sexta-feira, 23 de julho de 2021

[BL] Lovely Writer

 Título original: นับสิบจะจูบ

Também conhecido como: Lovely Writer , Dozens to Kiss , Lovely Writer The Series

Diretor: Tee Sintanaparadee

Gêneros: Comédia, Romance, Drama

Episódios: 12 (+1 Especial)

Classificação: 15+

Sinopse: Gene, um escritor, recebe um pedido de sua editora para tentar a sorte em um novo tipo de gênero: Boys Love. Aceitando este novo desafio, Gene escreve e publica o romance que é bem recebido e se torna um sucesso incrível. Tão bem-sucedido que chega a ser transformado em um drama BL.

Esta é a história de como Gene, um escritor popular, é enganado por um cara de 20 anos, Nubsib, que faz um teste para o papel principal - fingindo ser educado e bem-humorado quando, na realidade, ele é um lobo em pele de cordeiro.

Onde achar: Meow Fansub, P'tieris Fansub, Lianhua Fansub, Pi Fansub

Quando esse BL foi anunciado eu fiquei em polvorosa, não apenas por ter o Kao como protagonista em um drama, mas pela temática dele que além de ser o meu universo, a escrita, traz o "submundo" por trás de um gênero que eu aprendi a me apaixonar: os dramas BLs. Te contar, queria muito que aqui no Brasil as coisas funcionassem como na Ásia, a essa altura eu estaria trabalhando com meus livros...

Bem, sonhos a parte, a história acompanha Gene, um escritor que ama terror fantástico, mas a pedido da sua editora, escreveu uma novel BL que fez um sucesso tão grande que estava prestes a virar uma série, por isso, ela pediu que ele escrevesse outro livro do mesmo gênero e só então ele poderia passar para o outro gênero que tanto queria. Contrariado, Gene não vê opção a não ser concordar e não bastasse isso a produtora da série quer a participação dele na escalação do elenco e nas filmagens como consultor.

Estaria tudo bem se fosse só isso, apesar do autor não querer nem um pouco se envolver naquele meio, mas durante a escalação dos atores ele acabou conhecendo Nubsib, um belo jovem ator estreante que de cara consegue o papel principal, mas demonstra querer bem mais que apenas isso. Ele é o ator representado pelo amigo de faculdade de Gene, Tum, e usando isso a seu favor, consegue se hospedar no apartamento do escritor que tinha um quarto extra. 

Gene está estressado sem saber como proceder com mais uma novel BL e sem ideias do que escrever, ainda precisar lidar com as contradições das gravações e o jovem de vinte anos muito atirado que está morando com ele, mas Nubsib logo vai descobrir que, apesar de ter um coração muito mole, Gene não é alguém que se conquista tão fácil, além do mais seu par romântico na série, Aoey, está mais que interessado que seu shipp seja real dentro e fora do set.

Paralelo a isso, Tum começa a se interessar pela empresária de Aoey, Tiffy, enquanto enfrenta problemas com a sua irmã que o leva em rédeas curtas. Temos Mhok, apaixonado por Aoey, mas sem receber qualquer esperança dele por um conturbado problema do passado envolvendo sua família. E também acompanhamos a jornada de Hin, o assistente editorial de Gene, que sonha em ser escritor, mas não recebe encorajamento de Bua, a editora para a qual Gene trabalha, e mesmo sofrendo  muito nas mãos dela, ele não desiste do trabalho porque precisa mandar dinheiro para a mãe.

A convivência de Gene e Nubsib começa conturbada, mas aos poucos eles vão se acostumando um com o outro e o jovem ator investe com artilharia pesada para conquistar a atenção do escritor, Gene, por sua vez, acaba usando essa ideia para trabalhar no seu novo livro investindo nas emoções que Sib provoca nele, mas Bua está querendo mais cenas quentes em sua novel e a falta de experiência começa a cobrar o preço do escritor, enquanto Sib está mais do que disposto a lhe dar um workshop gratuito de como um relacionamento entre homens deve ser. Será que a imaginação de Gene vai extravasar das páginas para a vida real? 

Já quero começar dizendo que eu AMEI esse drama, além de muito gostosinho de ver, ele trata de um assunto muito necessário, especialmente na atualidade em que muitos atores BL consagrados estão deixando o mercado por causa de problemas como o abordado na série. Fãs precisam ter limites, sério. Mas isso não quer dizer que a produção não tenha problemas, houveram algumas coisas que não gostei muito e acho que poderiam ter sido melhores.

