quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

[Os Não Resenhados] Crepúsculo - Stephanie Meyer

Título Original: Twilight
Autor: Stephenie Meyer
Série: Twilight Saga #1
Gênero: fantasia, romance, adolescente
País: EUA
Ano: 2005
Páginas: 286 (ed. econômica)

Sinopse: Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks – último lugar onde gostaria de viver. Em seu destino está Edward Cullen. Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella – o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo “amor proibido”, alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela.
O que Bella não percebe é que quanto mais se aproxima dele, maior é o perigo para si e para os que a cercam. E pode ser tarde demais para voltar atrás...

Fiquei um tempo já pensando em fazer essas resenhas de livros que eu já havia lido, mas não tinha escrito nenhuma resenha aqui no blog, principalmente por serem livros que li quando ainda estava na escola, nem imaginava ter um computador que dirá um blog! Crepúsculo é um desses livros, não foi o primeiro livro que eu li, mas foi o primeiro livro - desconsiderando os infantis - que chegou na minha coleçãozinha, eu ganhei os quatro de presente de aniversário. Também foi o livro que acordou em mim o amor pela leitura, e digo acordou porque apesar de ser uma leitora ativa desde a infância foi com esse livro que eu me descobri leitora, apaixonada por histórias e ávida para ler mais e mais.

Todo mundo já conhece a história, então não vou me deter muito nos detalhes, o objetivo dessas resenhas de livros que eu pretendo reler para resenhar aqui, é mais por questão de registro do que, como os outros, por indicação mesmo. É uma vontade que eu tenho ha um tempo, de registrar essas leituras e o que achei delas, além de uma oportunidade de reler livros que li há muito tempo e que, apesar de lembras parcamente das histórias, a grande maioria dos detalhes já está nublada na minha mente. A sensação de reler crepúsculo foi a de me sentir com dezessete anos de novo, ficar com os olhos e a cabeça doendo de não conseguir desgrudar os olhos da tela do pc (eu li os primeiros livros da saga em PDF) e, um ano depois, poder repetir essa mesma experiência com o livro fisico.

A história é basicamente Bella Swan que se muda para Forks, uma cidade no interior de Washington, para viver com o pai uma vez que a mãe casou de novo e o padrasto viaja muito. Lá ela conhece Edward Cullen, um misterioso jovem contraditório que imediatamente rouba sua atenção, na dualidade de humores de Edward, Bella se percebe cada vez mais atraída pelo enigmático membro da reclusa família Cullen até o momento que se vê completamente envolvida com ele e com o que ele realmente é: um vampiro. As particularidades de sua raça e os acontecimentos que envolvem os dois acabam despertando um sentimento intenso que mudará suas vidas para sempre.

É um resumo aceitável de uma história que basicamente todo mundo conhece. Crepúsculo é aquele tipo de livro que as pessoas amam ou odeiam, eu cansei de ver - e as vezes entrar - em brigas bestas por causa da discussão de qualidade da história. Não vou dizer que a minha faculdade foi a melhor do mundo, mas eu aprendi alguma coisa lá dentro, hoje, relendo esse livro com o olhar que eu adquiri ao longo desses anos lendo outras coisas de outros autores e depois de ter uma outra visão sobre a literatura em si, posso dizer que sim, eu ainda gosto muito de Crepúsculo, porque ele cumpre a proposta a que veio, ele é um livro para adolescentes que conta uma história de adolescentes e um romance para adolescentes. Ponto. Se você quer profundidade vá ler Camões, Homero ou Shakespeare. Stephenie Meyer não escreveu Crepúsculo com o intuito de ser a sucessora de Jane Austen (como muita gente anda chamando a tal Julia Quinn e eu, como fã de Jane, sou muito obrigada a discordar, obrigada), ela quis contar uma história do melhor jeito que considerou viável e dentro do mundo das suas ideias e, você gostando ou não, saiu algo realmente incrível que mobilizou milhões de pessoas e abriu portas para muita gente começar a ler de fato. A mesma coisa que aconteceu com Harry Potter que mobilizou milhões de pessoas a começar a ler e deu uma nova ótica a jornada do herói dentro da fantasia moderna.

