domingo, 30 de novembro de 2025

[Livro] Khemjira's Rescue

Original: เขมจิราต้องรอด

Autor: Cali (คาลิ)

Ano: 2024

Gênero: Terror, drama, romance, histórico, sobrenatural, BL

Sinopse: Khemjira nasceu em uma família que, por tradição, é marcada por uma maldição que mata os filhos homens antes de completarem 20 anos de idade. 

A mãe de Khemjira deu-lhe um nome feminino, Khemjira, que significa "sempre seguro", na esperança de afastar o destino trágico. Ele então busca a ajuda de um misterioso xamã, Paran, na esperança de encontrar uma maneira de quebrar a maldição e garantir sua sobrevivência. Ao longo de sua jornada, Khemjira terá que enfrentar o espírito vingativo por trás da maldição e, ao mesmo tempo, se envolver com um xamã de magia branca.

Onde encontrar: Wattpad

Khemjira nasceu em uma família amaldiçoada e, por isso, ele não cresceu sem amigos. Quando sua mãe faleceu e seu pai se ordenou monge para conseguir méritos para ela, Khemjira ficou sob os cuidados de tios paternos, pois ninguém da família materna quis ficar com ele por causa da maldição. Só que os tios paternos sumiram com todo o dinheiro deixando apenas uma mixaria para ele se virar e, desde então, ele aprendeu a cuidar de si mesmo.

Agora que estava prestes a entrar na universidade, a coisa que Khem mais queria era ir para capital, onde ninguém sabia da sua maldição e ele poderia enfim fazer um amigo de verdade. O problema é que, quanto mais perto ele chegava do seu aniversário de vinte anos, mais perto da morte estava. Logo no seu primeiro dia na capital ele quase é morto por um espírito, mas recebe a ajuda de um jovem calouro chamado Jhettana que o salva no último minuto e, após uma conversa franca, Khem descobre que Jhet pode ver espíritos também e este promete ajudá-lo.

Durante o começo do ano, perto das férias, Khem e Jhet se juntam a um time de voluntários para ir ajudar em uma vila remota perto da cidade natal de Jhet onde o mestre dele, Parun, vive. Jhet acredita que se falar com jeitinho, apesar de todas as suas restrições, Parun aceite ajudar Khem com seu inimigo cármico. Só que, embora algo forte aconteça quando os dois se encontram pela primeira vez, Parun não está disposto a se envolver no destino dos outros e muito menos enfrentar inimigos cármicos. Ele permite apenas que os dois fiquem em sua casa, mas tudo que faz por Khem é lhe entregar uma proteção temporária.

Parun é um poderoso xamã com habilidades mágicas notáveis e, em sua meditação, ele consegue acessar sua vida passada e descobre que teve um romance com uma vida passada de Khem, mas ambos tiveram um destino trágico por causa do irmão mais novo de Parun naquela vida. Apesar de tentar negar a atração que os dois sentem um pelo outro, Parun não está disposto a ceder, enquanto Khem fica preso aos sentimentos da sua vida passada incapaz de parar de sentir amor pelo mestre de seu amigo.

Numa tentativa de salvar Khem, Jhet acaba arrastando Charnvit para se tornar discípulo de Parun e assim poder receber um treinamento grande para ajudar o amigo. Charn tem uma mente muito forte e seria um bom protetor para Khem. Khemjira também se voluntaria a se tornar discípulo de Parun, mas este sabendo dos sentimentos que ele não consegue ignorar não o aceita como discípulo, aceitando apenas Charn já que Jhet já era seu discípulo. Assim, os amigos de Khem começam sua jornada de aprendizado enquanto ele tenta lidar com seus sentimentos por Parun.

Quanto mais perto o aniversário de Khemjira chega, mais coisas sinistras começam a acontecer com ele e as pessoas à sua volta. Parun, tendo sempre o cuidado de nunca ultrapassar a linha, o protege nas sombras tentando negar a si mesmo o que sente pelo seu amante de outra vida. O inimigo cármico de Khem se torna cada vez mais forte e menos disposto a poupá-lo, restando a Parun recorrer a única pessoa que ele conhece e pode ajudar Khem, o melhor amigo de seu falecido avô, um xamã poderoso que tem uma arma mágica.

