quarta-feira, 20 de outubro de 2021

[Anime] Mo Dao Zushi - Terceira Temporada

 

Original: 魔道祖师 

Ano: 2021

Episódios: 12

Sinopse: Como o grande mestre que fundou a Seita Demoníaca, Wei Wuxian percorria o mundo de maneira desumana, odiado por milhões pelo caos que ele criou. No final, ele foi golpeado por seu mais querido shidi e morto por poderosos clãs que se combinaram para dominá-lo. Ele encarna no corpo de um lunático que foi abandonado por seu clã e é, mais tarde, a contragosto, levado por um famoso cultivador entre os clãs – Lan Wangji, seu arquiinimigo. Isso marca o início de uma jornada emocionante, mas hilária, de atacar monstros, resolver mistérios e criar filhos. A partir do flerte mútuo ao longo do caminho, Wei Wuxian lentamente percebe que Lan Wangji, uma face de pôquer aparentemente arrogante e indiferente, mantém mais sentimentos por Wei Wuxian do que ele está deixando transparecer.

Finalmente saiu a terceira temporada de Mo Dao Zushi, mas acho que tal como boa parte dos fãs mais ardorosos da franquia a tão aguardada sequência do donghua foi um tanto quanto frustrante. Não sei se isso foi causado pela nova lei que proíbe a exibição de conteúdo LGBT na China - mesmo o bromance - (que eu sinceramente não consigo entender e nem quero) ou o que deu errado, mas a impressão que a gente fica é que tudo foi finalizado às pressas para terminar logo a história sem o desenvolvimento que ela merecia e que provavelmente estava planejado quando idealizaram o projeto.

Quem leu a novel consegue perceber isso melhor do que quem só assistiu o drama, uma vez que mesmo que cronologicamente seja mais fiel aos eventos dos livros, eles ainda colocaram umas "linguiças" ali no meio e mudaram algumas coisas que, em parte dá para entender e em outras não dá não. Desde o início achei que o desenvolvimento do donghua estava indo muito lento em avançar a história e rápido demais em mostrar as coisas, cortando eventos, mudando outros o que, dada a censura chinesa, alguns pontos até dava para relevar, mas se a gente for pensar que a animação é um tanto quanto mais livre que um live action dava para eles terem aproveitado melhor a criação do que a produção do drama por poder mostrar detalhes que em um live action seria difícil de reproduzir, não estou com isso dizendo que era para ter escrachado tudo no anime, mas convenhamos que eles deram uma endoidada na história.

Com a terceira temporada não foi diferente, esta que deveria cobrir o arco da Cidade Yi, não apenas o maior, mas o mais difícil arco da história que se não me engano começa no terceiro volume da série ou no final do segundo (não lembro) acabou por ser a última temporada do anime e eles tiveram de comprimir dois livros em doze episódios. Se nas duas primeiras temporadas a história parecia avançar lentamente e eles estavam cortando coisa pra caramba, agora ela voa com mudanças tão bruscas no enredo original que quase parece outra historia. Sério, se tu quer ver um resumão dos quatro livros o donghua  é a escolha certa pra isso. Eles enxugaram tanto a história que uma pessoa que não leu a novel dificilmente vai entender a história de verdade.

Tudo é doido nessa terceira temporada, o arco da cidade Yi acabou em dois episódios, eu fiquei em choque! Daí simplesmente pularam para o final do livro e depois voltaram em uma discussão que devia ter acontecido muito antes na história. De boa, foi muita maluquice, quase um choque de adrenalina aqui. Okay que alguns diálogos e aquela cena da caverna em que eles vestem os hanfus de casamento até fazem a maluquice valer a pena, mas não deixa de ser frustrante ver a compressão de um enredo que deveria levar, pelo menos, cinco temporadas. Fiquei triste e não nego.

Não estou por dentro do que anda rolando no resultado da proibição de conteúdo BL na China, mas isso certamente afetará futuras produções que estavam para estrear ainda esse ano como a segunda temporada de Tian Guan Ci Fu, então nos resta apenas chorar e é isso aí. Lamentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.