Eu não sou nenhuma crítica literária, essa é minha opinião, mas não acho que esse livro, como muita gente acusa, seja mal escrito, ele tem uma linguagem simples, direta, em certas partes utiliza de metáfora e até mesmo tem umas nuances poéticas em alguns trechos, eu já li muito livro "famoso" entre os haters de Crepúsculo com uma qualidade muito inferior de escrita. Não se trata aqui exatamente da qualidade ou da história, se trata do fato de que um romance de adolescente fez muito sucesso e algumas pessoas se sentiram ofuscadas por isso, é como eu penso. Naquela época não existia essa onda de problematização, digo, muitas vezes chata pra caramba, que tem hoje onde tudo no mundo é motivo para detonar alguma coisa, pra criticar alguma coisa de maneira negativa, a sociedade está cada dia mais chata. O que eu vejo quando leio esse livro, uma adolescente de dezessete anos tipicamente fracassada como a maioria das pessoas nessa fase horrível da existência humana, que acaba se apaixonando por um ser sobrenatural e lidando com as consequências que esse sentimento desastroso trás consigo e, independente de ser um vampiro ou um elfo, se apaixonar é sempre desastroso.

Já que muita gente gosta de comparações, vamos comparar Bella com Ever Bloom da série Imortais, eu escrevi um post uma vez fazendo comparações entre as histórias da saga Crepúsculo e Fallen com essa série, a motivo de comparação eu acho a Bella bem menos insuportável que a Ever, ainda que haja certas semelhanças entre as duas, mas credito isso ao fato de ambas estarem na maldita fase adolescente. Até mesmo Luce, da série Fallen (que eu amo, por sinal), me encheu bem mais a paciência que a Bella. O fato é que, as três personagens citadas tem personalidades diferentes, o fato de que nossa personalidade não se encaixa com a personalidade da personagem não implica dizer que o livro é ruim, acho Bella muito corajosa, não sou capaz de apontar ninguém que teria coragem de bater de frente com metade das coisas pelas quais ela passou, quanto a Edward, sem dúvida ele é melhor nos livros que retratado nos filmes, aquela aura cômica dele em certas ocasiões foi suprimida no filme que é algo mais visual e centrado em Bella. O fato de, como ouvi muita gente reclamar, ele ser "possessivo" e "autoritário", embora eu não tenha sentido isso, pode advir da época que ele viveu, uma época em que os homens eram dominadores e tinham poder de decisão total enquanto as mulheres agiam de forma submissa e sem qualquer poder político ou tendo suas opiniões levadas em consideração. Em uma cena dos dois no restaurante em que ele diz "Você come, eu falo" ou mesmo quando estão para entrar no restaurante e ele diz a ela "divirta-me", pode ter soado meio misógino para os problematizadores de plantão (engraçado é que uma parcela desses problematizadores gostou de 50 tons de cinza ¬¬), e digo, eu convivi e convivo com um monte de meninas que na época, como eu, era uma completa viciada nessa série, nenhuma delas aceitou um comportamento abusivo por parte dos namorados só porque achavam que eles estavam agindo à lá Edward Cullen.

Pessoas, quando lemos livros de entretenimento, como é o caso de Crepúsculo, nosso foco tem que ser unica e exclusivamente a distração. Pelo menos é o que acontece comigo, eu pego um livro para viajar na história, para ver o que aquele autor quer me contar, que mundo vai se abrir pra mim, que personagens novos eu vou amar ou odiar. Eu não abro um livro para ficar pensando em 2.000 problemas da minha sociedade bosta da vida real e trazendo pro livro mais 2.000 problemas que podem ser aludidos a isso a menos que a leitura tenha esse propósito, como no caso de quem lê Jogos Vorazes por exemplo. Eu sou daquelas que defende que você só pode detonar o trabalho de alguém quando você tiver capacidade de criar algo melhor do que aquela pessoa e, ainda mais, ter sucesso onde ela falhou. Não vi nenhum dos haters desse livro conseguir isso ainda.

