quinta-feira, 12 de julho de 2018

[Chinês] Negação dos Verbos no Gerúndio

大家好!

A aulinha de hoje é rapidinha, na última a gente aprendeu a usar o gerúndio, agora vamos ver como negar o gerúndio, ou seja, a negação de 在/正在 que é 没在。

Assim, a estrutura para a frase fica:

SUJEITO + 没在 + VERBO +OBJETO/COMPLEMENTO

Ex: 我没在跑步。(wo3 mei2zai4 pao3bu4)

Eu não estou correndo.

Vale assinalar que a negação 没在 só funciona para 在 quando este tem função de marcador do gerúndio, como verbo estar sua negação continua sendo feita com 不. Ex: 我在家。Eu não estou em casa.

Vocabulário:

电话 (Diànhuà) - telefone
游戏 (yóuxì) - jogo
打 (dǎ) - telefonar/acertar
玩 (wán) - jogar

Ideogramas desta lição:


 huà - dialeto; palavras; falar

xì - jogar; drama; espetáculo

wán - brincar, jogar

Pratique!

Usando os conteúdos já aprendidos e o novo vocabulário, traduza as sentenças abaixo para fixar a gramática e exercitar o vocabulário!

  1. 他在打电话。Tā zài dǎ diànhuà.
  2. 我们没在玩游戏。Wǒmen méi zài wán yóuxì.
  3. 你在干什么?Nǐ zài gànshénme?
  4. 你在上网吗?Nǐ zài shàngwǎng ma?
  5. 现在你正在干什么?Xiànzài nǐ zhèngzài gànshénme?
  6. Eu não estou telefonando.
  7. Telefonar
  8. Não está chovendo lá fora agora.
  9. Nós não estamos conversando.
  10. O que você está fazendo agora?
11. - O que você está fazendo?
      - Estou telefonando.

As aulas de mandarim estão em um ritmo mais lento por causa das "férias", estou fazendo algumas revisões e colocando meu caderno em dia, por isso não tenho trazido conteúdo novo, mas não suspendi não ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.