sábado, 5 de agosto de 2023

[Livro] A Maldição do Mar

Original: The Wicked Deep

Autora: Shea Ernshaw

Gêneros: Ficção, Fantasia sombria, Fantasia paranormal

Ano: 2021

Sinopse: Quando corpos de garotos começam a aparecer no litoral da cidade de Sparrow, alguns moradores se perguntam se a antiga lenda sobre as bruxas vingativas seria verdade. Mas até onde essa caça às bruxas pode levar?

Há dois séculos, três irmãs foram condenadas à morte por, supostamente, cometerem bruxaria. Pedras foram amarradas em seus tornozelos, e elas morreram afogadas nas águas profundas que margeiam a cidade. Agora, por um breve período de tempo – a cada dia primeiro de junho até o solstício de verão –, diz a lenda que as irmãs retornam, roubando os corpos de três meninas para que, por meio deles, possam buscar sua vingança, seduzindo e afogando meninos até a morte. Como muitos habitantes locais, Penny Talbot, conhece a lenda de cor.

Mas, neste ano, quando a cidade se prepara para o anual retorno das irmãs, um rapaz desconhecido, Bo Carter, chega à cidade buscando suas próprias respostas. E Penny o acolhe. Mas quando corpos de meninos locais começam a aparecer no litoral, o clima de desconfiança e medo atinge a cidade, dando início a uma verdadeira caça às bruxas.


"O amor é uma feiticeira insidiosa e selvagem. Ela espreita, suave e gentil e silenciosa, antes de cortar a sua garganta."

Minha irmã comprou esse livro despretensiosamente pela capa nas Americanas em nossa última visita lá. Como estava um pouco deficiente de livros físicos na meta desse ano e não sou adepta de e-books (mas com o preço dos livros é o jeito), acabei substituindo por um dos e-livros na minha lista. Confesso, foi a melhor decisão que tomei!

No começo, foi muito difícil me concentrar e mergulhar na leitura porque eu tinha acabado de ler Mo Dao Zu Shi e, meus queridos, depois que se lê essa novel você não quer saber de nada além de pegar o primeiro livro e começar tudo de novo sem se cansar. Então, os primeiros capítulos passaram meio como uma névoa diante da minha ressaca literária (raríssimo ter ressaca duas vezes com o mesmo livro, mas aconteceu, amo essa novel).

Então, a história é narrada por Penny Talbot, uma garota que vive numa ilha próxima à cidade costeira de Sparrow no Óregon. Todo ano, essa cidade promove um festival relembrando um sombrio acontecimento duzentos anos atrás quando três jovens foram acusadas de bruxaria e condenadas a morte por afogamento. A partir daí, todos os anos, incapazes de descansar em paz, elas voltam para se vingar, afogando garotos na baía. Vários turistas se reunem em Sparrow todos os anos para presenciar o mortal acontecimento, mesmo com suas próprias vidas correndo risco.

Penny não gosta de nada disso. Pior, ela teme mais que qualquer coisa ser uma das possuídas por uma das irmãs Swan e, com isso, acabar matando alguém. O pai de Penny desapareceu anos atrás e, desde então, ela cuida de sua mãe com saúde instável pela dor da perda. Nesse ano, por insistência de sua melhor amiga, ela acaba indo à abertura do festival e acaba encontrando Bo, um misterioso garoto que apareceu na cidade em busca de trabalho. Por fim, após um incidente, ela decide admiti-lo na ilha para cuidar do Farol.

Conforme as mortes vão acontecendo e Penny vai escondendo mais e mais segredos de Bo, que igualmente mantêm suas intenções ocultas, ambos começam a investigar as mortes e uma verdadeira caça as bruxas recomeça para descobrir quais garotas estão possuídas. Nenhum garoto está a salvo e todas as meninas são suspeitas. Bo e Penny se sentem mais atraídos um pelo outro, mas talvez esses sentimentos não sobrevivam aos segredos que ambos escondem.

A narrativa é simples, poética e fluida, os acontecimentos vão e vem entre passado e presente enquanto as verdades se descortinam à nossa volta e a autora soube usar muito bem a subjetividade da primeira pessoa para fazer plot twists realmente impactantes. O desenrolar é instigante e apesar de ter achado o final um pouco agridoce, gostei muito do desenrolar da trama.

Personagens cinza que nos despertam sentimentos duais. Nesses momentos fico pensando quão importante é estudar ética, diante de alguns dilemas, somos colocados como juízes de quem vive e quem morre. Como mulheres foram julgadas porque os homens de uma cidade tinham caráter ruim o bastante para trair suas esposas e, por não se conformarem numa época que desquite era abominável, muito mais fácil acusar forasteiras de bruxaria por serem bonitas e inteligentes. Ainda assim, o fato em si seria justificável para tirar outras vidas inocentes sem qualquer ligação com aquelas pessoas?

Sério, vale muito a pena a leitura. Romances trágicos, suspense, mitologia e mistério. A combinação perfeita para um livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.