segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

[Livro] Temporada dos Ossos

Original: The Bone Season
Autor: Samantha Shannon
Ano: 2000
Páginas: 448
Gênero: Distopia, fantasia

Sinopse: 2059. Paige Mahoney tem dezanove anos e trabalha no submundo do crime da Londres de Scion, na zona dos Sete Quadrantes, para Jaxon Hall. O seu trabalho consiste em procurar informações invadindo a mente de outras pessoas. Paige é uma caminhante de sonhos, uma clarividente - e, no seu mundo, no mundo de Scion, comete traição pelo simples facto de respirar. Está a chover no dia em que a sua vida muda para sempre. Atacada, drogada e raptada, Paige é levada para Oxford - uma cidade mantida em segredo há duzentos anos e controlada por uma raça poderosa, vinda de outro mundo, os Refaim. Paige é atribuída ao Guardião, um Refaíta com motivações misteriosas. Ele é o seu mestre. O seu professor. O seu inimigo natural. Mas, para Paige recuperar a sua liberdade, tem de se deixar reabilitar naquela prisão onde tem por destino morrer.

Creio que devo ter mesmo problemas com distopias. Não importava o quanto eu tentasse, não conseguia gostar desse livro e ele parecia não acabar nunca! Sendo bem sincera eu não fui muito feliz na escolha de livros esses últimos meses...

Aqui seguimos Paige uma guria bem chatinha que vive em uma Londres futurística onde existem clarividentes e humanos comuns. Há uma perseguição severa ao primeiro grupo então tal qual a sociedade se junta para caçá-los, eles se organizam em gangues comandadas pelo que se chamam de mime lordes. O mime-lorde da gangue de Paige é Jaxon Hall, um homem sombrio e ganancioso que não pensa duas vezes antes de conseguir o que quer e não tem quaisquer escrúpulos para atingir seus objetivos.

Paige é uma andarilha onírica, uma pessoa que consegue sair do seu corpo em espírito e entrar no "plano espiritual" de outra pessoa, por assim dizer. Ela não tem uma dimensão real do poder que tem e é treinada por Jaxon há anos. Contudo, sua vida até então tranquila, dentro da possibilidade de uma sociedade que não lhe aceitava, muda completamente quando ela acaba sendo atacada por dois guardas da DVN (uma espécie de guarda noturna) e acaba matando os dois guardas com seu poder e acaba sendo capturada e levada para uma prisão fora de Londres.

Após acordar junto  de outros  prisioneiros como ela, Paige descobre que está em uma espécie de cidade fantasma erguida por um tipo de raça alienígena que aparentemente deu origem aos clarividentes. Ela se torna protegida de Arcturus Mersantim, o noivo de Nashira a mandachuva do lugar. Enquanto procura uma maneira de escapar dali, Paige faz alguns amigos e acaba se aproximando mesmo contrariada do seu "mestre", em especial quando descobre que ele é diferente dos demais de sua espécie.

Conforme ela começa a treinar e desenvolver suas habilidades passa a descobrir mais sobre aquela cidade, as ameaças que ela abriga e a raça complexa que comanda o país inteiro. Em meio a reviravoltas ela descobre que a lealdade tem um preço muito alto e que confiança é algo que pode se encontrar no lugar que menos se espera, tal qual os sentimentos.

Achei o livro chato, não consegui me apegar às personagens, mesmo achando válida a analogia utilizada com a perseguição e a sociedade tão espelhada na nossa, além de uma cultura e evolução que despertam alguma curiosidade, para mim a leitura foi arrastada, não torci por nenhum personagem, achei a Paige chata e muitas vezes infantil. Não consegui gostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário