sábado, 22 de maio de 2021

[BL] Manner of Death

Título original: พฤติการณ์ที่ตาย

Também conhecido como: Manner of Deathพฤติการณ์ที่ตาย , Manner of Death The Series , Manner of Death: A Série , Manner of Death , O Mistério dos Mortos

Diretor: Chookiat Sakveerakul, Aum Natthaphong Aroonnet

Roteirista: Nirattisai Ratphithak

Gêneros: Suspense, Mistério, Romance, Crime

País: Tailândia

Episódios: 14

Ano: 2020

Classificação do Conteúdo: 18+ Restrito (violência e palavrões)

Sinopse: O Dr. Bunnakit é um médico legista que trabalha em um hospital provincial. Um dia, após realizar uma autópsia no corpo de uma mulher que aparentemente se enforcou, o Dr. descarta o suicídio, pois suas descobertas apontam para homicídio. Sua conclusão de repente o torna alvo de alguém muito poderoso.

Quando um homem anônimo invade sua casa e o ameaça a mudar sua denúncia para suicídio, o Dr. Bunnakit decide não levar a sério a ameaça. Mas tudo muda quando um de seus amigos, um promotor público, desaparece de repente. O Dr. conduz, paralelamente,  sua própria investigação a fim de chegar à verdade. Todas as pistas levam a um suspeito, um homem chamado Tan, que nega qualquer envolvimento. Porém Tan convence o Dr. Bunnakit a unir-se a ele, a fim de encontrar o verdadeiro assassino.

Onde encontrar: P'Tieris Fansub, Meow Fansub, Lianhua Fansub, Kingdom Fansub

Está aí um BL perfeito para quem quer fugir do lugar comum e passear por um universo onde as personagens não estudam engenharia (ahaahaha). Manner of Death, ou causa da morte em português, é um BL tailandês  baseado em uma novel homônima que tem como estrelas o casalzinho queridinho das fujoshis Max e Tul (que recentemente foi devidamente quebrado pelo anuncio corajoso de namoro do Max).

A trama vai se passar em uma pequena cidade interiorana para onde o Dr. Bun (Tul) está regressando após muitos anos para ocupar o posto de médico legista. Tão logo ele chega a essa cidadela, ele reencontra Jane, sua melhor amiga, e é presenteado com o cadáver de uma jovem estudante - que por sinal é aluna de Jane - que ele descobre ter sido assassinada vítima de drogas e atividades sexuais envolvendo violência. Contudo, até um primeiro momento, parecia só mais uma garota vítima de um troglodita.

Saindo com os amigos para uma boate na cidade, o doutor Bun acaba bêbado e tropeça em Tan, um misterioso homem que é professor de biologia na mesma escola que Jane. Ele acaba beijando o homem sem muitas reservas e acorda com uma violenta ressaca na casa dele. O problema é quando em um evento da cidade ele encontra esse mesmo sujeito na companhia de Jane e acaba achando que os dois são namorados, bem nessa noite, Tan acaba se envolvendo em uma briga com o irmão Pued aparentemente por causa de Jane.

No dia seguinte, sua melhor amiga é encontrada morta.

Chocado, revoltado, triste, Bun é o responsável por fazer a autópsia dela e descobre os mesmos traços de violência da aluna de Jane em sua amiga, logo, apesar de tudo ter sido montado para forjar um suicídio, ele conclui que Jane foi assassinada. Com essa afirmação em mente, ele insiste em impedir que a polícia arquive o caso e isso o coloca na mira de pessoas perigosas que tem o intuito de silenciá-lo.

Enquanto isso, Sorawit nota que sua amiga Nam está agindo de modo estranho. Enquanto tenta investigar o que está acontecendo com ele acaba pedindo a ajuda de That, um subordinado de Tan. O Dr. Bun, ainda desconfiado que Tan tem alguma coisa a ver com a morte de sua melhor amiga começa a confrontá-lo, mas é ironicamente salvo por ele diversas vezes e os dois acabam unindo forças para descobrir a verdade. Seguindo o rastro de Nam e as pistas que Jane deixou para trás eles vão descobrir um submundo macabro na cidade manipulado pelos altos escalões de poder.

Sem poder confiar em ninguém e com suas vidas em risco, Bun e Tan terão como única arma a inteligência, suas poucas conexões e o amor um do outro para sobreviver.

Confessar que no início eu estava um tanto receosa de ver esse BL, eu já tinha visto Together With Me com esse casal e não curti muito, todavia, a premissa diferentona do drama acabou me atraindo e decidi dar uma chance. Ainda acho que Max e Tul não tem essa química toda em cena, fica claro que eles se sentem confortáveis um com o outro, mas de resto é só fan service mesmo. Desde TWM eu não acho esse calor deles nada genuíno então fica bem difícil comprar os dois como casal. Isso, claro, é opinião minha.

A história, porém, foi adaptada de modo tão bem feito (e eu não li a novel, então me refiro apenas a produção) que o romance dos dois se torna uma consequência e não o foco. Além do outro diferencial de ser um único casal em foco. A direção acertou em cheio colocando sempre planos frios que mergulham a gente naquele clima de tensão, suspense e melancolia, o jogo de personagens que não são o que parecem também foi trabalhado de forma excepcional. E os plot twists são de te deixar pasmo.

Tudo é bem encadeado e por mais que em determinado momento não pareça que vá ter, o final é sim feliz, com algumas pequenas coisas que deixam a gente meio frustrado como o final de alguns vilões. Todavia, vale muito a pena a experiência, é um suspense bem construído, com personagens bons, o elenco não é de todo ruim, dando boas interpretações, alguns soam bem artificiais, mas em geral a maioria se sai bem. 

Vale salientar que esse aviso de +18 não é em vão. Apesar de não ser um drama explícito, tal como acontece em Precisamos falar sobre Kevin, a violência está nos detalhes e é uma produção que fala de temas muito pesados como estupro, tráfico sexual, aborto ilegal, e tem algumas cenas de violência também. No caso dos palavrões eu não senti tanto talvez porque o pessoal que legendou amenizou a legenda (a propósito, obrigada por isso!). 

Eu gostei muito do drama, foge do lugar comum na maioria dos BLs, sabe trazer os temas de forma pertinente e encadeá-los de maneira adequada, mantêm a gente preso em clima constante de suspense e funciona muito bem como romance em segundo plano. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.