sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

[Anime] Ghost Hunt

Original:  ゴーストハント
Ano: 2006-2007
Gênero: Suspense, terror, comédia, drama
Direção: Mano, Akira

Sinopse: O Instituto de Pesquisa Psíquica Shibuya é um escritório dirigido por Shibuya Kazuya, ou Naru, e estuda casos paranormais. Seu trabalho é investigar cientifica e minuciosamente fenômenos psíquicos a pedido de clientes. Um dia, Taniyama Mai, aluna do ensino médio, causa um acidente e Lin, assistente de Naru, se machuca. A partir daí, Mai começa a trabalhar no escritório como a nova assistente de Naru; apesar de não se entender nem um pouco com ele. Fantasmas, espíritos, maldições e exorcismos em massa… Nesse misto autêntico de horror e mistério, os membros do Instituto e seus mais novos ajudantes: a sacerdotisa Matsuzaki Ayako, a médium Hara Masako, o padre John Brown e o monge Takigawa Houshou, irão resolver inúmeros casos incrivelmente bizarros com muita reza e muito bom humor.

Tem vidas que eu terminei esse anime e não achava tempo (nem animo) para vir resenhar. Gente, a coisa tá difícil aqui, meu rendimento tá péssimo, desculpem.

De todos os animes que eu coloquei na meta desse ano, só um não deu pra assistir e foi jigoku shoujo (ou hell girl), então, provável que Ghost Hunt seja a última resenha de anime desse ano. E te dizer, fechei com chave de ouro. Eu não curto o gênero terror visual, vocês bem sabem, até hoje me pergunto como eu tive estômago e psicológico para assistir Another (um anime ótimo, por sinal!) e é exatamente o que torna Ghost Hunt um prato cheio para pessoas "sensíveis" como eu, ele consegue assustar (muito) sem gore.

No começo confesso que não tava dando muito nele não, a história começa meio tímida, parecendo bem genérica, mas conforme os capítulos vão avançando a gente vai imergindo e tem alguns que a espinha chega a gelar, uma coisa difícil em um anime de terror que não apela para o gráfico gore como boa parte das produções do gênero. E conforme os arquivos vão passando as histórias ficam bem mais sombrias o que só anima a gente pelo desfecho.

Baseado em uma série de mangá, Ghost Hunt conta a história de Taniyama Mai, uma adolescente do colegial que gosta de contar história de fantasmas com suas duas amigas depois das aulas. No prédio vizinho à escola dela há outro de uma escola antiga (bem estilo Tasogare otome). Enquanto conta histórias de fantasma um dia, elas são interrompidas por um estranho adolescente que não é da escola delas e lhes dá um bom susto bem na conclusão do último conto, as amigas de Mai ficam embasbacadas com a beleza do estranho, mas ela não consegue se prender só nisso e desconfia que ele não é o que parece.

Influenciada pelo que ouviu nas histórias do dia anterior, na manhã seguinte ela decide entrar na escola antiga para dar uma conferida e sanar sua curiosidade, é quando ela vê uma câmera de vídeo posicionada bem na entrada. Quando chega perto dela ouve um barulho e é impedida por um homem que briga para ela não tocar no aparelho, bem nesse momento o armário de sapatos cai e Mai é salva pelo homem, que se machuca. Logo ela descobre que o homem machucado é secretário do garoto que interrompeu seu conto de terror no dia anterior. Shibuya Kazuya, seu nome. Ele tem dezessete anos e trabalha em sua própria empresa.

Como punição pela camera quebrada e a ausência do assistente, ela se vê forçada a tomar o lugar de Lin, que se machucou, como assistente de Naru (que ela apelidou assim como um diminutivo de Narcisista). Naru é dono do centro de pesquisa sobrenatural, ele é um caçador de fantasmas sendo mais específico, o diretor da escola de Mai o contratou para averiguar os eventos estranhos na escola antiga. É aí que conhecemos os personagens que vão acompanhar o anime inteiro: Bou, um monge budista "moderninho", Ayako, uma sacerdotisa também "moderninha", Masako, uma médium capaz de ver fantasmas e ser possuída para que eles se comuniquem e John um jovem padre estrangeiro que esta passando pelo Japão.

O anime é divido em arquivos que variam de três a quatro partes cada um, dando um total de oito arquivos (que são os casos), o primeiro é bem bobinho, mas a medida que vão avançando eles se tornam mais obscuros inclusive os dois últimos que são os mais pesados. Muitos mistérios envolvem não apenas os casos, mas os próprios personagens, descobrimos que Mai não é uma humana comum, mas tem algum tipo de poder sobrenatural que lhe concede uma habilidade próxima da projeção astral. Naru tem um poder que só é revelado no último capítulo, assim como Lin que não é nada o que parece.

Eu gostei muito do anime, não apenas por ele ser divertido e prender a gente na história, mas por ser equilibrado, explorar bem as personagens e assustar na medida certa. Mai me fazia raiva algumas vezes, tinha hora que eu realmente queria bater nela, assim como Masako era meio chata. Ainda assim, isso não atrapalha em nada o seguimento de Ghost Hunt que é envolvente, cheio de suspense, confere uns bons sustos e é muito bem construído. Não sei até que volume do mangá foi adaptado, mas a história, apesar de não ter um final fechadinho, se conclui bem e eu gostei bastante. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.