sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Entendendo: Breathe No More (Evanescence)

E então galera, vou tentar começar a trabalhar com tags agora, e essa tag é música, eu tinha dito no post de ontem que ia tentar interpretar umas músicas ai e trazer para vocês o que eu entendi da letra, vai ser meio que um exercício para mim no quesito interpretação de texto. Bem, vamos nessa.
Antes de tudo, vale lembrar que por mais que os textos tenham uma intenção quando são escritos, independente do seu estilo, cada leitor interpreta-o de maneira própria, adequando-o à sua realidade pessoal e ao seu estado de espírito no momento em que degusta a leitura.
A música que escolhi para começar, foi Breathe No More.

Estive olhando no espelho por tanto tempo
Que tenho vindo a acreditar que minha alma está do outro lado
Todos os pequenos pedaços caindo, quebrados
Pedaços de mim, afiados de mais para serem colocados de volta
Pequenos de mais para importar
Mas grandes o suficiente para me cortar em
Tantos pequenos pedaços
Se eu tentar tocá-la
Quem conhece um pouco da história da Amy, sabe que ela passou por uma etapa difícil depois da morte da irmã, Breathe no more é uma letra que reflete o sentimento de alguém que deseja enganar-se, uma pessoa que está presa em uma letargia intensa, alguém que deseja acreditar que toda dor que sente é um pesadelo. Nos primeiros versos, há a dúvida sobre a própria identidade, sobre quem ela realmente é. Nos versos seguintes, ela expressa a ideia de dor, de estar despedaçada, incapaz de qualquer ajuda, tão flagelada pelo próprio suplício que é incapaz de ser refeita, de salvar-se.
E eu sangro
Eu sangro
E eu respiro
Eu não respiro mais
Sangrar, na letra, é uma metáfora. Como o eu lírico tem a sensação de estar despedaçado, mutilado pela dor, o sangrar significa o esvaecer das esperanças, aos poucos ela vai desistindo e quando pensa que está conseguindo progredir ela cai novamente e desiste de uma vez, daí o 'eu não respiro mais'.
Respiro fundo e eu tento retirar dos meus espíritos do poço
Mais uma vez você se recusa a beber como uma criança teimosa
Minta para mim, me convença que estive doente para sempre
E tudo isso fará sentido quando eu melhorar
Mas eu sei a diferença
Entre mim e o meu reflexo
E eu simplesmente não consigo deixar
De querer saber qual de nós você ama
Aqui fica bem claro que ela está se dirigindo à outra pessoa, assim como Call Me When You're Sober, Breathe No More também expressa um período difícil da vida de Amy, provavelmente esses versos tenham sido escritos para um de seus ex-maridos. Há um desejo implícito de querer acreditar que a dor é passageira, que não passa de um pesadelo, No terceiro e quarto verso ela explicita esse desejo de se enganar, e nos quatro versos finais ela coloca a questão de quem ela realmente é e de quem as pessoas -ou a pessoa em questão - a veem. Ela não sabe se é amada pelo que é ou se é amada pela fachada, por aquilo que deixa transparecer, pela mentira supérflua que ela mostra quando está diante das pessoas.

Breathe No More passa uma ideia de profunda solidão, de alguém que se sente perdido e sem expectativas, que desviou-se de tal forma de si mesmo que não sabe mais nem sua própria identidade. Alguém que é constantemente flagelado por uma dor intensa e profunda, que vive trancado em um suplício particular e tenta criar um mundo paralelo na sua mente para fugir da realidade fria na qual vive. Eu me identifico com muitas músicas da banda e essa é uma delas.
Espero que vocês tenham gostado galera, qualquer equívoco que eu tenha cometido diga -educadamente - nos comentários! Mil beijos e até semana que vem :D

2 comentários:

  1. Claro que gostei! !! Ainda pergunta?!!!! Amy passou por momentos difíceis em sua vida, e o que me surpreende é que ela despeja toda dor em palavras que juntas fazem tanto sentido quanto a dor que ela sente.
    Obrigada por postar sobre Breathe no more.
    Posta sobre mais músicas do EV!!!! Como por exemplo 'My Immortal', 'like you', 'lithium' e outras!! Continuo neste site esperando sua forma de explicar! !! Faça mais sobre EV, por favor

    Bjs Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitas músicas da banda que eu vou trazer pra essa tag, mas eu vario muito pra não ficar sempre a mesma coisa. Pode esperar que vem mais músicas da Amy por aqui. Como a semana passada eu fiz EF essa semana eu vou trazer outra banda ou cantor, mas muito em breve eu volto com o EV de novo, afinal as músicas da Amy são descrições perfeitas de mim.
      Muito obrigada flor. Super beijo pra você e bem vinda ao Book of Days!

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.