sexta-feira, 28 de abril de 2023

[Mangá] Croquis

Original:  クロッキー  

Ano: 2015

 Páginas: 192

Sinopse: Nagi tem um trabalho de meio período como modelo numa escola de arte e ultimamente ele vem notando o olhar de um aluno em especial. Kaji parece bem amigável, mas Nagi tem medo de revelar seu maior segredo: Ele é uma drag queen e está guardando dinheiro para fazer grandes mudanças! Será que Kaji aceitará Nagi como ele é ou ele será esnobado novamente?

É a segunda vez que eu leio esse mangá, lembro que da primeira vez não gostei muito e dessa não foi muito diferente, pelo menos no que diz respeito a história principal que nomeia a obra. Esse também é um mangá antológico contendo três histórias, mas Croquis ocupa a maior parte do volume.

Nela acompanhamos a história de Nagi, o que parece ser um adolescente, que trabalha em dois empregos para fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Ele acha que sua vida amorosa não dá certo por ter a aparência de um homem. De dia, Nagi trabalha como modelo para o curso de artes da universidade. À noite, trabalha em uma boate como assistente de palco. Na faculdade, Nagi acaba conhecendo Kaji, um estudante de arte que parece demonstrar interesse por ele e quando o confronta, o jovem pede que ele seja seu modelo.

De início, Nagi fica desapontado por ser só aquilo, ele podia jurar que havia um interesse maior por parte de Kaji, mas acaba aceitando o trabalho. Conforme os dois se aproximam, fica mais difícil para Nagi esconder seus sentimentos e ele começa a pensar que, se fosse uma garota, Kaji gostaria dele. Será verdade?

A segunda história, divida em dois pontos de vista, é Meu Primeiro Amor e conta sobre Tori e Kamota, amigos de escola que se conheceram pela biblioteca. Apesar de serem muito diferentes quanto a personalidade, ambos consumiam o mesmo tipo de literatura e isso os aproximou. Embora nutrisse sentimentos por Kamota, Tori nunca disse nada e, anos depois, ao se reencontrarem em um encontro de ex-alunos, os velhos sentimentos ressurgiram, mas nenhum dos dois econtrou coragem para confessar.

Na terceira história, Desejo para uma estrela, Sei e Daiki também são amigos de infância. Sei sempre foi apaixonado por Daiki, mas nunca conseguiu dizer seus sentimentos e, por não ter um pedido atendido após desejar com todas as suas forças para uma estrela, ele as odeia hoje, apesar de ser membro do clube e astronomia porque Daiki é o presidente. Contudo, a partida de Daiki para a universidade vai colocar os sentimentos de Sei ainda mais à prova e ele vai ter de tomar uma decisão se não quiser perder o primeiro amor para sempre.

Te falar, a segunda e a terceira história foram as melhores, mas tive problemas em comprar a primeira. Mesmo ocupando a maior parte do mangá, Croquis simplesmente não convence, o desenvolvimento do casal é fraco, quase não conseguimos ver o momento em que se apaixonam, eles não tem química praticamente nenhuma. Além disso, Nagi é muito infantil, fica dando piti por tudo e a autora perdeu uma excelente oportunidade de tratar o tema da transsexualidade focando apenas de modo superficial no assunto. Os casais das outras histórias são melhores construídos e mesmo elas sendo mais curtas, envolvem bem mais que a história principal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.