quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Fazendo Meu Filme #1: A Estreia de Fani - Paula Pimenta

Informações:

Título: Fazendo o meu filme: A Estreia de Fani
Série: Fazendo o Meu Filme #1
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutemberg
Ano: 2009


Sinopse: Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. 
“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

O que eu achei: Esse livro foi muitíssimo recomendado para minha irmã, que trocou na lojinha dela há um tempão, mas nunca leu. Esse ano, como eu aderi ao movimento #euapoioliteraturanacional e já comprei, coloquei na listinha e resolvi "expandir meus horizontes", pus ele na lista de leitura para ver se, assim como Harry Potter, era tudo que diziam mesmo. Antes de mais nada, eu gostaria de esclarecer uma coisa que muita gente especula ao meu respeito e me vejo na situação oportuna para falar; eu não tenho NADA contra a literatura nacional, muito pelo contrário. O que eu considero um aspecto muito negativo na literatura brasileira, enquanto autora e leitora, é o preço exacerbado dos livros em comparação com a literatura estrangeira. Li Pedro Bandeira, que considero um dos melhores autores nacionais, Machado de Assis, José de Alencar (mesmo que não tenha gostado muito desse), Vanda Phaelante, Orígenes Lessa e alguns outros que gostei muito. Realmente, é um fato que compro mais livros estrangeiros, não simplesmente por "modinha", mas além do preço mais acessível, são títulos pelos quais me interesso e temáticas que tem a ver com o tipo de literatura que eu costumo ler desde a escola. Mas a literatura nacional tem seu espaço sim na minha estante e no meu coração.
Bem, esclarecido isso, vamos ao livro. Esse é o meu primeiro livro da Paula Pimenta, fiquei maluquinha pela versão dela de A Bela Adormecida (porque todo mundo sabe que é minha princesa favorita), mas o preço estava demasiado para mim - mesmo que agora um passarinho tenha me dito que vou ganhar de presente *-----------------* - de início, a narrativa me deixou um pouco apreensiva, pelo uso de aspas no lugar de travessões e, também, pelo modo como a história é contada, como se fosse um diário ou coisa assim, quase como um depoimento. Mas, com o passar dos capítulos eu fui me acostumando e, devo dizer, é daqueles livros que você lê rapidinho.
Somos levados para a vida de Estefânia Castelino Belluz, uma garota de classe alta, que tem 16 anos e está com a cabeça cheia de preocupações típicas de uma garota da classe A: garotos, roupas e hobbies. Nesse interím, através dos olhos de Fani, nós somos levados pela sua vida, seus amigos, sua paixonite pelo professor de biologia, os amores das suas amigas, sua relação com o Leo, que vai progredindo beeem devagarinho, Conforme os acontecimentos da vida de Fani se desenrolam, ela fica dividida entre sua viagem de um ano para Inglaterra, seus sentimentos por Leo e sua chance de um final feliz. 
Talvez pelo fato de eu já ter passado da idade e de ter uma vida que passa um pouco longe da realidade de Fani (isso é exagero, ela passa a léguas de distância!) eu não consegui me "infiltrar" na história, e de todos os personagens, o que eu mais curti foi o Leo e a Gabi. O livro é realmente muito bom, você mal percebe quando acaba, as passagens dos filmes combinam com perfeição, fiz até uma listinha com os filmes da Fani que eu ainda não vi pra assistir também. Quando você se acostuma com a narração o livro flui mais rapidamente e posso dizer que valeu muito a pena ter lido Fazendo Meu Filme, como diria a Fani, dou quatro estrelinhas! 

Bom, o próximo livro vai ser o tão falado (e não muito bem) O Ladrão de Almas. Dizem que é extremamente maçante e arrastado nos primeiros capítulos. Então, vou aproveitar a semana do carnaval e testar se isso é verdade mesmo! Depois conto pra vocês ;) até a volta blogueiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.