Com perdas e revelações no caminho, resta saber se o esforço de Parun, Jhet e Charn será capaz de manter Khemjira vivo.

Olha, eu me surpreendi. Primeiro porque o foco do livro não é exatamente no romance, que acontece de forma bem lenta, mas no próprio terror e na cultura religiosa tailandesa, achei muito interessante. Ao contrário de outros BLs que eu já li esse é mais tranquilo, com uma narrativa envolvente, sem focar em cenas NC, inclusive, só tem uma e nos extras, o que deixa a gente aproveitar muito mais da história e dos personagens. A maneira como a autora escolheu ligar os pontos da história foi muito boa, as cenas de combate espiritual e rituais eram muito visuais algo que eu gostei bastante e a relação entre os personagens também foi muito bem feita.

Embora a batalha final não tenha me deixado muito animada, o plot twist serviu para compensar. Eu realmente não esperava por aquilo e achei um golpe de mestre. Ali tudo na história se liga como um círculo sem deixar nenhuma pontinha solta. O final da história é cativante e me deixou com o coração quentinho. Gostei demais, tanto que li em menos tempo que o planejado. Estou ansiosa para ver como adaptaram na série e volto depois para contar a vocês o que achei!

 

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

[Bíblia] Isaías - Parte II

 O Livro de Isaías é bem grande, são 66 capítulos ao todo, as aulas do Pe. Juarez são por capítulo, alguns tem mais informações que outros, então serão muitas partes. Eu ainda estou estudando esse livro, faltam mais ou menos uns 16 ou 17 capítulos para terminar. Assim, vai ser uma trajetória longa de postagens porque não vou colocar muitos capítulos de uma vez pra não cansar a leitura.

Capítulos 05 e 06

  • A imagem da vinha e seu Senhor exprime, em toda a bíblia, a aliança de Deus com seu povo.
  • Sete, na bíblia, significa plenitude.
  • O núcleo do Livro de Isaías é a Santidade de Deus.
Isaías usa uma metáfora alegórica para mostrar a sua vocação. Deus prepara  o profeta para falar por ele para o povo surdo e cheio de indiferença, prenunciando o exílio.

Capítulo 07

  • Reflete a grande promessa do Emmanuel
A Assíria planeja atacar a Síria e Israel para se apoderar de suas terras, os dois reis se unem e tentam convencer Acaz, rei de Judá, a se unir a eles, mas Isaías proíbe a mando de Deus. Esses reis então planejam invadir a Judeia e destronar Acaz (acabando com a linhagem davídica) e colocando outro que se alie a eles, mas Isaías profetiza que isso não acontecerá e faz o anúncio da vinda do Messias através da Virgem Maria, além de prenunciar o exílio de Israel.

O anúncio do Messias é também para nós um lembrete que não precisamos temer, pois Deus está conosco, nada pode nos atingir porque somos de Cristo e, em Cristo, reside a nossa força.

  • Em hebraico não existe superlativo, para salientar que algo é muito santo repete-se três vezes.

Capítulos 08 e 09

Com a aliança de Acaz e a Assíria, o rei se torna muito permissivo e Isaías (já pela tampa) alerta o rei das consequências de sua aliança (que ele advertiu a não fazer) e, lentamente, vê Judá se tornando pagão. O profeta se recolhe, deixando o rei por si mesmo e só voltando a profetizar quando Ezequias sobe ao trono. O povo se afasta de Deus, mas Deus jamais se afasta do seu povo.

Isaías anuncia a grande mudança com a vinda do Messias. No antigo testamento, direito e justiça são competências de Deus, ao afirmar que o Messias firmará e manterá o trono de Davi no direito e na justiça, firma a descendência de Jesus e sua divindade como filho de Deus.

