Original: ต้นหนชลธี
Ano: 2020-2021
Episódios: 10
Idioma: Tailandês
Gêneros: Drama, Romance
Diretor: Koo Ekkasit Trakulkasemsuk
Sinopse: Chonlatee, um jovem carinhoso, secretamente tem uma queda por seu vizinho Tonhon desde que ele era criança e se contentava com um amor unilateral. Contudo, ao ver seu crush de infância solteiro, Chonlatee decide mudar seu visual para conquistar o coração de P'Ton.
Com a proximidade começa a se transformar em um vínculo e P'Ton fica confuso com o que sente. Como vai acabar o amor de Chonlatee e P'Ton?
Onde Achar: Meow Fansub, Lianhua Fansub, Ptieris Fansub
Antes que alguém venha me apedrejar ou xingar, já deixo bem claro aqui que essa é uma resenha pessoal, não implica dizer que o drama é ruim ou não tem qualidade, vou apenas expressar o que eu não gostei e o porquê. Você assistiu e gostou? Ótimo. Fico feliz que sua experiência tenha sido melhor que a minha, a dramaland pode continuar em paz e ninguém precisa se odiar, certo? Certo.
Em meio a um desânimo crescente nos BL's que encontrava (havia muitos que todo mundo dizia serem ótimos, mas ou eu não me interessava no plot ou simplesmente começava a ver e não gostava), não oi com pouca curiosidade e expectativa que fui atrás de Tonhon Chonlatee. Primeiro porque todos os fansubs estavam vendendo como uma comédia romântica (E Deus é testemunha que eu precisava rir), segundo porque queria ver algo diferente.
Na série acompanhamos Chonlatee, ele e Tonhon eram vizinhos e também amigos muito próximos, contudo, Chon sempre nutriu uma paixão secreta pelo melhor amigo. O pai de Ton se muda para Bangok e separa os dois ainda na infância, assim, resta a Chon acompanhar o melhor amigo pelas redes sociais e, com o passar do tempo, os dois amigos inseparáveis de infância se tornam praticamente estranhos. Ton começa a namorar e o coração de Chon precisa se conformar em assistir a vida do crush à distância mantendo dentro de si somente o sonho que um dia poderá contar sobre seus sentimentos.
Anos se passam e quando vai limpar a casa do amigo (já que é a mãe dele que ficou responsável por manter o lugar) escuta um barulho estranho e descobre que Ton havia voltado para casa. O reencontro não podia ter sido mais estranho, além de não ser reconhecido, Chonlatee percebeu que o seu amigo de infância gentil e doce não era mais o mesmo, Ton havia se tornado um homem rude e agora estava sofrendo com a traição da namorada de quem havia se separado recentemente.
Como havia passado no exame de admissão para a mesma faculdade de Ton, ele combina com a mãe de Chon para levá-lo com ele para a casa que dividia com os amigos, acreditando que o amigo ficaria mais seguro e confortável morando com ele. Ton não fazia ideia que o amigo era gay e temendo a reação do amigo que parece odiar homossexuais, Chon não se atreve a dizer a verdade.
A convivência com Ton e os amigos Ai e Ni é tranquila, contudo o amigo parece determinado a fazer Chon não apenas parecer mais másculo, como a ter uma namorada, mesmo Ai e Ni que escondem seu relacionamento têm problemas com isso ainda que seja fácil despistar o amigo. É quando aparece Mirian para ajudar Chon a encarar seus sentimentos e, quanto mais próximo fica de Ton, mais difícil é conter seu coração que ama o amigo em segredo desde a infância. Porém, ao descobrir a verdade sobre o melhor amigo, Ton ainda poderá aceitá-lo?
Te contar que eu só comecei esse drama por causa dos memes no instagram. Em um primeiro momento ele era vendido como uma comédia romântica e o tom dos primeiros episódios realmente dá a entender que é isso mesmo, mas ele tem um ponto de virada que muda completamente o ritmo da trama.
A amizade de Ton e Chon é bonitinha, e seria muito melhor se tivesse sido mais explorada, senti que isso ficou mais ou menos como Korn e Knock de Together With Me, aquele plano de fundo bem de lado que não ajuda muito a credibilidade da amizade dos personagens. E, te falar, o desenvolvimento desse drama foi problemático para dizer o mínimo. Se eram para ser, fechados, 10 episódios, o mínimo que eu esperava do roteiro era desenvolver a trama de forma equitativa entre eles. Mas não aconteceu.
Se eu fosse elencar todos os problemas desse drama ia ficar um post do tamanho de Ten Miles, vou me abster disso porque esse final me fez ter aquele gosto amargo de tempo perdido. E a pior parte é que gostei das personagens e percebi que o enredo tinha potencial. Foi, inclusive, um desperdício de ótimos atores e de um casal fofo que podia ter sido melhor desenvolvido.
Faltou coerência, sério mesmo.
