terça-feira, 24 de maio de 2016

[Tag #Escrita] Vencendo o medo de se mostrar e uma novidade

Olá, pimpolhos das palavras, como estão?
De volta com as atualizações do blog, na tag escrita dessa semana eu vou falar um pouco sobre o medo de mostrar o trabalho e contar uma novidade pra vocês.

Vencendo o Medo de se Mostrar

A primeira coisa que você precisa entender quando começa a escrever é que seu texto só existe quando alguém o lê. Não adianta você escrever o poema mais sensível, o conto mais incrível ou o romance mais extraordinário se deixá-lo engavetado com medo do que as pessoas vão dizer. Um texto engavetado não tem vida, nós temos uma intenção ao escrever, desejamos despertar alguma sensação e isso só é possível quando alguém lê, se posiciona a favor ou contra aquele texto, nos mostra nossas falhas e como podemos melhorá-la, enfim, torna nossas personagens e lugares reais. Se você tiver medo do público nunca vai conseguir ter seu lugar no mundo literário. Livros são escritos para serem amados ou odiados e eles só existem porque alguém os leu para, assim, amar ou odiar.
Então, mostre-se, escolha um trabalho seu que acha que tem potencial e mostre a alguém, peça opiniões, não desista na primeira crítica negativa, mostre a outra pessoa e escute diferentes opiniões sobre aquilo, só assim você vai melhorar. Há sites muito bons para divulgar suas histórias, plataformas como o Nyah!Fanfiction, Wattpad e, há quem goste, Social Spirit. Neles vocês vão encontrar pessoas do mesmo ramo que você que podem opinar sobre o que você faz e, assim, melhorar enquanto autor. O processo é o mesmo que aprender, a gente só consegue aprender a partir dos erros, então não tenha medo dos erros e nem dos nãos.

Uma Novidade

Pensei muito esses dias e vou criar um vlog com esses assuntos, se der certo eu continuo. Arrumei alguém para editar os vídeos, porque eu não sei para onde vai, e logo o canal vai ser inaugurado. Lá eu vou reforçar os posts da Tag Escrita e dar outras dicas que mais me pedem, como começar, como enviar o texto para editoras, como entrar em contato com editoras, como registrar o livro etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.