segunda-feira, 16 de agosto de 2021

[Série] O Mentalista - 1ª Temporada


Original: The Mentalist

Episódios: 23 (Season 1)

Ano: 2008 (estreia)

País: EUA

Sinopse: Patrick Jane é famoso por sua habilidade de alta percepção de tudo que está ao seu redor. Ele já quase foi uma celebridade, alegando ser médium, mas agora admite que fingia ter poderes paranormais. Com sua grande habilidade de observação, Patrick trabalha como consultor independente para as autoridades da Califórnia, resolvendo um número considerável de crimes complicados. Todos no departamento reconhecem o seu mérito em solucionar uma série de casos difíceis - mas nem todos são fãs de suas atitudes, como a agente Teresa Lisbon, que resiste em tê-lo na sua unidade. Saber que Patrick é indispensável para a equipe torna ainda mais difícil para Teresa ter que conviver com seu jeito narcisista, já que ele sempre vai contra o protocolo e ultrapassa sérios limites durante as investigações.

O mentalista faz parte das séries da minha infância e adolescência, claro que pelo horário eu não podia ver com frequência, assim como CSI, Arquivo Morto, Monk, entre tantas outras que passavam nos bons tempos da televisão (e quando eu ainda tinha uma!). Depois de muitos anos, decidi assistir a série em sequência dessa vez por duas razões específicas:

1. Depois dos dramas asiáticos eu não consigo enxergar graça em mais nenhuma produção americana.

2. A série tem uma premissa muito semelhante a Sherlock Holmes e eu gosto muito desse caráter dedutivo em séries policiais.

O enredo foca em Patrick Jane, agora um consultor do CBI (California Bureau of Investigation) o gabinete de investigação de crimes violentos da Califórnia. Ele se juntou à equipe depois que sua esposa e filha foram assassinadas com requintes de crueldade por um assassino serial chamado Red John, cuja identidade e paradeiro ninguém nunca descobriu. Patrick auxilia a equipe de Teresa Lisbon em casos complicados de assassinato e usa sua extraordinária habilidade de dedução e conhecimentos para rastrear os culpados. Além de ser um excelente detector de mentirosos pelo uso da PNL. 

Enquanto resolvem um caso mais complicado que o outro, seguem a pista do assassino serial que destruiu sua vida, mas Red John parece estar sempre um passo a frente e as pistas que surgem pelo caminho sempre levam Jane a um beco sem saída. Lutando para não se perder em si mesmo e sucumbir a uma loucura assassina, Jane se pega no trabalho de prender criminosos enquanto luta contra si mesmo para não se tornar um.

O mais legal de você assistir esse tipo de série com maturidade é que consegue perceber nuances que eram imperceptíveis quando se é adolescente ou criança e se vê o mundo de uma maneira mais... mágica. A primeira coisa que chama atenção aqui é o fato de Jane não ser um heroi ao mesmo tempo que não é exatamente um vilão e o fato do personagem pairar nessa zona cinza entre a luz e a escuridão é o que nos aproxima mais dele. 

A série é uma mistura de Lie to Me e Sherlock, para quem gosta de investigadores dedutivos no melhor estilo Holmes com certeza vai divertir bastante. Patrick é cínico e se mostra muito humano em contraste com Sherlock, apesar de em vários momentos assumir a postura fria e rude do famoso detetive inglês. Além disso temos outros detetives maravilhosamente construídos e tão carismáticos quanto nosso protagonista. Lisbon, a chefe de equipe, é competente, muito humana, segue regras (e as quebra ocasionalmente em favor de um membro da sua equipe), protege os seus com afinco quase materno. Rigsby tem uma fachada de durão e é incrivelmente forte, mas doce como um biscoito e tímido como uma porta. Kimball Cho é de longe meu personagem favorito na série (e não é pelo fato de ser asiático, tá?) além de super sério, ele tem um senso de humor único que rende umas boas risadas da gente. Supersticioso, muito leal e persuasivo, é o responsável principal pelos interrogatórios. Grace Van Pelt é a novata nerd e hacker desejosa de mostrar serviço. Vinda de uma cidade do interior, ela é competente e ávida por ação.

Recomendo demais a série, mesmo ela sendo bem grandinha hahaha. Vou continuar as demais temporadas devagarinho como fiz com essa. Vale muito a pena especialmente para os fãs de Agatha Christie e Sherlock Holmes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.