Como falei, a premissa da série é muito necessária, ela mostra (e acredito de modo muito superficial) a dura vida dos atores desse ramo do entretenimento, logo quando Nubsib começa a se envolver com Gene as fãs da série se dividem entre aquelas que não sabem separar a vida real da ficção e aquelas que torcem pela felicidade do casal. Isso acaba o que? Destruindo a relação deles por quatro longos meses (e seria por bem mais tempo se Nubsib não tivesse feito nada), gente, é cruel pra dizer o mínimo. Lembro que algo parecido aconteceu quando Off (Theory of Love) terminou com a namorada e as fãs de Off-Gun ficaram comemorando nas redes sociais, percebem quão doentio é isso? O cara estava sofrendo e a galera comemorando que ele finalmente podia ficar com o Gun quando na real eles são só amigos.

A série mostra como as próprias emissoras incentivam esse comportamento promovendo os atores de uma série como casal para delírio das fãs e ignorando completamente que eles têm uma vida fora das câmeras. Confesso, sou daquelas que torceria muito se Mew e Gulf (TharnType) virassem um casal na vida real, mas torceria do mesmo jeito se um deles começasse a namorar outras pessoas. Porque é normal, é a vida deles. Outro exemplo bem corajoso foi o do ator Max que é muito shippado com Tul por causa de Together with me e Manner of Death, ele anunciou a uns poucos meses que estava namorando outra atriz tailandesa conhecida, a internet da Tailândia deve ter quebrado de hate com a menina no mínimo, porque o povo da Ásia, especialmente da Tailândia, parece enlouquecer quando o shipp deles simplesmente não sai da tela. E não é assim que funciona.

A gente vê um pouco do processo de gravação, essa parte é bem divertida, também aprendemos um pouco mais como é o processo editorial por trás do livro e a pressão que os autores sofrem dos editores. Além de acompanhar o processo criativo de Gene que rende umas boas risadas, e gente, rolou muita identificação de minha parte com muitos dos perrengues que ele sofre. Achei muito bonitinha a relação dele com o Nubsib apesar de, muitas vezes, achar o Gene um pouco intransigente e o Nubsib infantil. Relevemos. No geral, eles formam um casal muito lindo e saudável o que já é muito num BL e isso é outra coisa que a série traz de maneira muito sutil, a crítica a algumas situações envolvendo crimes que são romantizados em livros do gênero, como perseguição, ciúmes exagerados, estupro, coerção entre tantas outras coisas. Achei maravilhosa a forma como o roteiro traz essa crítica sem soar artificial.

Contudo, nem tudo são flores e o drama tem uns probleminhas que me incomodaram, o principal dele é a má distribuição dos pontos de clímax. Gente, eles deixaram tudo pro final, ficou muito complicado porque esses pontos não se desenrolaram como deveria ser e isso acabou pecando no desfecho de personagens como o Aoey, por exemplo, que ficou quase totalmente de fora do final e a gente não sabe exatamente que fim ele levou. Aí no especial vemos que a "punição" dele foi não conseguir papéis grandes em outras produções porque geral ainda shippava ele com o Nubsib o que não fazia o menor sentido, então dá a entender que ele conseguiu um sugar daddy ou coisa assim, enfim, o final dele ficou muito turvo.

Aquele problema da emissora eu concordo, podia ter ficado pro final, mas o problema da família podia ter sido abordado ali pelo meio da série ou ter colocado alguns capítulos a mais e fechado em 17 como UWMA para dar tempo abordar tudo, mas não, eles deixaram todas as tretas para os dois últimos episódios e deu aquela impressão que o final foi corrido e a gente perdeu muita coisa, entende? Aí mesmo com o episódio especial (que é engraçadíssimo, recomendo muito), essas lacunas não são totalmente preenchidas e isso deixa um drama muito bom com aspecto de desleixo por parte do roteiro. E não só a questão do Aoey como ator, mas o dramão da família dele também não foi mais mencionado, o Mhork aparece no episódio especial e é só, a gente fica sabendo muito pouco do final desses personagens. A resolução da do problema do Tum com aquela irmã insuportável dele também foi outra coisa que eu senti que faltou calor, sabe? Ele podia ter sido mais duro com ela e por alguma razão apesar dos dois aparentarem estar alterados mais pareciam tomando chá enquanto discutiam se era biscoito ou bolacha o certo.

Todavia, mesmo com esses detalhes é inegável que o drama é maravilhoso, levinho, divertidíssimo de assistir, com personagens cativantes e um casal adorável. Recomendo muitíssimo!

2 comentários:

  1. Eu amo muito essa série, mesmo com esses problemas no roteiro que você citou. Pena que ela é super injustiçada e meio "cancelada" por conta de pessoas que viram maldade na parte que conta da infância deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como falei, os problemas não tiram o brilho da série, ainda é fofinha demais e não dá pra não gostar. Eu vi na época esse barraco com o menininho. Particularmente, achei meio estranho no começo a maneira como ele agia, mas não vi maldade em si na relação deles. Muito coisa de irmão mesmo. Gene é fofo desde sempre. Pessoal gosta de criar mimimi atoa.
      Novamente bem vinda e obrigada pelo comentário ^-^

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.