[Livro] Um Pai Especial/Doces Lembranças

Original: Merry Christmas, Mommy

Autor: Muriel Jensen

Ano: 1995

Sinopse: Um Pai Especial Sou apenas um bebê, mas já sei o que quero: que Nate seja meu pai. Falta apenas convencer minha mãe..." A única coisa que todos no Hospital Riverview sabiam sobre o médico Nate Foster era que ele nunca cuidava de bebes. No entanto, quando Louise Endicott chegou ao hospital num trabalho de parto prematuro, ele permaneceu ao lado dela e ajudou-a a dar à luz seu saudável bebezinho. O que havia de especial em Louise que, após um único olhar,estava se oferecendo para cuidar das fraldas sujas.

Após um acidente de automóvel em que quebrou o braço, Louise entra em trabalho de parto de modo prematuro, duas semanas antes do esperado. Sua amiga Roberta que deveria estar ao seu lado, não estava esperando por isso e estava em uma reunião em outra cidade então ela estava sozinha, até que de modo inesperado o médico Nate Foster conhecido por não gostar de bebês se encarrega de recebe-la na emergência e se prontifica a ficar ao lado dela durante o parto.

Ele estava prestes a entrar de férias e ir acampar no Canadá, mas algo em Louise e no bebê que ele ajudou a nascer — e descobriu ser fruto de uma inseminação artificial — o impedem de viajar. Ela era uma mãe de primeira viagem com um bebê recém-nascido, sozinha e com um braço quebrado. Assim, quando Nate aparece em sua porta com a mentira de que adiara sua viagem porque o carro quebrou as defesas de Louise se erguem ao mesmo tempo em que ela se sente grata por ter alguma ajuda.

Só que, ao contrário do seu mundo extremamente organizado e planejado, o mundo de Nate é caótico e cheio de liberdade. Mesmo a atração entre os dois sendo irresistível, ela não acredita que possam chegar a um acordo, ele tem relacionamentos abertos, sem compromisso, mas Louise quer estabilidade, responsabilidade duas coisas que Nate não acredita serem necessários. 

Porém as circunstâncias — e o bebê de Louise — parecem estar dispostas a juntar os dois, independente de suas vontades. Ignorando o medo do inesperado de Louise e os traumas do passado de Nate, o sentimento que os une promete ser mais forte que o medo.

Tirando essa parte de “Olha quem está falando” que eu achei muito nada a ver, a história é até boazinha, mas não passa disso. O desenvolvimento é bom tirando algumas discussões bem nada a ver e o que me incomodou mesmo foi esse final desnecessário que podia ser resolvido com uma conversa, atitude madura e terapia. Mas, fazer o quê?

Doces Lembranças

Original: Mistletoe Kisses

Ano: 1994

Autor: Lynsey Stevens

Sinopse: A simples presença daquele homem era capaz dè provocar em Yasmin sensações enlouqueçedoras. Sean Craigen continuava jurando amor por Yasmim. mas como ela poderia perdoar a traição de cinco anos atrás. No entanto, voltar à Austrália despertara as doces lembranças de seu amor por Sear... e desejo de acreditar nas palavras dele. e em seus beijos sedutores!

Essa história foi muito mal desenvolvida. Ela não deve ter nem cem páginas direito. É mais um conto que uma novela. Yasmin volta para casa do avô após cinco anos de ser traída por Sean que a enganou e escondeu o fato de ter uma esposa e filho. E só volta porque a mãe lhe garantiu que ele estaria no Canadá e ela precisa impedir que a mãe peça dinheiro ao avô doente para pagar as dívidas do irmão inescrupuloso. 

Contudo, para sua surpresa, Sean está na mansão quando ela chega, acompanhado do filho Toby que simpatiza com Yasmin na mesma hora. Enquanto as lembranças do passado e o sentimento que ainda vive teimam em arder dentro dela, Yasmin está disposta a não permitir que Sean a faça de boba outra vez.

Não gostei. Eu detesto personagens femininas que são "mortas" porque veem um par de músculos definidos, elas não se impoem, ficam lá com a energia de uma caqueira enquanto todo mundo decide o que elas devem fazer porque elas são incapazes de dar um basta no que não querem. Além disso, faltou desenvolvimento aqui, tudo acontece de modo muito abrupto, numa página eles estão brigando, na outra estão se resolvendo e na outra já aparece um monte de revelações saídas do absoluto nada. Gostei não. 

terça-feira, 11 de novembro de 2025

[Bíblia] Isaías - Parte I

 Introdução


  • Os profetas viveram no tempo dos reis e crônicas;
  • 767 e 698  a.C.
  • Período do rei Azarias, Joatão, Acaz e Ezequias;
  • Escrito por vários autores que atribuem a Isaías, prática muito comum no antigo testamento;

Divisão


1º Isaías Cap. 1-39

Antes do exílio, período de atividade do profeta.

