terça-feira, 23 de junho de 2020

[Drama] Ice Fantasy (Spoilers do livro e da série!)

Original: 幻城 pinyin: Huànchéng
Ano: 2016
Direção: Ju Jue Liang, Zou Ji Cheng
Roteiro: Shen Zhi Ning
Gênero: Fantasia, Ação, Romance, Drama
País: China
Episódios: 62
Elenco: Feng Shaofeng
Victoria Song
Ma Tianyu
Zhang Meng

Sinopse: Quando o segundo príncipe da tribo do fogo, Xin Jue (Jiang Chao), foi misteriosamente morto durante sua visita à Tribo do Gelo para a cerimônia de maioridade de Ka Suo, o Rei do Fogo Huo Yi (Hu Bing) usa isso como desculpa para iniciar uma segunda guerra entre a Tribo do Fogo e a Tribo do Gelo. Com seus pais capturados e irmãos mais velhos mortos, os dois Príncipes do Gelo Ka Suo (Feng Shaofeng) e Ying Kong Shi (Ma Tianyu) fogem para o mundo dos mortais e buscam ajuda do guardião Li Luo (Victoria Song) para ajudar a obter cristais de gelo. de seis tribos para restaurar a Muralha de Gelo, para que a Tribo do Gelo possa ser salva.

Depois que a Tribo do Fogo foi derrotada com a Deicide Sword, Ka Suo relutantemente luta com seu irmão pelo trono, mas ele não quer nada mais do que a liberdade de estar com seu amante Li Luo. Ying Kong Shi faz de tudo para tirar o trono de Ka Suo, para garantir que Ka Suo tenha sua liberdade, enquanto Yan Da (Zhang Meng), a Princesa do Fogo, está disposta a desistir de tudo por Shi. Então, os entes queridos de Ka Suo morrem um por um sob as conspirações de Yuan Ji (Yan Yikuan) e Lian Ji (Kim Hee-sol), e ele está determinado a encontrar o lendário "lótus velado". Uma guerra entre o Ice e Fire Tribe começa novamente, com Li Tian Jin se juntando à Tribo do Fogo para se vingar de Ka Suo.

Onde encontrar: Kingdom Fansubs (completo) temporada 1 e Yumeko Fansubs (completo) temporadas 1 e 2

Eu disse que já tinha começado a ver esse drama antes, de fato eu assisti aos quatro primeiros capítulos, foi na época que a Jan começou a traduzir o livro e parei de assistir com o intuito de ler, mas minha irmã reclamou tanto do final que acabei deixando de lado. Contudo, esse ano acabei retomando a leitura enquanto revisava o livro para a Jan, o final, como vocês viram na resenha, é frustrante, então já que ao que parece eu tenho tendências masoquistas, decidi ver o drama também para sofrer tudo de uma vez e ter raiva com o final porque eu sei que é isso que vai acontecer.

Logo que o drama começou (e reviveu o que vi na minha memória porque eu comecei a ver em 2016 quando ele estava sendo lançado) eu fiquei tipo "de onde diabos está saindo tudo isso?!" Quem leu o livro sabe que não tem nada dessa coisa de cristal de gelo, Deicida ou, sim, Yan Da. A princesa do fogo não existe no livro. Toda aquela coisa de Li Luo como Guardiã do Equilíbrio foi tipo "hã?" e minha irmã já me adiantou do monte de clãs que existem no drama e não existem no livro. Toda essa parafernália de ursos, curandeiros e tals, no livro é resumido a astrólogos, música xamânica, gelo e fogo (se bem me lembro acho que era só esses mesmo) e mesmo alguns deles fazem parte da tribo do gelo.

Talvez eles quiseram dar mais profundidade às personagens e construir todo um universo em cima do criado no livro, indo um pouco além. Bem, foram além demais. Em alguns pontos, inclusive, os roteiristas do drama foram até cruéis e nesse ponto em específico saliento Ying Kong Shi e Yan Da, no livro além dela não existir, eles a criaram aqui com o claro intuito de fazer um amor unilateral com o príncipe apenas para ter mais um final trágico pra listinha já interminável da história, achei desnecessário. Além disso, a personalidade de Shi foi completamente mudada, não apenas no que diz respeito ao seu caráter, mas o fundo que deram às suas atitudes. Ao contrário do livro, onde o personagem morre logo nos primeiros capítulos e revela uma personagem bem mais fria que no drama, aqui eles resolveram apelar para o lado emocional tanto com relação ao amor devoto que ele tem por Ka Suo como na insinuação de sua atração por Lan Sang e a relação dele com Lian Ji que, no livro, é inexistente.

