Introdução:
- Ø Escrito
por Jesus Ben Sirac por volta de 180
a. C. em hebraico que se perdeu e, mais tarde, é encontrado por seu neto que
traduz para o grego. Muito próximo dos Evangelhos, é um livro “recente” na
cronologia antiga.
- Ø Eclesiástico
vem do ekkalein = Eclésia significa “referente
à Igreja”.
- Ø Feito
durante a época selêucida durante o
domínio do império grego que, impondo seus costumes helênicos, queria destruir
os judaicos, assim, o livro surge para preservar esses costumes e conhecimento.
- Ø Josué,
no original em hebraico, também se chamava Jesus (Yeshua) um nome muito comum
no hebraico. Ben Sirac significa “filho
de Sirac”. O nome Josué foi mudado no português para evitar confusão.
- Ø Jesus
Ben Sirac era um escriba e professor reconhecido em Jerusalém e presente nos
anais. Ao contrário de muitos livros na Bíblia, onde o autor é desconhecido, o
eclesiástico é assinado por ele, como sua tradução feita pelo neto assinala e
sua autoria reconhecida.
O
primeiro capítulo apresenta conceitos de sabedoria
e temor de Deus. A sabedoria, que é o
próprio Deus, vem antes da criação e criou todas as coisas, pois Deus o fez e
Ele existe antes de tudo.
O
temor de Deus é a obediência a Deus e
à sua palavra, não o medo de Deus. É a atitude de quem crê: amor e obediência a Deus.
Quem
não conhece os mandamentos e não obedece não alcança a sabedoria e tampouco se
torna justo. Se nos preparamos para cumprir a obra a Deus, seremos perseguidos
como afirma o segundo capítulo. A obediência ao Senhor atrai o sofrimento, mas há
certeza de que ele nos fortalece para vencer as provações.
O
mal não quer que a obra de Deus cresça, por isso, colocará obstáculos para nos
afastar do caminho e nos impedir de perseverar no caminho certo. Só se vence o mal perseverando no bem que se
faz. Desde aqui, a palavra já reforça o futuro ensinamento de Cristo sobre
a humildade e o mandamento de honrar os pais, pois a benção de Deus recai sobre
quem honra e cuida dos pais.
Há
ainda uma forte advertência aos judeus da época a respeito da filosofia grega
que, naquele tempo, acreditava-se afastar a fé e igualmente acautela sobre o
orgulho, o pecado elemental que fundamenta todos os outros. O orgulhoso perece no próprio mal.
Ninguém chega a Deus sem passar pelo pobre e o coração generoso com quem
necessita mostra a extensão do nosso amor, tanto Jesus quanto João Batista vão
reforçar essa ideia em seus ministérios. Deus vê com olhos diferentes quem olha
pelos pobres e o próprio Cristo optou por eles.
Tal
como todos os livros sapienciais, esse bate constantemente na tecla da
sabedoria como caminho para a santidade. Essa advertência sobre ser prudente vem
do fato de estar meio na “moda” ser grego e muitos judeus estavam ocultando sua
origem e abandonando seus costumes em função disso, é um puxão de orelha para
aqueles que se envergonhavam do seu Deus. Ben Sirac dá muita ênfase àquilo que
se fala, dando enfoque no cuidado com o que se diz.
O
quinto capítulo ainda é categórico ao afirmar que a pessoa que confia na
riqueza não confia em Deus já reforçando aqui a fala de Cristo de que não se
pode servir dois senhores. A riqueza geralmente é a fonte do orgulho e da
autossuficiência que leva a esquecer de Deus. Tanto quanto é misericordioso, o
Senhor é igualmente justo e cobrará de nós todos os nossos crimes. Quando nos
tornamos conscientes da nossa precariedade e nos voltamos para Deus, a riqueza
nos dá a falsa segurança de que somos eternos nos afastando de nossa brevidade
o que é um perigo para a vida espiritual.
Por
isso, o problema não é o dinheiro, mas o espaço que ele ocupa na nossa vida.
Riquezas injustas adquiridas por meio de mentira e falsidade nunca trarão
felicidade. Seguindo, temos uma explanação sobre a amizade que é considerada um
dos maiores tesouros da vida e, tal como o amor, é constante e necessita ser
cultivada. Por isso, a palavra adverte no cuidado ao escolher os amigos, se
almejamos a sabedoria devemos andar na companhia de sábios. A sabedoria é um
dom que vem do próprio Deus e escolhe apenas aqueles que buscam com disciplina
e desejo sincero.
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