domingo, 9 de julho de 2023

[Livro] Mo Dao Zushi da NewPop Volume 1

Julho é o mês do meu aniversário, então eu sempre fico meio deprimida. Por isso, decidi reler Mo Dao Zushi  esse mês para me distrair e revisitar minha primeira novel, que li três anos atrás. Reler livros é sempre uma experiência interessante, por melhor que você lembre da história, sempre vai achar detalhes novos ou rir das mesmas piadas. Minha irmã calhou de comprar o primeiro volume da versão traduzida pela New Pop e, devo dizer, é uma edição bonita, as ilustrações realmente são muito belas, os extras ficaram fabulosos cheios de parte da interessante cultura chinesa.

Achei a tradução boa, embora tenha sentido saudades dos comentários hilários da MissSw, só algumas coisas achei um tanto quanto literais demais e travou minha leitura em alguns momentos, como o fato de sempre nomearem a seita como, por exemplo, Lan de Gusu ao invés de GusuLan como a gente está habituado, tanto nas produções como no audiodrama era dito desse jeito, então ficar lendo direto Patriarca de Yiling soava meio irritante. Ainda assim, devo dizer que a tradução é bem feita, por ser direto do mandarim a gente é presenteado com algumas nuances legais, mas a vida que a MissSw deu a tradução de fãs foi inegável e muito marcante, então a gente meio que leva um choque quando pega essa um pouco mais "engessada". De novo, não há nada errado com ela! Não é isso que eu estou dizendo.

Achei a letra pequena. Eu uso óculos, então por mais confortável que página amarela seja, a letra pequena me incomodou um pouco. Mas me diverti tanto quanto da primeira vez, a edição é muito bonita e, mesmo a capa removível me dando uma pontinha de decepção, é inegável que a essência da história permanece e continua encantando a gente do mesmo jeito que aconteceu quando a lemos no wattpad a primeira vez. Gostei muito. Eles também mantiveram as notas de rodapé algo que eu achei fantástico, pois ajuda muito na imersão, especialmente para quem não é habituado com a cultura chinesa. 

Como boa fã da história, recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.