quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

[Filme] The Lady Improper

 

Título Original: 非分熟女

Diretora: Jessey Tsang Tsui-Shan

Roteiro: Jessey Tsang Tsui-Shan, Link Sng

Ano: 2019

País: Hong Kong

Idioma: cantonês

Elenco: Charlene Choi, Chris Wu

Sinopse: Siu Man é uma enfermeira que perdeu quem ela é como pessoa. Seu casamento acabou em parte devido ao seu medo de intimidade e, tendo sido abandonada pelo marido, ela agora enfrenta a perda do pai após ele ser hospitalizado.

Siu Man decide reiniciar sua vida assumindo o restaurante de seu pai, mas sem a experiência de ser chef, ela tem que contratar alguém. Ao passo que Jia-hao, um chef  treinado em Paris, que é um espírito livre, mas também trata a cozinha como uma filosofia séria e é capaz de recriar o estilo culinário de seu pai. Parece que o belo chef prepara uma tempestade dentro e fora da cozinha enquanto ajuda Siu Man a aprender a entregar comida deliciosa e sua aparência deliciosa desperta o desejo dela. Por meio dele, Siu Man enfrenta seu medo da intimidade de frente e se liberta.

Onde encontrar: Movie Asian Fansub

Quis ver esse filme por causa do Chris Wu, acho ele um excelente ator, o plot parecia interessante também e como já tinha um tempo que não via nenhum filme, dei uma chance. Esse é um filme que flerta com o erotismo (erotismo, pornografia não), então eu estava meio receosa por causa disso. Ainda assim, a experiência foi bem singular.

Na trama, acompanhamos Siu Man, ela é uma enfermeira da área de ginecologia que vive infeliz no seu trabalho, começamos a perceber que ela também não tem amigos e não gosta muito de si mesma. Bem no começo do filme, ela sai do trabalho e vai até o restaurante do seu pai para comemorar o aniversário dele, mas a conversa começa a enveredar pelo seu casamento e, irritada, ela acaba saindo. É quando o pai dela descobre que ela comprou vários vibradores e pergunta se ela está tendo problemas com o marido.

Siu Man não contou a ele que se separou do marido, ela se sente culpada pelo fim do relacionamento, mas não fica claro se ela realmente amava o marido ou se era apenas pela convenção social que dizia que ela precisava ser casada. Em pequenos flashes, vemos que Siu Man não conseguia ter relações íntimas com o marido, desde a noite de núpcias, mas não é explicada a razão disso. Durante sua discussão com o pai, descobrimos também que ela fez faculdade e se casou para cumprir as exigências dele e não porque realmente queria.

Ela ainda tenta procurar o ex-marido para tentar uma reconciliação, mas ele a rejeita. Siu Man não se vê como uma mulher, ela vive cheia de frustrações, assombrada pelo abandono da mãe, sempre que está sexualmente frustrada ela come frango assado (sim, um frango assado inteiro!) e por alguma razão ela acha isso extremamente sensual (Deus sabe por quê, eu não).

Quando seu pai adoece e precisa ser internado, Siu Man assume o restaurante onde há tantas lembranças pouco confortáveis da sua infância e é onde ela conhece Jia Hao, um chefe formado na França que vive livremente e aceita trabalhar por um tempo no restaurante por ter lembranças sentimentais da sua mãe levando-o ali. Inicialmente, ele se interessa pelo jeito fechado de Siu Man, mas todas as suas tentativas de ser amigo dela são frustradas. Em contrapartida, Siu Man se sente atraída por ele, ainda que não revele isso.

Conforme a convivência acaba empurrando-os um para o outro, ela vai se descobrindo mulher, despertando sua sensualidade e percebendo a si mesma longe das amarradas impostas pelas convenções sociais, mas libertando-se para ser ela mesma. 

Esse filme é baseado em uma história real, então eu não podia esperar um final todo fechadinho e fofo, mas apesar disso, foi bem condizente com o que foi construído durante todo o longa, algumas coisas não ficaram muito claras para mim, mas acho que o importante mesmo é a forma como ele retrata a pressão sobre a mulher, o modo como muitas vezes elas anulam sua natureza e vivem uma vida infeliz só para se encaixar nos padrões de alguém. 

Além disso, fala um pouco sobre a intimidade feminina, gente aquele marido da Siu Man era um troglodita, ele não preparava ela já queria chegar "entrando" e obviamente, aliado ao fato de ela não gostar dele de verdade, vinha a dor e ela não queria. Sexo não é pra ser doloroso. Se ele tivesse tentando entender as necessidades dela, tentando conversar, ele teria conseguido fazê-la se desprender do medo, mas ele estava preocupado apenas consigo mesmo. 

O relacionamento dela com o Jia Hao não foi lá as mil maravilhas de desenvolvimento, mas foi crível pelo menos, especialmente pelo fato de ser gradual. Achei um filme interessante, leva a gente a pensar em algumas coisas e perceber o nosso papel na sociedade, a nossa imagem, que depende apenas da forma como nós mesmos nos vemos, independe do que a sociedade quer ou do que os outros desejam.



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