segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Stardust - O Mistério da Estrela - Neil Gailman (Livro + Filme)

Título Original: Stardust
Autor: Neil Gailman
País: Reino Unido
Gênero: Fantasia
Série: -
Páginas: 280

Sinopse: O mistério da estrela – Stardust', conta a história do jovem Tristran Thorn, que promete capturar uma estrela cadente para conquistar o coração de sua amada. Para levar a cabo a missão, Tristran tem que atravessar o portal que separa o vilarejo de Muralha, encrostado “num alto afloramento de granito no meio de uma pequena região de floresta”, na Inglaterra vitoriana, da Terra Encantada. Poucos ousam cruzar o portal, exceto durante a Festa da Primavera, que acontece de nove em nove anos. Nessa época, uma grande feira se instala no local e os moradores de Muralha, bem como visitantes de todas as partes do mundo, entram em contato com os seres que habitam o outro lado. Foi o que ocorreu muitos anos antes, quando Dunstan Thorn, o pai de Tristran, cruzou o portal e conheceu uma bela e misteriosa jovem de olhos cor de violeta, a verdadeira mãe de Tristran.
Em sua jornada pela Terra Encantada, Tristran Thorn, que desconhece sua origem, mas tem a força impetuosa dos apaixonados, enfrentará perigos e armadilhas, conhecerá seres fantásticos, que vivem num mundo regido por leis próprias, e precisará de inteligência, coragem e uma boa dose de intuição para realizar o Desejo de seu Coração, ao melhor estilo das narrativas de fantasia. Sua luta, no entanto, revela-se outra ao longo das páginas. E sua saga é temperada pelo bom humor, a ironia e a visão singular do bem e do mal, do certo e do errado, do real e do imaginário, da vida e da morte que caracteriza a obra de Neil Gaiman.

Esse é o primeiro livro do Gailman que eu pego pra ler, já conhecia ele de Coraline e do livro desse filme que me deixou acordada até meia no SBT pra ver a primeira vez e gostei muito. Com o livro não foi diferente, embora eu já tivesse tido um contato com a história me surpreendi com as divergências entre o livro e o filme que, apesar de bem pontuadas, fazem sim diferença de um para o outro. Antes de falar do enredo, vou fazer um pouco diferente, vou começar dando a minha opinião sobre o que li, normalmente dou no final, mas vou mudar hoje.
O modo que ele narra me lembrou um pouco o estilo de autora do Castelo Animado, principalmente o modo como ele nomeou os capítulos, me deu um pouco de nostalgia daquele livro, a narração é bem simples e, apesar de eu ter demorado a vida para terminar, é aquele tipo de livro que você lê facilmente em um ou dois dias. Gostei bastante de como a história foi contada e mesmo as passagens mudadas ou cortadas no filme apesar de mexerem muito com o rumo da história, não me deixaram chateada como eu fiquei em outras adaptações. Confesso a vocês que eu estava com expectativas um pouco altas demais tendo em vista o modo como os leitores "endeusam" Gailman, mas achei o jeito de ele narrar bem simples se comparado a outros escritores que gosto mais. Ainda assim, nessa simplicidade ele consegue ser bem profundo, esse livro tem muitas metáforas para a vida e algumas reflexões muito válidas. Recomendo!
Agora vamos ao enredo que começa com Dustan Thorn no dia de um festival que acontece além da muralha do povoado de Muralha, o único dia do ano no qual os habitantes desse povoado são permitidos atravessar a fenda bem guardada da muralha e ir para o outro lado tal qual os visitantes do outro lado adentrar a muralha. É na feira do outro lado da muralha, conhecida como Terra Encantada, que Dustan encontra uma misteriosa mulher numa barraca de flores de vidro e se encanta por ela, por uma flor ela lhe pede como pagamento uma noite com ela (sim, é isso aí que você está pensando) e, nove meses depois, o jovem Dustan já casado recebe em casa um cesto com o pequeno Thristan, a quem sua esposa cria como filho.
Quando cresce, Thistan se apaixona por Victória, uma jovem mimada que já é apaixonada por outro homem (o patrão de Thristan, por sinal) e, desesperado para ter a mão dela em casamento, ele promete ir atrás de uma estrela cadente que caiu do outro lado da muralha. Ela lhe promete que, caso ele lhe traga a estrela, lhe dará qualquer desejo que ele tiver. Ele parte então em uma busca pela estrela que mudará sua vida para sempre. Enquanto isso, um rei da terra encantada está morrendo e seus três filhos vivos esperam para saber quem vai herdar o trono. Os príncipes são incumbidos da missão de encontrar uma jóia que contem o poder do reino, aquele que a tiver governará, as buscas deles se mesclam com a de Thristan uma vez que foi graças a essa jóia que Yvaine, a estrela, caiu. Ela foi atingida pelo colar e por isso caiu na terra. Agora está incumbida de levar o colar ao verdadeiro dono.
Thristan é ajudado por um pequeno homenzinho a chegar à estrela com a ajuda de uma vela de propriedades mágicas, esse homenzinho guia o início de sua jornada e lhe dá conselhos preciosos. Yvaine não é nada do que ele esperava da estrela cadente, ainda assim, como prometido, ele a leva consigo no caminho de volta para Muralha, enfrentando dificuldades com a perna quebrada dela e com o gênio difícil que ela não se incomoda em esconder. Conforme a jornada avança, eles são perseguidos pela rainha das bruxas que quer arrancar o coração da estrela para ter juventude por alguns séculos e seu caminho se cruza com o de um dos príncipes em busca da joia que está em poder da estrela. Thristan encara os perigos na busca de se tornar um homem, Yvaine luta para sobreviver e a felicidade dos dois mundos está prestes a se chocar.

