Capítulo 10
A linguagem simbólica é usada pelo profeta e, para compreendê-la, é necessário vê-la à luz do contexto da época.
Ele profetiza contra Judá, avisando que sua aliança com a Assíria vai se voltar contra ela tal como caiu Israel e Damasco. Igualmente fala contra a Assíria e prenuncia as cidades de Israel e da Síria que serão levadas pela Assíria. Isaías trata a Assíria como uma vara na mão de Deus para castigar o povo pela sua conduta ruim.
No meio do caos das invasões, o profeta anuncia a libertação pelo messias, ponto alto da misericórdia de Deus, mas salienta que esse reino se instala no meio daqueles que são fiéis. Deus convida todos à felicidade, fidelidade e salvação, mas a escolha é individual.
Capítulo 11
Capítulo centrado na profecia messiânica, também a fundamentação bíblica e teológica para os sete dons do Espírito Santo.
- Jessé é o pai de Davi, e é da raiz de Davi que surge o messias.
- Aparecem os dons do Espirito Santo: sabedoria, entendimento, prudência, coragem, ciência e temor de Deus. Essas características são citadas na Sabedoria personificada que é o próprio Deus. São Jerônimo, ao traduzir a bíblia, acrescentou o dom da piedade como sétimo atributo subtendido no texto. A piedade consiste em se reconhecer como criatura reconhecendo Deus como criador, adorá-lo e louvá-lo como é meu dever de criatura.
Capítulo 12
Cântico de ação de graças por aqueles que voltam do exílio com Zorobabel.
V.2 "Eis o Deus que me salva"
Em hebraico "Deus Salva" é Ieshua, nome de Jesus. O profeta anuncia já a salvação do mundo pelo messias.
V.3 "Vós tirareis com alegria água das fontes da salvação"
Tirar água da fonte era um dos ritos da festa das tendas. Aqui pode ser interpretado como Cristo sendo a fonte da salvação, referência que se repete no episódio em que a samaritana pede água da fonte a Jesus.
Capítulo 13
- Provavelmente, um capítulo posterior ao profeta.
- A Babilônia aqui funciona como um sinônimo de tudo que é mal na visão do profeta.
- O nome Babilônia significa porta dos deuses, assim, pela denominação "porta dos nobres" é que se sabe que o oráculo é contra esse império.
V. 8 "Rosto em fogo"
Pode significar vergonha ou raiva segundo os estudiosos, já que a Babilônia era um grande império que ninguém imaginava caído, pois era muito poderoso.
V.20 "o árabe não mais erguerá aí sua tenda"
Os árabes aqui se referem aos povos do sudeste de Israel, pois o reino árabe vai surgir apenas mais tarde com os nabateus que são originários dessa etnia.