2º Isaías Cap. 40-55

Durante e depois do exílio, capítulos posteriores a Isaías, mais de dois séculos, escritos pela sua escola.

3º Isaías Cap. 56-66


Cap 1

Deus chama o povo à fidelidade. Os reinos, com o exílio assírio, foram tomados por estrangeiros que instituíram a idolatria. O reino do norte (10 tribos) não tinham descendência davídica e agiam ainda pior que o sul, ao ponto de Isaías compará-lo a Sodoma e Judá a Gomorra. Ele alerta que não adianta fazer sacrifícios a Deus mantendo um coração em pecado, isso é abominável ao Senhor. Enquanto não houver conversão sincera, Deus não volta os olhos para as preces, pois elas são impuras.

O nome Isaías, em hebraico, é  יְשַׁעְיָהוּ (Yeshayahu) que deu Esaías, depois Isaías e significa "salvação do Senhor", mesma raiz de Ieshua, nome de Jesus que significa "O Senhor salva".

V.2 "Ouvi, céus, e tu, ó terra, escura, é o Senhor quem fala"
É uma linguagem jurídica, Deus chama o céu e a terra como testemunha.

V.4 "Ai da nação pecadora, do povo carregado de crimes, da raça de malfeitores, dos filhos desnaturados."
Acusação contra Judá

V. 29 "Então tereis vergonha dos carvalhos verdes que cobiçais, e corareis de pejo dos jardins que ora vos agradam"
Revolta contra a idolatria cananeia no meio do povo. Os cananeus tinha culto a árvores sagradas.

Cap. 2

O que é um profeta?
Um profeta não é um adivinho ele não prevê o futuro. Profeta significa aquele que fala em nome de Deus. O profeta Isaías tem várias nuances messiânicas, ele aponta para o dia em que o messias virá restaurando a paz e a felicidade no meio do povo.

Isaías fala, nesse capítulo, contra a idolatria e na segunda parte parece se dirigir ao povo do norte, onde havia menos fidelidade que o sul em que o centro ainda é Jerusalém. Ele é claro ao afirmar que não adianta ter dinheiro ou força se não tem fidelidade a Deus, sem Deus tudo é vazio.

V.5 "Casa de Jacó, vinde, caminhemos à luz do Senhor"
Luz do Senhor significa salvação.

Cap 3

Vendo a desordem e atenção a futilidades de um povo que abandonou a fé, o profeta repreende-os para que se convertam e voltem seu olhar para o Senhor. Essa sociedade anárquica e fútil é um reflexo em larga escala daquela que vivemos hoje.

Cap 4

Isaías fala sobre o que está acontecendo ao mesmo tempo sobre o tempo que há de vir com o messias. A expressão filhas de Sião se refere não apenas as mulheres, mas a população como um todo.

"Vai sobrar apenas um resto"
Se refere a invasão de Nabucodonosor e o exílio que virá. O resto é um termo muito comum na bíblia e se refere a misericórdia de Deus para com o povo, mesmo quando eles pecam e são castigados, o Senhor mantem um "resto" para continuar a linhagem.

[Livro] Assassinato no Expresso do Oriente [+Adaptações]

 Original: Murder in Orient Express

Autora: Agatha Christie

Ano: 1934

Gêneros: Romance, Mistério, História de detetives, Ficção policial

Sinopse: Neste clássico da literatura, e um dos mistérios mais famosos da Rainha do Crime, Hercule Poirot precisa descobrir quem está por trás do assassinato no Expresso do Oriente – e o culpado está entre os passageiros do trem.

