem preciso do seu amor
Mas você me trata como a um estranho
E isso é tão duro

Não, você não precisava descer tão baixo
Fazer seus amigos recolher os seus discos
E depois mudar o seu número
Embora eu ache que eu não preciso disso
Agora você é apenas alguém que eu conhecia

Agora você é apenas alguém que eu conhecia
Agora você é apenas alguém que eu conhecia

Vamos ver o refrão como um todo. Sabem aquela história de Ex nunca é amigo? Essa regra é perfeitamente aplicável e essa música retrata bem isso! Podemos ver aqui que o "vamos continuar sendo amigos" não rola nunca, e machuca no eu lírico a maneira como a parceira ou o parceiro mudou de comportamento de maneira tão "infantil" depois do término, mesmo que, em parte, ele não se importe com isso, machuca porque acredito que em parte ele gosta da pessoa. E vão por mim, é triste quando alguém que você ama vira apenas alguém que você conhecia.

Às vezes penso em todas as vezes em que você me ferrou
Mas me fazia acreditar que era sempre algo que eu tinha feito

E eu não quero viver assim
Interpretando cada palavra que você diz
Você disse que poderia deixar passar
E eu não iria pegá-lo comprometido
Com alguém que você conhecia

Lembranças... Existe uma coisa pior que essa?! A gente tem, nessa estrofe um pouco da relação deles no primeiro verso, da pra perceber que a pessoa em questão era meio "falsa" não sei se é bem essa a palavra que se usa pra essa situação, mas o que me impressiona é o fato de ele saber disso e mesmo assim ter relevado de maneira tão clara. E depois, vem as famosas "indiretas" o que me fala que a ex ficou bem despeitada com o fim da relação, mesmo depois de todas as promessas, finda sempre no mesmo jeito, acaba com alguém que você estima e muitas dessas vezes só para testar até onde vai a sua paciência. Eu acredito que, pela letra dessa música, a parte 2 desse relacionamento é muito imatura a ponto de não conseguir lidar com o fim de um relacionamento que não fazia, aparentemente, bem a nenhuma das partes.

Mas você não precisava me cortar
Fingir como se nunca tivesse acontecido
E que não éramos nada
E eu nem preciso do seu amor
Mas você me trata como a um estranho
E isso é tão duro

Não, você não precisava descer tão baixo
Fazer seus amigos recolher os seus discos
E depois mudar o seu número
Embora eu ache que eu não preciso disso
Agora você é apenas alguém que eu conhecia

Alguém
Que eu conhecia
Alguém
(Agora você é apenas alguém que eu conhecia)
Alguém
Que eu conhecia
Alguém
(Agora você é apenas alguém que eu conhecia)

Que eu conhecia
Que eu conhecia
Que eu conhecia
Alguém

Original:


Cover Pentatonix:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.