O fato é que Twilight foi um sucesso no mundo inteiro e coisas que fazem sucesso incomodam gente que se acha mais do que é, infelizmente a verdade a essa. Na minha opinião ele cumpre bem a proposta que tem, é um livro fácil, muito divertido, com uma história interessante e personagens carismáticos, Meyer inovou o conceito de vampiros, descartando lendas antigas e criando suas próprias, além de entrar no foco "antagonista bom" quando criou Edward com a proposta de ser um protagonista essencialmente ruim que não aceita sua natureza e, por isso, torna-se bom. É um livro de que gosto muito, uma série na verdade de que gosto muito e acho que vale sim a pena ser lida, me fez muito feliz revisitá-la e já abriu um espaço para o primeiro livro que pretendo ler em 2018 que é a edição 10 anos com os gêneros trocados.

Meus Quotes Favoritos


Eu não me relaciono bem com pessoas da minha idade. Talvez a verdade seja que eu não me relaciono bem com pessoas, é ponto final.
 Tomar decisões era a parte dolorosa pra mim, a parte que me angustiava. mas depois da decisão tomada, eu simplesmente a seguia - em geral com o alívio por ter decidido o que fazer.
Na vida, eu sou a Bella.
— Posso voltar para a escola? — perguntei imaginando que Charlie tentaria ser atencioso.
— talvez devesse descansar hoje.
ele vai pra escola?
— alguém tem que espalhar a boa notícia de que sobrevivemos. — disse Edward, presunçoso.
Edward, melhor nos livros sempre hahahahaha.
— Não estava ouvindo de novo, estava? — Fiquei apavorada. Todos os vestígios de meu súbito bom humor desapareceram.
— Como esta sua cabeça? — perguntou ele, inocente.
— você é inacreditável! — eu me virei, marchando na direção do estacionamento, embora eu não pretendesse andar a essa altura.
— Foi você quem disse que eu nunca a vira na educação física... isso me deixou curioso. — ele não parecia arrependido, então eu o ignorei.
Cara eu ri horrores disso e não foi pouco.
— Fiquei pensando enquanto estava correndo... — ele parou.
— Em não bater nas árvores, espero.
— Bella, a bobinha.
Ao contrário do que dizem, acho a personalidade de Bella bem vívida. Ela é meio infantil, as vezes, mas quem na idade dela não é? Para muitas coisas acho ela bem adulta até, ela diz o que pensa, se impõe quando necessário e fica com raiva quando tem que estar com raiva. E sim, ela sente medo também. Edward é um personagem fascinante, tem um humor muito bom, ri com ele em vários momentos, uma personalidade bem acentuada e não achei nada nele para encherem tanto o saco. Na literatura moderna jovem, ainda é um dos meus personagens favoritos.

Ed sempre fofo.

Cara, eu gargalhei uns vinte minutos com isso.


Te entendo, Bella, eu sofro desse mal hahahahah


ADAPTAÇÃO


Crepúsculo foi adaptado para o cinema em 2008 sob a direção de Catherine Hardwick e com roteiro de Melissa Rosenberg com Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner como elenco principal, não vou falar mal desse filme porque eu amo, perdi a conta das vezes que vi e revi quando loquei pela primeira vez e gravei. Hoje eu tenho um box com todos os filmes que ganhei de presente da minha irmã. Contudo, fazendo uma ponte livro-filme, e vou ser bem breve nisso, aconteceu com Crepúsculo o mesmo problema de Harry Potter, apesar de ser uma adaptação razoavelmente fiel, e nesse caso o filme do bruxo foi bem melhor adaptado, o problema de Crepúsculo é que, para quem não leu o livro, a história de Edward e Bella vai sim ficar descontextualizada de um modo geral. O maior erro, sem dúvida, além logicamente de mexerem muito no contexto o que é compreensível para um roteiro, foi mexer na personalidade das personagens. Além de cortarem alguns eles modificaram muito as personagens e, quem fala que Bella é uma "Marie Sue" provavelmente só a conheceu no filme. Essas mudanças pontuais no enredo aliado à mudança brusca da personalidade das personagens é o que faz a adaptação perder tanto com relação ao livro. Contudo, continuo amando esse filme e sempre vou achar ótima as atuações, mesmo que Edward não seja nada engraçado ou espirituoso como é no livro e mesmo que Bella não seja nada esperta e determinada como no livro também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.