Em meio a uma viagem, Hercule Poirot é surpreendido por um telegrama solicitando seu retorno a Londres. Logo o famoso detetive belga embarca no Expresso do Oriente, que está inesperadamente cheio para aquela época do ano. Pouco após a meia-noite, o excesso de neve nos trilhos obriga o trem a parar, e na manhã seguinte, o corpo de um dos passageiros é encontrado, golpeado por múltiplas facadas. Isolados e com um assassino entre eles, a única solução de Poirot é iniciar uma investigação, reunindo todas as pistas e os suspeitos para chegar à conclusão de quem é o criminoso ― antes que ele faça mais uma vítima. 


Poirot embarca no ilustre Expresso do Oriente após ser convocado de volta a Londres. Como o trem estava lotado, ele decide viajar no dia seguinte, mas o chefe da condução, Bouc, arranja uma acomodação para ele ainda naquela noite, insistindo que ele viaje com ele. Durante a viagem, incialmente apertada e desconfortável, uma noite agitada traz um assassinato, um homem mal encarado é apunhalado doze vezes em sua cabine enquanto o trem fica parado por uma nevasca.

Bouc implora que Poirot tome a chefia da investigação já que eles estão isolados e precisarão dar um retorno a polícia tão logo cheguem a cidade mais próxima. Há doze passageiros no trem, aparentemente sem nenhuma ligação entre si, mas quando a identidade do morto se revela como a de um sequestrador envolvido no assassinato muito repercutido de uma criança americana, todos parecem ser suspeitos do crime.

Enquanto investiga, levantando suposições e destruindo teorias, Poirot chega a uma chocante conclusão de que talvez, dentre os suspeitos, ninguém seja realmente inocente.

No fim, o ponto desse livro é trabalhar o senso de justiça. Quando as leis falham em cumprir o seu papel, até onde é justo as vítimas irem atrás da compensação pela perda que sofreram? Quem está certo ou errado aqui? O preço do crime compensa de verdade a falha da justiça? Muitas dessas reflexões fazem a gente pensar sobre até onde é permitido ir em nome da nossa verdade. Achei o livro muito parado, embora o quebra-cabeça seja muito bom, mas o que realmente prende são essas discussões e gosto muito quando Poirot é ativo e sarcástico. Não é o melhor livro dela, mas tem seu charme.

O episódio da série, 04 da décima segunda temporada, é fiel ao livro em sua maior parte. Infelizmente o lugar por onde eu vi a legenda estava muito adiantada, mas deu pra entender por ter lido o livro. Há, contudo, uma parte da construção do personagem do próprio Poirot que entra em conflito com o que acontece no livro. Durante a conclusão, no livro, ele apresenta duas hipóteses para o que aconteceu, uma improvável e uma correta, diante das apresentações, a verdade revelada acaba causando uma comoção e chegam a um consenso de que foi feita justiça. Ele se retira do caso e a primeira hipótese mesmo falha é escolhida para ser dada a polícia. Na série, há todo um embate ético e religioso envolvido que não acontece no livro, acaloradas discussões acerca do crime onde Poirot fica diante de uma escolha difícil quando sua fé e sua ética entram em conflito com a "justiça" falha ao longo dos anos. Embora o final se mantenha o mesmo do livro, esse acréscimo ficou muito pertinente e deu a série uma aura mais dramática e reflexiva do que a objetividade do livro.

A adaptação de 2017 embora tenha o mesmo teor do livro peca em omitir personagens, suprimir personalidades e mudar alguns eventos sem necessidade nenhuma. A história segue a mesma, mas em algumas circunstâncias diferentes. Nacionalidades de personagens foram mudadas e, mesmo que isso tenha cara de inclusão, não foi uma coisa que eu achei realmente importante ou necessária no que diz respeito a este filme em específico. Houveram embates sem qualquer necessidade, e mesmo que a linha principal da história tenha se mantido, não julgo uma adaptação muito boa. A da série se mostrou muito mais fiel ao livro sem acessórios dispensáveis e discussões que não cabiam.

Embora disponha de um elenco muito bom com nomes como Jonny Depp e Penelope Cruz, não entusiasma e essa versão meio "cômica" de Poirot soou muito forçada também. Eu, particularmente, não gosto muito dessa série de adaptações novas que estão fazendo dos livros de Agatha, elas se perdem muito das obras e não respeitam as características dos personagens.