terça-feira, 27 de setembro de 2016

Sussurro do Coração - Dica de filme *-*

Informações:
Título Original: 耳をすませば Mimi wo sumaseba
Título mundial de lançamento: Whisper of the Heart
Roteiro: Hayao Miyazaki
Direção: Yoshifumi Kondo
Ano: 1995
Gênero: Animação, Drama, Romance, Fantasia
País de Origem: Japão

Sinopse: conta a história de Shizuku, uma adolescente que gosta de pegar livros na biblioteca e descobre que existe um garoto, Amasawa Seiji, que já leu os mesmo livros que ela, só que antes dela, o que faz com que Shizuku se interesse pelo rapaz.

Uma diquinha bem bacaninha de filme essa semana (pra não ficar tanta aula de Chinês seguida!) vi esse filme em uma lista do blog de japonês que eu sigo, curti o título e o trailer e decidi ver, afinal as animações do tio Hayao são indispensáveis, né? A história começa com a jovem Shizuku, seu pai trabalha em uma biblioteca pública e ela é aficionada por livros, poucas semanas antes de voltarem as aulas ela está no fim de uma lista de trinta livros que quer ler nas férias, o filme começa quando ela encontra uma amiga para mostrar a versão em japonês da música country road, ela havia escrito duas versões para a música, mas no meio da conversa com a amiga, acaba deixando no banco da escola o livro que tinha acabado de alugar na biblioteca da escola. Quando volta para buscá-lo encontra um garoto segurando-o e lendo despreocupadamente, Shizuku fica inicialmente encantada com a beleza dele, mas o encontro não é dos mais agradáveis quando ele sugere que ela retire uma palavra da música que escrevera e ela se sente envergonhada por ele ter lido.
Quando chega em casa, furiosa ainda pelo que aconteceu, Shizuku percebe que há um Amasawa Seiji que já leu todos os livros que ela aluga e fica fantasiando-o em sua mente. No dia seguinte, a irmã mais velha dela pede que leve o almoço para o pai na biblioteca e, mesmo contrariada, ela aceita ir. No metrô ela encontra um estranho gatinho e decide segui-lo, corre atrás dele por várias ruas até parar em frente a uma loja onde uma estatueta de gato a atrai. ela conhece o dono da loja e reencontra o estranho e irritante menino que vem a saber era da mesma escola que ela. O envolvimento dos dois é inevitável e acompanhamos o desenrolar da história com muitas expectativas. Uma das coisas que mais gostei foi a determinação de Shizuku em perseguir seu sonho de escrever um livro foi muito interessante acompanhar a passagem dela por esse processo criativo e de pesquisa e meio que me identifiquei um pouco com ela. 
Esse filme é muito amozinho! Além da história principal, somos apresentados a sua amiga Yuuku que está apaixona por um colega de sala que é muito amigo de Shizuku e descobrimos depois ser apaixonado por ela, e também conhecemos a família de Shizuru, uma família simples que mora em um minúsculo apartamento. Os pais dela não são como costumamos ver nos animes e doramas que sempre pressionam os filhos nos estudos, eles a deixam bem a vontade para seguir o próprio caminho, inclusive, a mãe dela é uma estudante tardia por ter largado a escola na juventude, é algo bem diferente do que somos acostumados a ver e o enredo é muito fofo. Super recomendo!

Aqui, deixo a versão em japonês de Country Road para vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.