segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

[BL] Don't Say No


Título original: เมื่อหัวใจใกล้กัน

Diretor: Pique Passawut

Gêneros: Romance, Drama, Família, Esportes

País: Tailândia

Episódios: 12 [+ 2 especiais]

Classificação do Conteúdo: 15+ 

Sinopse: De amigo a amante. Como será esse relacionamento, quando um é cara bom mas o outro é um menino mau. É possível transformar um cara mau em um amante?

Onde encontrar: Meow Fansub, Pitieris, Lianhua, Pi Fansub

Leo e Fiat são melhores amigos desde a infância. Com a família conturbada de Fiat, após a separação dos pais e o novo casamento, o menino praticamente cresceu na casa de Leo, sendo acolhido por sua família e amado como um filho. Após isso, a relação de Fiat com o pai nunca mais foi a mesma e ambos mal podem dividir o mesmo espaço sem acabar em uma violenta discussão. Da mesma forma, por mais que a madrasta dele se esforce em conquistá-lo, ele não dá a ela qualquer abertura para se aproximar conseguindo, no processo, o ódio da irmã Fah.

Por causa do seu histórico, Fiat sofre com a baixa auto-estima, ele acredita que, além de Leo, ninguém mais é capaz de aceitá-lo por quem ele é. Os dois são apaixonados um pelo outro desde sempre, mas enquanto Leo é covarde demais para revelar a verdade pensando que não será correspondido, Fiat vive com vários namorados diferentes na tentativa de despertar ciúmes em Leo e fazê-lo admitir sentimentos por ele, mas isso nunca acontece o que acaba deixando o garoto com uma fama ruim além de frustração. De sua parte, ele não revela seus sentimentos pelo melhor amigo porque teme que, caso o faça, Leo acabe abandonando-o assim como seu pai e todas as outras pessoas que ele amava.

Mas tudo muda quando Fiat começa a demonstrar uma obsessão por Type, seu fisioterapeuta, quando ele lhe diz uma frase que, muitos anos atrás, Leo havia lhe dito. Frustrado com as reações inertes do amigo às suas várias aventuras amorosas, ele acaba vendo em Type um possível substituto para o melhor amigo. Todavia, como bem sabemos, Type só tem olhos para seu marido Tharn, o que torna a obsessão de Fiat ainda maior e mais perigosa, isso acaba aproximando-o involuntariamente de Leo, desesperado para fazer o juízo voltar para a cabeça do homem que ama (um trabalho meio perdido, mas né?) e, assim, em meio ao desespero da situação, os dois acabam revelando a verdade sobre seus sentimentos um ao outro e, por fim, começam a namorar.

Contudo, a primeira vez dos dois namorando não é muito fácil já que, tal como Leo, mesmo tendo tido muitos namorados antes, Fiat nunca namorou sério antes e fica sem saber como agir diante de Leo. Embora os dois se conheçam como as palmas de suas mãos desde a infância, ainda passam pela fase de tentar impressionar o outro, além do fato de Fiat viver se segurando para não demonstrar seu desejo intenso de dormir outra vez com o namorado o que acaba gerando boatos infundados pela faculdade.

Superada essa fase, o passado de Fiat começa a se interpor entre eles quando antigos affairs do garoto passam a ameaçá-lo e a provocar Leo. Nesse momento, acabamos descobrindo que as investidas de Fiat nem sempre eram por devassidão na maioria dos casos e novamente seu amor por Leo é testado. Enquanto isso, descortina-se seu passado familiar quando sua mãe inesperadamente reaparece desbloqueando memórias traumáticas que o menino havia reprimido. Para ajudar o namorado e protegê-lo, Leo vai precisar entender a origem do problema de Fiat e assim conseguir alcançá-lo, mas poderá seus sentimentos serem mais fortes que os problemas sérios que terão de enfrentar juntos?

