Editora: Lux
Ano: 2020
Gênero: Biografia
"Infelizmente muitas pessoas pensam que os moradores da zona rural não precisam de biblioteca, que quem mora na roça não precisa ler e ter acesso a livros. Sempre discordei disso. Acredito que a leitura é direito de todos, independentemente do local onde a pessoa mora."
Quando vocês ouvirem que "Tamanho não é documento" acreditem nisso, esse livrinho tão pequeno é tão profundo e toca tão dentro do seu coração que você termina e fica refletindo o que fez com a sua vida até então.
Como dizem que antes tarde que mais tarde ainda, eis que finalmente trago a resenha desse presente que ganhei do autor no finalzinho do ano passado e que me proporcionou vinte e quatro minutos de muitos sentimentos.
É um livro biográfico sobre a jornada emocionante de Suetônio Júnior para construir seu Cantinho da Alegria, uma biblioteca comunitária na zona rural do sertão pernambucano. Mesmo sendo conterrâneos e tendo frequentado a mesma faculdade, não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, mas fiquei realmente tocada com a sua história.
Enquanto lia, percebia muito do meu próprio amor pelos livros que começou tão cedo, esse livro, inclusive, me fez lembrar do motivo de eu amar tanto ler e da importância que isso tem na minha vida. É maravilhoso ver como esse anjinho está levando essa magia para outras pessoas, incutindo no coração de crianças a chance de sonhar alto, de conhecer mundos através das páginas e de aprender lições que podem mudar as suas realidades.
Não foram poucos os percalços que esse jovem professor enfrentou para ver o seu sonho de disseminar a cultura realizado e todos os frutos conquistados com seu suor e perseverança foram mais que merecidos e abençoados pelo Deus que cuida dos seus anjos na terra enviados para fazer o bem a quem mais precisa.
Há um padre aqui na cidade que diz "se não vivemos para servir, não servimos para viver", lendo esse livro percebi que é mesmo verdade. Não importa o número de bens que se acumulam, quão rico você é capaz de se tornar, o que realmente fica aqui é o bem que você faz. Aquilo que você consegue despertar no coração das pessoas. E ajudar é mais que dar esmola na rua.
"A biblioteca é mantida exclusivamente de doações, pois não recebemos incentivos do governo. Infelizmente, para o governo, educação e cultura não são importantes, (...)"
Essa é uma verdade que eu sinto na pele. Enquanto voluntária na biblioteca da fundação terra, frequentadora do SESC da minha cidade, mesmo que caladinha tentando não chamar atenção, vi a luta diária das pessoas para abrir os olhos da população para a cultura. Minha cidade tem um patrimônio cultural que é valorizado em vários países, menos em casa. Existem pessoas como Suetônio que brigam diariamente para mudar a realidade de pessoas esquecidas por uma sociedade cada dia mais egoísta e um governo corrupto para quem não é interessante uma massa pensante.
A desigualdade não começa com uma divisão de bens errada, gente, ela começa quando se nega educação de qualidade seja pelo próprio indivíduo a si mesmo, seja pelo sistema que acredita não precisar instruir a população. O Brasil é um país com baixíssimo índice de leitura, surpreendentemente o estado que mais lê é o nordeste de onde esse anjo dos livros é. E lendo sua história me senti ainda mais orgulhosa de ter nascido aqui.
Meus avós e meus pais cresceram nessa dura realidade que ele conhece. Fui uma das primeiras da minha família a me formar no ensino superior. Ao contrário de Suetônio, tive a graça de ter muitos privilégios no meu percurso e perceber isso só tornou sua história ainda mais intensa para mim, levando-me quase às lágrimas.
Quero parabenizar esse autor e professor guerreiro, uma andorinha só realmente não faz verão, mas é preciso que haja a primeira a alçar voos que as outras não tiveram coragem antes. Já há muitas pessoas à sua volta e sei que muitas mais virão. E espero de coração que os frutos desse trabalho incrível que você faz só cresçam e floresçam em uma sociedade mais justa, inteligente e capaz de mudanças significativas.
O livro está à venda em formato físico e digital e parte dos direitos autorais é doado para projetos sociais. Se você pode ajudar a biblioteca doando livros, materiais escolares ou de qualquer outra maneira, entre em contato com o autor:
Telefone: (87) 9 9967-7626
Instagram: suetoniojrs
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.