segunda-feira, 15 de julho de 2024

[Anime] Scumbag System

 Original: 穿书自救指南

Ano: 2020

Episódios: 10

Sinopse: Originalmente, Shen Yuan era um leitor do romance de harém Proud Immortal Demon Way, do qual ele leu todos os 6666 capítulos, apesar de odiar a obra. Após ler e morrer, ele acidentalmente aciona um comando e se vê transmigrando para o mundo do romance, no corpo do vilão original, Shen Qingqiu.

Ao acordar, ele é recebido pelo Sistema, e logo percebe que para evitar o destino de ser torturado e morto pelo protagonista Luo Binghe, ele deve encontrar uma maneira de mudar a história. O Sistema, no entanto, não permite que ele aja muito fora do personagem, resultando em Shen Qingqiu respeitando cuidadosamente a personalidade do personagem enquanto tenta ficar do lado bom de Luo Binghe para obter um final feliz para ambos.

Esse foi o único livro da Mo Xiang Tong Xiu que eu não me interessei em ler, isso porque a sinopse não me despertou muito. Porém, estava sem nada pra fazer esses dias enquanto decidi passear pelo VIKI e acabei caindo na animação. Olha, sendo bem sincera, essas animações em 3D a meu ver são pavorosas. Parece que eu estou assistindo a cutscene de um jogo do Playstation 4. Mesmo que eu viesse a ler a novel, estava realmente decidida a não ver a animação. Aconteceu o contrário.

Achei feia? Sim. Mas estava sem nada pra fazer e decidi assistir assim mesmo.

Como não li o livro a minha opinião vai se deter apenas na animação. A história gira em torno do leitor de uma novel com mais de seis mil capítulos que fica indignado com o final e começa a brigar com os leitores que gostaram nos comentários. Acontece que ele acaba engasgando com um baozi e "morre" sendo transmigrado para dentro da novel no corpo de Shen Qingqiu, o vilão. Sabendo de toda a história e do final que o aguarda, ele começa a tentar reescrever seu caminho para evitar que o ódio do protagonista, Luo Binghe, culmine no  seu fim trágico.

Porém, há um sistema dentro da novel que o impede de sair do seu personagem. Quanto mais infrações ele comete, mais prejudicado seu personagem fica. Há determinados arcos que ele precisa passar e ações que deve tomar para satisfação e progressão do protagonista. Conforme tenta mudar o rumo dos acontecimentos, ficando mais próximo de Luo Binghe, alguns eventos se transformam, mas seu fim cruel parece imutável e fadado a acontecer.

Sendo a primeira história dela, tecnicamente, o enredo parece bem mais do mesmo que a gente já viu em setecentas animações japonesas, parece que a febre do isekai amainou, mas segue firme. Há várias semelhanças com MDZS, creio que ela pegou tudo que poderia ter sido melhorado na primeira história e colocou na segunda devidamente desenvolvido. A dualidade de personalidade entre os personagens também parece ser marca dela, apesar de que isso sofre alguma mudança quando Shen Yuan assume o corpo de Qingqiu, ainda assim o cerne da personalidade dele, austero, frio, casmurro e com instinto cruel, não difere muito dos ativos da autora como Hua Cheng e Lan Wanji. 

Como história não me cativou muito, a animação não ajudou também, esse foi meu primeiro anime 3d e não sei de quantos eu ia precisar para me acostumar com o estilo, mas não me sinto inclinada a descobrir. Talvez, se fosse construído em uma animação 2d eu tivesse ficado mais animada, porque a coreografia das lutas é boa. O lado cômico não me pegou, não sei se devido ao estilo de animação ou só porque não achei engraçado mesmo, o tom sombrio foi bem contido se comparada com outras histórias dela, os personagens também não me soaram muito carismáticos a ponto de shippar. 

A segunda temporada foi prometida para 2022, mas nunca saiu. Não sei o quanto do primeiro arco foi adaptado, mas julgando pelas animações de MDZS e TGCF imagino que só metade do primeiro. Sigo sem vontade de ler o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.