Título original: 穿越之勉为其男
Autor (a): 怜惜凝眸 Liánxī Níngmóu
Tipo: webnovel
Gêneros: transmigração, vida na fazenda, sobrenatural, romance, BL, histórico, xianxia
Ano de lançamento: 2017
Quantidade de capítulos: 222 Vol. 1 cap 1-66
Tradução: Gracilariopsis
Revisão: Joy Alana
Suporte: Miss Sw
Sinopse da tradutora:
Qin Mian é um homem contemporâneo e fã de obras de Cultivo que, de repente, transmigra para um tempo antigo! Nada de Seitas de Cultivadores, Imperadores e glamour! Ele acaba acordando como esposa masculina de um rapaz pobre numa vila rural, no corpo de um jovem fraco e doente. E, se já não fosse ruim ser esposa de um homem que ele nem conhece, a madrasta e o pai de seu novo marido são absurdamente mesquinhos! Mas pelo menos o marido parece ser uma boa pessoa. E muito bonito, apesar da cicatriz feia em sua bochecha esquerda.
Transmigration of Mian é uma novel sobre começar uma nova vida do zero, onde o casamento vem antes e o romance depois, à medida que o casal se conhece melhor e decide dar um basta nos abusos da família e melhorar de vida.
É, principalmente, a história de um relacionamento saudável, igualitário (apesar de Qin Mian ser, perante a sociedade, aquele que se casou como esposa), e que mostra como um casal de homens pode superar todas as dificuldades que a sociedade impõe a eles e prosperar juntos.
Em um tom otimista, é uma novel que dá aquele calorzinho no coração que a gente tanto precisa. Um slice of life com um pouquinho de sobrenatural.
Onde ler: Mo Dao Zu Shi BR blog e wattpad
Após ser empurrado da escada por seu primo, Qin Mian acorda no corpo de um garoto em plena Dinastia Xia (2070 a.C. – 1600 a.C), historicamente, é dito que essa é a primeira dinastia registrada na história da China, alguns, inclusive, dizem que é um tanto mitológica. Mas, supostamente foi fundada por Yu, O Grande. De início, Qin Mian não entende muito bem o que está acontecendo, mas se sente muito fraco e sedento, notando logo um homem deitado na mesma cama ao seu lado que lhe oferece, com gentileza, um copo de água. O choque, contudo, dura pouco, pois ele acaba caindo no sono de novo.
No dia seguinte, é acordado bruscamente por uma velha mulher. Ele descobre, então, que se tornou esposa de um homem pobre numa época passada. Tudo na mente de Qin Mian está nublado, as informações não fazem sentido e ele só sabe que é um homem adulto da idade moderna preso no corpo de um adolescente doente vários milênios atrás. E que a mulher diante dele é autoritária e violenta. Salvo de uma surra pelo seu "marido", ele começa a investigar as coisas no lugar onde está e tenta encontrar respostas.
Para sua sorte, o corpo que ele habita também se chama Qin Mian. Ele não sabe nada sobre o passado do garoto, mas descobre que ele foi forçado a se casar com o filho mais velho da família Lei devido a uma predição feita por um adivinho. E, pasmem, o menino tem apenas 14 anos! Avaliando sua condição física, o mundo em que se encontra e a situação em que está, não há muita saída além de continuar vivendo com Lei Tie até conseguir uma forma de voltar para sua era. Contudo, não por isso ele vai se sujeitar a abusiva família de seu marido.
Quando começa a sondar a situação, Qin Mian percebe que precisará usar toda a sua experiência e conhecimento da modernidade se quiser prosperar naquele mundo. Primeiro, porque ele não quer ser pobre e tudo o que sabe pode lhe garantir muito futuro num mundo atrasado como aquele se ele souber usar da maneira certa. Segundo, porque ele percebe que Lei Tie é tão vítima de toda aquela história quanto ele mesmo. Por mais que não sinta qualquer afeto pelo marido, sendo também um homem, Qin Mian tem alguma compaixão pela vida dura e injusta que ele levou até então.
A primeira providência é sair da casa daquela família interesseira e sovina. Especialmente longe da segunda esposa do pai de Lei Tie, uma mulher desprezível e gananciosa. Embora não entenda o motivo, o marido se mostra muito solícito em atender todos os seus pedidos e, não muito depois, os dois alugam uma casa e se separam da família com todos os trâmites legais envolvidos. Qin Mian também se esforça para nutrir o corpo doente do seu hospedeiro enquanto bola meios de conseguir dinheiro para melhorar a vida, já que todas as propostas de divórcio com Lei Tie foram terminantemente recusadas por este.
Conforme prosperam e precisam lidar com a falsidade da família e a língua cruel das pessoas, Qin Mian aprende a viver naquele mundo retrógrado enquanto desenvolve carinho e respeito reais pelo seu companheiro. Mas a jornada de volta para casa parece cada dia mais distante.
Esse é um resumo bem grosseiro dos 66 capítulos que compõem o primeiro volume dessa novel. Comecei a lê-la porque, além de ter muitas informações sobre a cultura Chinesa (algo que eu estava precisando para a história que estou escrevendo agora), também me deu certa curiosidade a respeito do romancinho de aquecer o coração que a tradutora prometeu. Sem contar que essa novel foi traduzida direto do mandarim.
Posso dizer, antes de qualquer coisa, que essa foi uma grata surpresa. Após reler Mo Dao Zu Shi e cair numa séria DPL (de novo!), gostei de encontrar outra novel que atraísse igualmente minha atenção ao ponto de voar pelos capítulos sem perceber. E é o que acontece. São 66 capítulos, mas parecem muito 10 de tão rápido que a gente lê. E as notas sobre a cultura chinesa são fascinantes e muito instrutivas, uma verdadeira aula que não é chata.
Algo que preciso dizer sobre a idade do Qin Mian na novel é que de modo algum a história se trata de pedofilia. Mesmo sendo casado com ele, Lei Tie nunca ultrapassou o limite (eles não consumaram o casamento), seja pela condição de saúde de Qin Mian ou por respeitar que o garoto não nutria sentimentos por ele (e eu acho mesmo que foi pelos dois, dado o que vi dele na história). Ele respeita e protege seu xifu com esmero e dedicação e mesmo o beijo entre eles quando acontece é consensual. Então, não há nenhum tipo de romantização de estupro ou pedofilia na história. Além do mais, embora esteja no corpo de um adolescente, Qin Mian é um homem adulto da era moderna, ele entende bem o que está acontecendo com ele e todo o ambiente à sua volta.
Para um primeiro livro, gostei muito da história, parece ser daqueles romances bem lentos, com muito desenvolvimento dos personagens e o mistério por trás de Lei Tie torna tudo ainda mais instigante. Já no primeiro capítulo, os obstáculos que os dois vencem com cooperação mútua e entendimento é muito gostosinho de acompanhar. Mesmo em uma época como aquela, Lei Tie nunca trata Qin Mian como alguém abaixo dele por estar no papel de "esposa", mas como um igual, que pode tomar decisões e ter opinião, e ele o escuta. Há diálogo entre eles. E a gente shippa os dois com cada capítulo mais desespero.
Recomendo muito, é um romance levinho, dá para tirar umas boas risadas e tem personagens muito interessantes, além de ser um prato cheio para quem gosta de história da China e cultura chinesa. A tradução está maravilhosa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.