O Livro de Isaías é bem grande, são 66 capítulos ao todo, as aulas do Pe. Juarez são por capítulo, alguns tem mais informações que outros, então serão muitas partes. Eu ainda estou estudando esse livro, faltam mais ou menos uns 16 ou 17 capítulos para terminar. Assim, vai ser uma trajetória longa de postagens porque não vou colocar muitos capítulos de uma vez pra não cansar a leitura.
Capítulos 05 e 06
- A imagem da vinha e seu Senhor exprime, em toda a bíblia, a aliança de Deus com seu povo.
- Sete, na bíblia, significa plenitude.
- O núcleo do Livro de Isaías é a Santidade de Deus.
Isaías usa uma metáfora alegórica para mostrar a sua vocação. Deus prepara o profeta para falar por ele para o povo surdo e cheio de indiferença, prenunciando o exílio.
Capítulo 07
- Reflete a grande promessa do Emmanuel
A Assíria planeja atacar a Síria e Israel para se apoderar de suas terras, os dois reis se unem e tentam convencer Acaz, rei de Judá, a se unir a eles, mas Isaías proíbe a mando de Deus. Esses reis então planejam invadir a Judeia e destronar Acaz (acabando com a linhagem davídica) e colocando outro que se alie a eles, mas Isaías profetiza que isso não acontecerá e faz o anúncio da vinda do Messias através da Virgem Maria, além de prenunciar o exílio de Israel.
O anúncio do Messias é também para nós um lembrete que não precisamos temer, pois Deus está conosco, nada pode nos atingir porque somos de Cristo e, em Cristo, reside a nossa força.
- Em hebraico não existe superlativo, para salientar que algo é muito santo repete-se três vezes.
Capítulos 08 e 09
Com a aliança de Acaz e a Assíria, o rei se torna muito permissivo e Isaías (já pela tampa) alerta o rei das consequências de sua aliança (que ele advertiu a não fazer) e, lentamente, vê Judá se tornando pagão. O profeta se recolhe, deixando o rei por si mesmo e só voltando a profetizar quando Ezequias sobe ao trono. O povo se afasta de Deus, mas Deus jamais se afasta do seu povo.
Isaías anuncia a grande mudança com a vinda do Messias. No antigo testamento, direito e justiça são competências de Deus, ao afirmar que o Messias firmará e manterá o trono de Davi no direito e na justiça, firma a descendência de Jesus e sua divindade como filho de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.