Ano: 1873
Autor: Júlio Verne
Gênero: Ficção de aventura
Personagens: Phileas Fogg, Passepartout, Princesa Aouda, Inspetor Fix, Andrew Speedy, Francis Cromarty, James Forster
Sinopse: Phileas Fogg, um inglês rico, metódico e um tanto quanto solitário aposta com seus colegas do clube de jogos que conseguirá dar uma volta ao mundo em apenas 80 dias. Fogg convida seu fiel empregado Jean Passepartout e juntos viverão muitas aventuras.
Esse foi outro livro que peguei no formato audiobook, provavelmente uma versão bem adaptada da obra original que tem pouco mais de trezentas páginas. Depois vou pegar o livro mesmo para ler. Mas, num primeiro momento, achei bem divertido. Conta a história de Fogg, um inglês metódico e rico cheio de precisões minuciosas que, após fazer uma aposta absurda com seus amigos inicia uma viagem de oitenta dias com seu criado Passepartout ao redor do mundo.
Porém, ele é confundido com um ladrão de banco e um policial da Scotland Yard fica no encalço dele, mas não consegue prendê-lo antes que ele saia de solo inglês. Enquanto isso, totalmente ignorante à sua caça, Fogg segue viagem com seus modos sempre calmos, metódicos e seu espírito generoso e empático. No meio do caminho, ele salva uma jovem viúva de ser morta junto ao corpo do seu marido, enfrenta índios que sequestram Passepartout, passa por uma tempestade em alto mar, perde um de seus navios, é preso por causa do criado que entrou de sapatos em um templo indiano e outras peripécias que fazem a gente rir demais.
Achei a história muito gostosinha, me lembrou alguns livros que eu lia pra minha irmã. Tem de tudo um pouco, aventura, romance, suspense, comédia. Ouvi ele no skeelo, gostei da narração e o sotaque do dublador do Passepartout ficou ótimo. Realmente recomendo para quem quer uma historinha leve e divertida para descontrair.
Ano: 2004
Direção: Frank Coraci
Gênero: comédia, aventura, fantasia
O filme destoa completamente da obra original, acho que pelo fato de focarem na comédia, colocaram um monte de linguiça e trocaram vários personagens e digo, de forma desnecessária porque a história em si é engraçada não precisava mexer em nada.
O criado francês virou chinês e é protagonizado por Jackie Chan, Fogg saiu de um metódico burguês excêntrico para um cientista maluco (eu fiquei tipo "oi?") tem uma organização chinesa atrás de um buda de jade roubado do banco. Olha, pensa numa maracutaia de maluquices juntas em quase duas horas de longa.
Vi que tem outras adaptações do livro, acho que vou procurar outra mais antiga para ver se encontro mais fidelidade, embora ache pouco provável, raramente os filmes se mostram fiéis aos livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.