Em segundo plano, Leon, o irmão mais novo de Leo, está de volta à Tailândia e acaba causando na faculdade por causa da sua beleza. Todavia, acaba por perder seu coração para Pob, um aluno de Ciências Sociais que não lhe dá qualquer bola, quando este o ajuda indiretamente após ele levar um belo tapa de uma das suas ficantes. Contudo, conquistar o coração de Pob não vai ser tão fácil quanto Leon imaginava e isso vai ajudá-lo a se tornar uma pessoa melhor, mas quanto espaço na vida do jovem assistente social ele vai conseguir?

Uma das coisas que eu mais gostei nesse BL (fora não ter nenhum engenheiro hahaha) foi a construção dos personagens, eles são tão bem retratados e com vidas tão distintas que é impossível não torcer por eles. O mais legal é que eles fizeram um especial de introdução para Leo e Fiat que dispensa assistir a segunda temporada de Tharn Type para entender a história (eu até quero assistir, mas ainda não estou no clima para todo aquele termina-volta), e para mim, ver esse drama de maneira desvinculada do papel antagônico de Fiat no meu primeiro casal BL me ajudou a entender o personagem por ele mesmo sem qualquer tipo de pré-julgamento ou imagem ruim dele, de modo que pude torcer muito por ele e pelo Leo.

Embora o Fiat parecesse meio mimado às vezes e o Leo bem possessivo em alguns momentos, difícil não passar pano pra esse casal que esbanjou química nas telinhas e no meu coração. Nunca tinha visto nada com o First (que por sinal achei bem bonitão) e fiquei surpresa com o potencial de atuação desse garoto, ele chora e expressa emoções de maneira tão natural que eu aplaudia boa parte das cenas dele! O Ja eu conhecia de Until We Meet Again apesar de ele ter um papel secundário lá, a atuação dele não me deu boas impressões, contudo aqui, aquém de algumas pequenas marcas que eu acho fazerem parte do próprio ator, ele se mostrou competente em assumir um protagonismo, apesar de ser ofuscado pelo First no quesito mostrar emoções com naturalidade.

O Leon e o Pob fazem aquele típico casal secundário fofinho comum em BLs com um casal protagonista mais pimenta como Tharn Type, ou isso é marca da MAME ou é do gênero em si, não sei. Confesso que de início eu não torci muito por eles, mas conforme fui acompanhando a evolução pessoal do Leon passei a vibrar com cada nova conquista dele no terreno do Pob. Esse casal, inclusive, teve uma reviravolta bem interessante que no geral é aplicada ao casal principal, esse foi um diferencial bacana, embora no meu ver tenha sido um tanto desnecessário.

De longe, a coisa que mais gostei em DSN foi o retrato do problema psicológico do Fiat acarretado por sua mãe. Não sou psicóloga então nem vou arriscar que tipo de problema ela pode ter (apesar de ter ficado super curiosa com o quadro), mas é nítido como uma família disfuncional afetou o menino e, sobretudo, o abuso psicológico da mãe dele na infância foi decisivo na construção do caráter frágil, inseguro e sempre em modo de defesa dele, algo muito bem interpretado pelo First, a propósito. Além disso, a série ainda salienta de modo muito sutil o problema da saúde mental na Ásia, cada vez mais complicado e menos eficiente.

Leo e Fiat são praticamente uma inovação nos casais BL da Tailândia. Eles conversam de verdade para buscar soluções para os problemas, algo difícil nas produções que já vi onde geralmente uma das partes omite os pensamentos gerando confusão e até mesmo rompimentos desnecessários que podiam ter sido resolvidos com diálogo. Gostei pra caramba disso. No começo, a relação dos dois parece bem mais como uma "amizade de benefícios" considerado a disparidade das personalidades, mas conforme eles vão evoluindo como pessoa tudo que a gente mais deseja é que eles continuem juntos e, sobretudo, começa a sonhar em encontrar um Leo também. Volto a aplaudir a química desse casal, não perde em nada para Mew e Gulf na frente de uma câmera!

Entrou na lista dos melhores dramas que vi esse ano sem dúvida e está mais que recomendado!


[Não concorda comigo? É um direito seu. Mas, por favor, discorde nos comentários de maneira educada, sem ataques e sem histeria. Nem todo mundo pensa como você e nem por isso merece ser desrespeitado. Obrigada.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.