Título Original: Stardust
País: Reino Unido/EUA
Direção:  Matthew Vaughn
Roteiro: Matthew Vaughn
Roteiro: Jane Goldman
Matthew Vaughn
Ano: 2010
Gênero:  Aventura/Fantasia/Romance
Elenco: Claire Danes
Charlie Cox
Sienna Miller
Jason Flemyng
Mark Strong
Rupert Everett
Peter O'Toole
Robert De Niro
Michelle Pfeiffer

Sinopse: Conta a história de um balconista Tristan que não tinha nenhuma ambição na vida a não ser conquistar o coração da bela Victória, que nada sente por ele. Em uma noite, uma estrela cadente surge nos céus e ele promete ir buscá-la para dar de presente à amada, como prova do que sente. Porém, para isso, ele terá que atravessar uma grande muralha protegida por um incansável sentinela. Do outro lado do muro, Tristan irá conhecer um mundo novo e encantado, que ele nunca imaginou, Stormhold.

Ele com o poder da vela da Babilônia logo encontra a estrela e percebe que na realidade ela é uma mulher chamada Yvaine. Ao saber da presença dela, a cruel bruxa Lamia passa a caça-la atrás do coração de uma estrela que dá imortalidade a quem possuir. Tristan e Yvaine também tem que fugir dos príncipes de Stormhold que precisam encontrar o colar que Yvaine usa, um rubi que o último rei arremessou para o céu e fez com que a estrela caísse.

O filme é de uma forma geral, bem fiel ao livro, algumas coisas foram modificadas e outras cortadas mesmo embora alguns personagens eu não entenda porque tiraram. De fato o rumo que o filme toma é divergente em alguns pontos do livro acredito que por uma questão de vendagem mesmo uma vez que, além de mais leve, o filme teve uma carga mais cômica que o livro. Não há uma forma de citar as divergências sem soltar alguns spoilers, então já deixo o aviso aqui. Como os dois são realmente bem similares - fizeram um bom trabalho com a adaptação - vou comentar só algumas das divergências.
  1. No livro a muralha é guardada pelos homens do vilarejo humano que se revezam entre si e há um festival no ano em que é permitida a entrada dos habitantes da terra encantada e a saída dos habitantes de muralha.
  2. A vela da babilônia no livro é dada a Thristan pelo homenzinho que ele encontra no início da jornada e ela acaba rápido, ao contrário do filme o teletransporte não é automático, a pessoa portadora da vela tem que dar passos na direção que quer ir.
  3. O confronto entre Thristan, Yvaine e as três bruxas nunca acontece no livro.
  4. No livro a bruxa só pode arrancar o coração da estrela enquanto ela não der o coração a ninguém (se apaixonar em outras palavras).
  5. No livro, Yvaine está com a perna quebrada e fica com ela assim pelo livro quase todo.
  6. O capítulo que acontece no navio é muito diferente no livro e no filme. O capitão, no livro, não é gay.
  7. Se Yvaine atravessar a muralha, no livro, ela se tornará um pedaço de rocha espacial e não poeira como no filme.
  8. O final de ambos é diferente.
  9. O pai de Thristan, no livro, é casado com uma mortal.
Essas são apenas algumas das muitas diferenças que tem entre eles. Ainda assim acho que vale a pena ver os dois. Recomendo muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.