Original: The Betrayal of Natalie Hargrove
Autor: Lauren Kate
Ano: 2015
Páginas: 239
Gêneros: Ficção
Sinopse: A traição de Natalie Hargrove é uma história atual, inspirada no clássico de Shakespeare, Macbeth. Natalie mataria por uma chance de ser coroada a rainha do baile de Palmetto High. Mas Mike King, seu namorado, não parece tão empolgado para ser rei, e pode perder essa honra para o maior inimigo de Natalie, o irritante Justin Balmer. Determinada a impedir que isso aconteça, ela tem uma ideia de um trote perfeito para colocar Justin em seu devido lugar, e convence Mike a ajudá-la. Aproveitando que Justin estava bêbado e vestido de mulher após uma festa à fantasia, eles o amarram inconsciente no presépio da igreja. Tudo parece muito engraçado, até a manhã seguinte, quando percebem que Justin está morto. E a partir daí, eles se envolvem numa perigosa trama para esconder seu segredo.
Como diz na própria sinopse, o livro é inspirado em Macbeth de Shakespeare, como não li essa peça, vou me ater aqui ao livro como um produto isolado e sem relação com a obra clássica já que eu não tenho nenhum conhecimento sobre para fazer comparações.
A história acompanha Natalie Hargrove, filha de uma alpinista social alcoolatra, que vive escondendo seu passado de pobreza. Ela estuda na Palmetto High e namora Mike King, um dos herdeiros mais cobiçados. Tudo com o que Natalie se importa além da sua popularidade de veterana é com a coroa de princesa do bile que, nessa cidade toda, é levada muito a sério. Seu namorado, todavia, não compartilha de suas ambições apesar de apoiá-la.
Em seu caminho para o trono só se encontra um empecilho: Justin Balmer, um herdeiro mulherengo com quem Natalie teve uma história no passado que não quer lembrar. Ela está disposta a tudo para tirar Balmer do caminho de Mike como príncipe, então, em uma festa, os dois aprontam um trote com o garoto que acaba dando muito errado e resultando na morte dele.
O choque da descoberta deixa a relação entre Natalie e Mike abalada, enquanto ele luta contra o remorso, ela procura todos os meios para livrá-los da culpa e garantir que a coroação continue sem problemas. Aos poucos, Natalie vai perdendo a si mesma e Mike vai desvendando a garota que se esconde sob a máscara de perfeição que ele achou conhecer nos últimos cinco anos.
Amigos e inimigos se confundem quando o passado de Natalie volta para assombrá-la e seu crime está prestes a ser exposto. Sozinha e sem ter ninguém em quem confiar, ela vai precisar arranjar uma saída para o problema que criou.
Estou cogitando seriamente nunca mais ler nada de Lauren Kate, percebi que o estilo de histórias dela e o meu gosto literário não combinam. Esse é o terceiro livro que eu tento ler dela além do Fallen e não tem se mostrado muito promissor.
Natalie Hargrove é uma personagem chata, mas ela se difere das demais protagonistas de Kate no aspecto que ela não tem nenhuma qualidade, a menina é manipuladora, mentirosa, falsa, narcisista, nem mesmo o pasasdo dela sendo problemático me ajudou a ter uma gota que fosse de empatia pela personagem e não fiquei nem um pouco tocada com o final dela, me foi totalmente indiferente. Mike King, por sua vez, apesar de ser aquele tipo de garoto bem apático diante da maior parte das situações ainda conseguiu despertar pelo menos uma ínfima dose de simpatia, embora eu tenha achado a lerdeza dele irritante.
As demais personagens eram um bando de adolescentes com muito dinheiro e pouca ocupação cujos cérebros pareciam girar em torno de festa, bebida, sexo e baile. Os adultos que aparecem não depoem em nada a seu favor, um policial assediador, um par de esnobes preconceituosos, uma alpinista social sem escrúpilos e um ex-presidiário alcoolatra e violento. O diretor da escola é um projeto de ditador. Sério. não teve nada nesse livro que eu achei meramente legal.
Por pior que seja a trama, imagino que as personagens de Shakespeare tem ao menos uma construção mais sólida, motivações mais válidas e despertem sentimentos mais complexos na gente, o que só me impulsiona a conhecer mais as peças dele, pois Hamlet foi maravilhosa em todos os sentidos. Enfim, não vou me alongar mais, acredito que quando você termina um livro e não dá a mínima para o fim das personagens, aquele livro simplesmente não funcionou. É como vejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.