terça-feira, 11 de agosto de 2020

[Livro] Quanto Pesa a Alma de um Homem?

 Autor: Cyl Gallindo
Ano: 1994
Gênero: Conto, Antologia
Páginas: 109

Ganhei esse livro de presente há alguns anos, mas acabei colocando ele na estante e esqueci que estava lá haha, é uma raridade de 1994 de um autor buiquense que eu não conhecia, infelizmente, mas que fiquei bem encantada quando comecei a ler!

"O verdadeiro caminho tem desvios, veredas, atalhos e se bifurca, para que a consciência do homem defina seu próprio rumo. O homem é quem abre o seu próprio caminho a cada passo, a cada ação, a cada ideia."

São dez contos que trabalham, praticamente, a natureza humana em todas as suas essências, talvez, mais sórdidas. Ele mexe também com algumas crenças do imaginário e traz algumas questões bem polêmicas também. 

O primeiro conto foi o que mais me surpreendeu, logo que cheguei ao final eu fiquei "Gente! Mentira!" Ele brinca com as palavras e com a nossa mente trazendo temas como incesto, traumas de infância, ganância, superstição, e flertando com o sobrenatural em alguns. Cheios de filosofia e com algumas boas alfinetadas na sociedade brasileira desde sempre ele instiga reflexões e faz um convite a analisar algumas crenças que permeiam em especial a cultura do nordeste.

Ele traz uma narrativa flexível, fluída e mesmo que por vezes seja bem descontraída, não é nada raso. Os contos, mesmo os que parecem mais "inofensivos" são cheios de camadas que induzem um parar para pensar sobre aquilo, para tentar se colocar na pele daquele personagem ou para entender a mecânica da sociedade que culmina em uma tragédia previamente construída. Repensar valores arraigados na nossa cultura, debater sobre questões que muita gente ainda reluta em falar.

Eu amei esse livro, alguns contos mais que outros, mas são todos de inegável qualidade literária e apaixonantes à sua própria forma. Com algumas pitadas de erotismo, Cyl Gallindo era um artesão das palavras que ganhavam vida e tocavam com dedos maliciosos todos os nossos sentidos. Dizem que presentear com um livro é a maior dádiva e é verídico, sou muito grata à professora Fabiana por esse presente maravilhoso e por essas horas de imersão, em muitas delas, bem pertinho aqui da minha terrinha sertaneja.

2 comentários:

  1. Perfeito!!! De fato, você se envolveu de tal forma que expressou a verdadeira essência desta obra literária. Cyl Gallindo vive através dos seus livros, sejam eles poemas, contos, crônicas ou conferências.

    Atualmente estou como Coordenador do Grupo de Leitores Cyl Gallindo, na cidade de Buíque, tendo a missão de guardar e zelar por seu acervo pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leonardo, obrigada pelo seu comentário tão gentil! Foi meu primeiro contato com o autor e uma experiência ímpar. Continue com esse trabalho lindo de divulgar e manter viva a obra e o nome desse grande autor nordestino.

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.