O drama já começa errado quando trata de forma muito irrelevante o fato do Chon quase ter sido estuprado num banheiro de bar, o Ton vai lá, dá um soco no agressor e fica por isso mesmo, gente, foi quase um "estupro" e teve agressão física, mas ficou por isso mesmo, como se fosse um caso de beijo roubado de alguém bêbado.
A Mirian também foi outra personagem que podia ter sido melhor desenvolvida e ter tido um final melhor. Ela aparece na trama em uma situação péssima para dizer o mínimo, como uma garota forçada a se prostituir por não ter dinheiro para pagar o aluguel (cadê os trabalhos de meio período, pelo amor de Deus?) e eles tem a perfídia de usá-la como um simples recurso para avançar a narrativa quando a usam (e senti que isso foi especialmente o fato de ela ser mulher) para avançar o plot de um jeito esdrúxulo. Ela é uma personagem sem vida própria, é usada para servir os outros personagens como convém ao roteiro. No fim ela tem que vender o corpo dela para gerar a criança do Ton e o drama ainda trata isso como se ela tivesse ganhado na loteria. Absurdo que chama, né?
Aproveitando esse desfecho da Mirian, vou rasgar o verbo com o pai do Ton. Ele de cara já é apresentado como um homofóbico pau no c*, nojo de homem, aí do nada ele descobre que o filho é gay, que o melhor amigo do filho é gay, mas aceita numa boa o relacionamento dos dois se o Ton produzir um fucking herdeiro usando uma barriga de aluguel. É isso que chamamos de deus ex machina esse final foi um exemplo escrachado disso. É muito WHAT THE HELL IS THIS?! Você apenas vai assistindo sem acreditar que eles pensaram que isso ia soar crível.
A impressão que fica é que o drama precisou ser concluído às pressas e fizeram de qualquer jeito.
E o que eu achei ainda mais what the fuck foi aquele outro puta deus ex machina de dizer que o Ton amava o Chon desde criança e por isso o pai dele levou ele embora. GENTE! POR FAVOR! Ninguém que viu esse drama desde o começo ia engolir essa. Sério. Ele amava o guri desde criança, mas tava um lixo por ter acabado com a namorada, não reconheceu o Chon quando o viu de novo, não manteve contato com ele, deu um piti quando o Chon o beijou, ah, pelo amor dos chopuchai, minha gente, dá não! Esses roteiristas devem achar que o espectador é muito otário pra engolir um negócio desse.
Tem essa passagem de tempo estapafúrdia de três anos, todo mundo aparece do mesmo jeito, a Mirian tá com uma barriga enorme e é mostrada como uma sortuda, o Chon diz que vai ser padrinho da criança que ele sequer planejou com o Ton, a Mirian vai ser mamãe, sério, eu vou até parar de digitar que tá tudo errado. NÃO TEM SENTIDO! NÃO É COERENTE COM O QUE FOI MOSTRADO NO COMEÇO!
Na boa, não deu pra engolir não. Reitero que tinha tudo para ser um drama bom, mas eles desandaram muito a história e ofereceram o final mais mal feito que eu já vi num BL. Nem segunda temporada salvaria essa cagada e me desculpem as expressões, mas eu fiquei bem chateada, sendo sincera. Respeito super se você assistiu e gostou, tem todo o direito, mas eu achei um desperdício do meu tempo e a única coisa que me dá vontade mesmo é escrever fanfic disso pra superar o trauma (e infelizmente ainda não estou pronta para escrever um yaoi). E olha que teve muito mais coisa errada nesse negócio, eu só estou sem saco para escrever mesmo. Teve uns momentos bons nos primeiros episódios e foi só isso, não gostei, não recomendo.
Puta mal feito.
Queria deixar um comentário aqui só pra colocar algo que eu tambem não gostei naquele dorama , eles basicamente se dizem bastante lgbtq+ friendly mas eles tem um monte de frases homofóbicas ( se vc for pensar a maioria tem ) mas pra uma série que tenta ser inclusiva eles não conseguiram
ResponderExcluirO tamanho da lista de tesouros do auge do império romano é equivalente ao tamanho da lista de problemas desse BL. Uma boa ideia e um bom elenco na mão de gente incompetente.
ExcluirObrigada pela visita!
Estava pensando em assistir esse dorama, pois assim como mencionou, todos vendem como uma ótima comédia romântica. Mas depois de ler esses "pequenos" problemas, minha vontade de ver foi para abaixo de zero. Não há nada que eu odeia mais do que uma história com tanto drama desnecessário e um final ridículo.
ResponderExcluirObrigada mesmo pelo post, me salvou de passar raiva.
Pois é, mas a comédia morre logo nos primeiros episódios e depois é só ladeira abaixo. A maioria das pessoas que defende esse drama com todas as forças é porque não entende ou fecha os olhos para todos os problemas que ele tem. Agradeço muito a tua visita e fico feliz de te livrar de perder tempo. O intuito é esse hahaha. Seja sempre bem vindo (a).
Excluir