domingo, 10 de março de 2024

[Bíblia] A Libertação

Começou então a saída do povo do Egito, eram muito numerosos e partiram não só com suas posses e animais, mas com todos os despojos dados pelos egípcios — ouro e prata — e os ossos de José. O Senhor, todavia, não os guiou pela terra dos filisteus que era o caminho mais curto, mas intruiu-os a ir pelo deserto, ao leito do mar vermelho. O faraó, em sua ira, os perseguiu e o povo voltou a temer e culpar Moisés que, segundo suas ordens, ergueu o cajado e, ferindo o mar, viu partir-se em dois as águas por um forte vento vindo do oriente. Passou assim a pé enxuto o povo de Israel pelo mar vermelho e viu morrer sob as águas o exército de Ramsés. Então, a salvo pela graça de Deus, Moisés entoou em honra de Deus, um canto:

Cantarei ao Senhor porque ele manifestou sua glória

Precipitou no mar cavalos e cavaleiros

O Senhor é minha força e objeto do meu cântico;

Foi ele quem me salvou

Ele é o meu Deus — eu o celebrarei; o Deus de meu pai — eu o exaltarei..”

A liberdade no Deserto

Mesmo liberto da opressão, o povo parece nunca satisfeito com nada e, mais uma vez, se volta contra Moisés, reclamando ora que não tem água, ora que não tem comida, é a coisa mais irritante, por um lado, contudo, fico pensando que mesmo vendo do que precisamos, o Senhor se agrada de ouvir nossa prece. E ele atendeu-os, enviando-lhes perdizes do céu para que tivessem carne e maná para que tivessem pão. Não é explicado, exatamente, o que é o maná, a descrição é breve e imprecisa.

Outra coisa que se destacou foi a ordem de não guardar nada, pois ao guardar ele se tornava fedido e com larvas, fico pensando se não é alguma alusão à ganância ou avareza. Acho que Moisés foi o predecessor da paciência de Jó, séculos à frente! Com a sede no deserto, voltou o povo a clamar contra Moisés e, por ordem de Deus, este usou sua vara para ferir o rochedo de onde saiu água para o ingrato povo beber no monte Horeb. Temos também a primeira aparição de Amalec, que ataca Israel e, com a ajuda do Senhor, Josué sai vitorioso. Algo que me chamou atenção foi que Moisés precisou ser sustentado para a vitória acontecer, nos mostrando que não precisamos passar as batalhas da vida sozinhos. Há ainda uma passagem sobre uma visita do sogro de Moisés que lhe levou sua esposa e filhos que haviam sido mandados para casa.

Essa parte do Êxodo é bem complicada, mas nos levanta várias reflexões. Conforme ia lendo percebia como a Bíblia é um livro atemporal, pensar que essa parte do velho testamento tem bem mais de 2000 anos, considerando que marcamos nosso tempo a partir do nascimento de Cristo, e ainda consegue ser tão atual! Já perceberam como a gente nunca parece satisfeito com nada, igualzinho esse povo? Deus literalmente tira água de pedra e, ainda assim, a gente reclama, duvida, nunca é realmente grato por nada que tem, mas está sempre insatisfeito com o que não tem e muitas vezes nem precisa!

Meu falecido avô tinha um ditato que acho muito pertinente, ele dizia que “a casa do ter nunca enche” e é verdade. Quanto mais se consegue, mais se quer. Não atoa vivemos numa sociedade tão competitiva e superficial. A gente tende a ver o próximo sempre como inimigo e nunca como irmão, como deveria ser, porque estamos o tempo todo competindo, tentando nos igualar ou ultrapassar quando deveríamos trabalhar em equipe e crescer juntos. É triste ver isso. E confesso que ficava bem irritada com essa ingratidão do povo, nada nunca estava bom, eles eram escravos e reclamavam, estavam livres e reclamavam, nunca eram gratos e não atoa terminaram como terminaram.

Pratiquemos a gratidão. Olhe para sua vida, para o que você tem e agradeça a Deus por isso. Você pode não ter tudo que quer, mas acredite que tem tudo o que precisa. E a gente precisa de tão pouco para ser feliz. Hoje em dia é difícil apreciar um céu azul, acho que muita gente nem sabe que o amanhecer e o crepúsculo nunca são iguais. Você pode olhar o pôr do sol hoje e olhá-lo de novo amanhã e vai perceber que não é do mesmo jeito. Garanto. Não paramos mais para apreciar um dia de chuva, só embalados pelo som calmante da água molhando a terra e batendo contra as janelas. Ao contrário, muita gente reclama que tá chovendo e não pode fazer isso ou aquilo, e depois reclama que não chove e tá quente demais.

Parece que a ingratidão de Israel está impressa no nosso DNA. Então finalizo esse post te convidando para agradecer. Agradeça a Deus hoje. Você consegue listar tudo pelo que você é grato? O tanto que ele te deu? Como bem disse uma vez C.S. Lewis “a misericórdia vem com a manhã”, quando você abre os olhos para um novo dia, é por si só um presente, uma demonstração da misericórdia e do amor de Deus por você. Quantos mares Deus está abrindo na sua vida para atravessar e talvez sua ingratidão esteja te impedindo de ver? Então seja grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.