Inclusive, se você leu a resenha do livro sabe que Lian Ji é a grande vilã na história, mas aqui não é exatamente. Ela tem um amor devoto pelo filho enquanto no livro Shi foi apenas criado por ela a partir de flor de cerejeira, magia e outra coisa que esqueci. Ele era uma peça no grande tabuleiro de xadrez do mundo que ela criou para sair do tédio. Outra coisa foi fazer Ka Suo casar com Li Luo apenas para ela morrer nesse mesmo dia. Desnecessário. No livro ela também é assassinada pelo pai de Ka Suo logo nos primeiros capítulos e não dá nem tempo se apegar à personagem.

Todo o universo no drama ficou bacana como um material à parte. Mas, se comparado ao livro, foi uma encheção de linguiça sem tamanho, especialmente por eles terem arrumado mil rotas alternativas, criado mil mundos distintos apenas para copiar o final podre da história. Cara, se era pra mudar, mudasse logo tudo e fizesse um final mais decente. Mas não, eles conseguiram, inclusive, piorar de forma considerável as coisas no drama, especialmente toda aquela coisa da roda do destino em que um morre enquanto o outro vive, isso foi muito nada a ver. O Drama, para mim, soou como um grande manual de como colocar linguiça em um livro de 180 páginas.

Acabou que perdi a paciência (que até então já não era muita) ali pelo capítulo 40 e acabei desistindo do drama. Depois que se lê o livro fica meio que automático comparar os dois e o ranço pelo que fizeram com as personagens se torna mais forte, em especial porque o resultado culmina no mesmo (embora o drama seja bem pior de alguma forma). Ali pelo capítulo 41 ele começa a seguir a linha do livro, da metade para o final, mas claro que tem muita linguiça que no livro não tinha, analisando como um material separado, o drama é razoável para quem curte história trágica (e vocês sabem que eu não sou dessas), mas sei lá, acho que se era para criar todo um universo em cima de outro, que fizessem o trabalho completo e alterassem o final também. Se esse drama fosse seguir o livro ia terminar ali em no máximo 20 episódios (com umas licenças poéticas).

Para piorar, tem uma segunda temporada completamente desnecessária apenas para copiar o final da primeira! Mesma coisa que foi com Scarlet Heart que viajaram na maionese com aquela segunda temporada não sei pra quê. Pelo menos a segunda temporada tem umas tiradas cômicas (para não dizer satíricas) que aliviam um pouco o peso, mas ainda assim não salvam a produção. No meu ponto de vista foi feita mesmo pra ganhar mais dinheiro em cima da primeira que, como bons chineses fãs de ver personagens se ferrando e tendo fins péssimos, foi um total sucesso.

Eu poderia ficar aqui por uma boa hora só discorrendo as discrepâncias entre ambas as mídias (livro e drama) só com os 40 episódios que vi, mas vou me abster de passar essa raiva ainda mais do que já passei. Então fico por aqui e deixo vocês verem por sua conta em risco.

4 comentários:

  1. Já li o livro traduzido em um site, queria ler novamente mas parece que foi deletado. A história é bem triste mas também extremamente poética. Quando terminei de ler ficou um espaço vazio. Nunca assisti o drama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hiago, foi a minha amiga Jane Nariel que traduziu esse livro no blog dela. No momento o blog está passando por umas "reformas", mas ela me deu permissão de revisar sua tradução e disponibilizá-la no wattpad, então você encontra o livro completo lá para reler quando quiser: https://www.wattpad.com/story/220612968-ice-fantasy-tradu%C3%A7%C3%A3o-pt-br

      Excluir
    2. Olá, Katharynny, agradeço por responder o meu comentário, você nem imagina o quão feliz estou em poder ler novamente esse livro. Obrigado por ter disponibilizado a tradução no Wattpad e também pela revisão.

      Excluir
    3. Oi, Hiago! Imagina, foi um prazer, eu que agradeço o comentário. Não por isso, desejo uma ótima releitura pra ti!

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.