sexta-feira, 23 de setembro de 2016

[#Chinês] "Todos" 都

大家好!

Como o conteúdo de Chinês está um pouco atrasado, decidi postar mais uma aula essa semana. Hoje, vamos ver como expressar a ideia de "todos" ou de "ambos", para isso, é usado 都 (Dōu) ele é colocado antes de um verbo ou um adjetivo, desse modo, a estrutura é: sujeito + 都 + verbo + objeto.

Por exemplo:

我 们 都 爱 爸爸。(Wǒ men dōu ài bàba.)
Nós todos amamos o papai.

他 们 都 爱 猫。(Tā men dōu ài māo.)
Eles todos amam gatos.

我 们 都 是 美国 人。(Wǒ men dōu shì měiguó rén.)
Nós todos somos americanos.

Fácil, não é? Percebem como a dinâmica do Chinês é bem simples? Ainda que os ideogramas assustem um pouco, em meus estudos o foco tem sido o pin yin, é mais fácil associar um pin yin que você já domina a um ideograma do que o contrário. Tenho certeza que, dominando pelo menos o básico do Chinês, aprender Japonês não será tão assustador.

 阝Quando este radical estiver localizado no lado direito de um ideograma, o mesmo terá seu sentido relacionado a lugares. No caso de estar do lado esquerdo, este por sua vez terá seu significado relacionado à montanhas.
Novamente tentei livrá-los dos meus dons artísticos, mas não deu. Não consegui encontrar a ordem dos traços desse ideograma. O azul escuro é o radical.
Esse componente (o radical) se original do ideograma 犬 (Quǎn) que significa cachorro. Está relacionado com o animal ou com atividades respectivas aos animais deste gênero. É possível notar que os caracteres com este radical são relacionados com uma classe de animal (mamíferos).

再见!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.