quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

[Livro] A Fera em Mim

Original: The Beast Within: A Tale of Beauty's Prince

Autor: Serena Valentino

Gênero: Ficção, Infantil

Linha: Disney

Ano de Publicação: 2016

Número de páginas: 192 (Ed. normal) 235 (Ed. econômica)

Sinopse: Um príncipe amaldiçoado se isola em seu castelo. Poucos o viram, mas aqueles que conseguiram tal proeza afirmam que seus pelos são exagerados e suas garras são afiadas – como as de uma fera!

No entanto, o que levou esse príncipe, que já foi encantador e amado por seu povo, a se tornar um monstro tão retraído e amargo? Será que ele conseguirá encontrar o amor verdadeiro e pôr um fim à maldição que lhe foi lançada?

Esse foi o primeiro livro da série que eu comprei e deixei para ler por último porque tinha altas expectativas com ele. Expectativas essas que ficaram ainda maiores depois de ler A Mais Bela de Todas que, para mim, foi o melhor da franquia até agora. Negócio é que eu fiquei ansiosa demais e acabei encarando uma leve decepção quando fui ler de fato.

Cronologicamente, ao que parece, esse é o primeiro livro (contando dos outros da série que eu li e ficava perdida numas partes), a autora interligou o mundo da história com as personagens criadas por ela e modificou algumas coisas da linha original. A ideia de Gaston ser o melhor amigo do Príncipe (que, não sei porque cargas d'água ela não chamava pelo nome dele, Adam) foi, ao mesmo tempo, legal e esquisito. Na verdade, a mescla de personagens aqui não caiu tão bem ao meu ver como nas outras histórias, foi a mesma sensação de ler Úrsula e ver a bruxa do mar como irmã de Tritão, simplesmente não fazia o menor sentido na minha cabeça.

Ela vai desenrolando os fatos de maneira até bacana, mostrando o dia do castelo antes de Bela e antes da maldição e constrói o caráter fútil de Adam de maneira coerente com a maldição que ele recebeu e acho que de toda história essa foi a única parte que, a meu ver, ficou realmente legal, a maneira como ela tornou a maldição algo gradual e psicológico, em determinado momento da história tu não sabia se Adam estava realmente desfigurado ou era apenas a maneira como as pessoas o viam, o externar do seu interior horrível. Contudo, aquilo de ele não ser capaz de ver os criados dele também não encaixou bem.

O livro é bom, não tanto como A Rainha Má que, para mim, foi a melhor experiência da franquia até agora, mas não consegui deixar aquela ponta de decepção, mesmo sendo uma leitura bem rápida, não conquistou ou impactou tanto quanto a história podia e merecia. Havia tantos espaços sombrios e fantásticos que podiam ter sido aproveitados dentro dessa obra e ela ou tratou de modo superficial ou ignorou que me deixou bem desapontada.

Como falar muito pode acabar dando spoiler, vou parar por aqui. A recomendação fica por sua conta em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.