segunda-feira, 15 de julho de 2024

[Bíblia] Reis Parte I

Reinado de Salomão

Salomão foi o escolhido de Deus para assumir o trono em lugar de Davi. Era ainda adolescente quando foi ungido rei e o Senhor estava com ele; seguiu com diligência as últimas ordens de se pai antes de morrer e, em sua prece ao Senhor, pediu sabedoria para liderar o povo com justiça. Deus, tão agradado com a prece, abençoou Salomão com abundância, lhe tornando o homem mais sábio e justo, sob suas mãos, inclusive, viria a ser edificado o templo do Senhor, grande desejo de Davi que seria realizado em seu filho — e a impressão que isso me deixou foi que, por ter feito algo ruim aos seus olhos, o Senhor não achou que Davi era digno de construir sua casa.

A vida de Salomão, contudo, era toda dedicada ao Senhor, vivia para cumprir suas ordens e seguir seus preceitos; por isso, Deus enviou a paz para todo seu reinado em Israel. Sua sabedoria se tornou famosa, levou pessoas poderosas e influentes a desejar conhecê-lo e glorificar a Deus por ter-lhe dotado aquela sapiência. Dessa forma, foi Salomão que iniciou a construção do templo, cheio de ouro e preciosidades conseguidas em sua terra e na terra em volta. Construiu também seu próprio palácio, cheio de requintes e luxos qe levou 13 anos para concluir.

Contudo, para decepção do Senhor — e a minha! — Salomão não honrou a aliança com Deus. Ele tinha 700 esposas de todos os lugares, por consequência, crenças. Assim, influenciado por elas, se desviou do caminho do Senhor já nos últimos anos de sua vida e se prostrou para outros deuses, atitude que enfureceu o Senhor e atraiu a guerra para Israel após longo período de paz. Isso me lembra em como todos os escolhidos eram sempre imperfeitos, não vi nada realmente extraordinário em Davi, mas Deus o estimava mais que os outros, cumprindo sua promessa mesmo após a infidelidade dele.

Salomão, por sua vez, me acendeu uma esperança e até levou-a bem. Tinha todas as ferramentas na mão e jogou tudo fora por luxúria, foi bem revoltante de ler. Depois disso, é uma longa sucessão de decadências.

Reis de Israel e Reis de Judá


Israel se separou da casa de Davi porque o novo rei se recusava a aliviar o jugo da servidão. Apenas a tribo de Judá permaneceu fiel à casa de Davi.

Jeroboão, filho de Salomão, seguiu os últimos passos do pai e insultou o Senhor, sendo amaldiçoado por um profeta desconhecido. A partir daqui é uma sequência de reis que vem e vão sem grandes impressões além da maioria ir contra as leis do Senhor, mais Israel que Judá, este em uma boa parcela manteve a aliança de Davi com Deus.

Estive bem ausente do blog e das redes sociais essas semanas, mas foi porque aconteceu uma sucessão de coisas ruins que me desanimaram bastante. O mês de Julho não é normalmente muito animador para mim, mas esse ano estava bem disposta a comemorar meu aniversário porque, depois da morte da minha prima, me dei conta que é necessário celebrar a vida enquanto podemos, ela é um presente de Deus. Contudo, no dia 11 uma amiga nossa faleceu. Ela vinha no estágio final do tratamento contra o câncer de mama, estávamos esperançosos que ela se recuperaria totalmente, mas um AVC hemorrágico a levou de nós. Foi um choque. Uma das minhas primas sofreu um aborto espontâneo e minha amiga mais próxima quase sofreu um também semana passada... foi uma desgraça atrás da outra e eu fiquei meio catatônica tentando entender tudo.

Desde a primeira semana do mês venho tentando me organizar e seguir uma rotina, mas esses últimos dias me desestabilizaram. Vou começar do zero. Leva um tempo pra gente se recuperar. E é isso. Tão logo puder vou atualizando as coisas por aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.