quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

[Drama] Khemjira The Series

Original:  เขมจิราต้องรอด

Ano: 2025

Gênero: Terror, drama, suspense, romance, BL

 Diretor: Ron Pattrapol, Kittiphat Jumba, Den Panuwat Inthawat 

Sinopse: Khem nasceu em uma família amaldiçoada. Supostamente, uma filha nascida na família estaria segura. Entretanto, um filho morreria antes complear vinte anos de idade. A mãe de Khem sabiamente dá a ele um nome de menina, Khemjira, que significa "seguro para sempre". Khem acredita nisso até seu aniversário de dezenove anos.

Baseado na novel Khemjira's Rescue por Cali 

Onde achar: Meow Fansub (blog), Lianhua Fansub (Telegram) 

E depois de ler a novel em praticamente dois dias, vamos falar sobre a adaptação de Khemjira!

 Eu estava bem ansiosa para ver esse drama desde que vi o trailer por acaso, mas acabei achando a novel e decidi ler antes de assistir. Esse post vai se referir apenas ao drama e a diferenças que vi em relação à novel, então não vou falar muito do livro que já foi resenhado aqui essa semana, tudo bem? Assim, pode conter spoilers, então se planeja assistir ou ler a novel, é recomendável não ler.

Vamos lá. 

A presmissa segue a mesma, o drama é 80% fiel ao livro, mas ainda muito pouco, houve mudanças que eu não entendi, como trocar o nome de Parun para Paran (assim, em que influencia, né?) e vários acontecimentos que só acontecem no drama, como esses ataques de Rampueng e suas servas aos aldeões, a participação maior de personagens secundários, isso até agrega um pouco e, para uma produção adiovisual acho que é válido porque como a novel foca praticamente em Khem e Parun fazer um drama todo só assim podia ficar vago. Daria um filme, não uma série. Até aí eu entendi.

Mas algumas outras mudanças foram meio bruscas como as três cenas NC na série que eu fiquei meio "pra que?", não entendo a necessidade de sexualização dos personagens que está acontecendo nas séries tailandesas desde KimPorshe, parece que é impossível eles fazerem um drama que não seja recheado de cenas de sexo que nem acrescentam e, nesse caso, nem combina muito com a história. Na novel só tem uma cena NC, no extra do casamento deles (que nem mostra na série) e só. E assim, no meu ponto de vista, o foco da série era terror, o foco do livro é terror, tanto é que só vai surgir um romancinho ali perto do final mesmo, todo o livro gira em torno do terror, da relação gelada de Parun e Khem, da aproximação de Khem dos aldeões e da perseguição da fantasma. 

Mudaram também a personalidade dos personagens. Principalmente Jhet, aqui ele é mais extrovertido e um pouco mais solto, na novel embora ele tenha esses traços ele é muito mais sério, apesar de ser o principal alívio cômico da trama. Algumas cenas ficaram diferentes também como a cena do carro em que Jhet e Charn caem da ponte com carro e tudo, aqui mudou, Jane tem maior participação na trama, coisa que não tem na novel, e o episódio final é praticamente todo diferente da novel. 

Nessa parte do final eu fiquei dividida. Em parte foi bom, porque achei que o final da série incrementou o final da novel que foi bem mais ou menos, porém, em contrapartida, a supressão dos capítulos extras em minutos da série me deixou meio triste. E assim, as mudanças que eles fizeram com Parun não fizeram muito sentido também, a história toda dele não poder ter um parceiro por ser um xamã, não poder ter relações, perder os poderes nada disso acontece na novel e não sei o motivo de terem mudado na série. O papel do monge Kasem que morre no livro, também foi diferente aqui.

No fim das contas, pesando prós e contras, eu dei um 8,0 para Khemjira the series, a série é boa, cumpre o papel de entreter, tem bons efeitos especiais, foi bem montada e tirando essas mudanças que não me agradaram muito foi boa de acompanhar. Curti e torci, cheguei até a chorar com a morte do Thong, achei o garotinho que fez ele tão fofinho e amei que colocaram os mesmos atores para fazer os filhos de Khem e Parun. Para quem leu a novel e gosta de tudo tal e qual não vai se frustrar muito, mas vai um pouco, mas a série vale como material a parte da novel também porque dá para entender sem ter lido.

E, convenhamos, o tal do Harit é bonito viu?! Eita homem bonito do caramba! Vale a pena assistir essa série só por causa dele! Além do fato dele ser um ótimo ator. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.