quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

[Livro] O Misterioso Lar Cavendish

Autora: Claire Legrand
Ano: 2014
Gênero: terror, suspense, fantasia
Páginas: 264

Sinopse: Victoria é sempre impecável. Seus cabelos e unhas brilham, seu quarto não tem nada fora do lugar, sua rotina é precisa. Se há algo que ela pode considerar como um defeito em sua vida é Lawrence, que parece seu oposto: é preguiçoso, desorganizado, anda com a roupa desgrenhada e vive sonhando no mundo da música. Ela nem entende como eles vieram a se tornar amigos. Mas, exceto por isso, sua vida é perfeita na cidade de Belleville. Até que Lawrence desaparece. Ela começa a investigar, e percebe que ele não é o único a sumir na pequena cidade. Por trás de suas ruas tranquilas, há segredos sombrios e assustadores, e as pistas que Victoria encontra parecem apontar para um lugar em especial: o Lar Cavendish. As pessoas entram lá mas saem diferentes. Ou então não saem. Ignorada pelos adultos, ela se vê como a única capaz de tentar resolver o mistério e trazer seu amigo de volta. Mas, para isso, terá de abrir mão de sua vida perfeita.

Não importa o que você ouviu, esse não é um livro para crianças. 

Sequestro. Tortura física e psicológica. Canibalismo. Esses são apenas alguns dos "aperitivos" do Misterioso Lar Cavendish, livro que me interessei para ler depois da indicação da Beatriz Paludetto, ela deu a entender que ele seguia a linha Coraline, mas o que Coraline não me assustou esse livro me fez quase ter a alma saindo do corpo.

A história segue Victória Wright, uma garota que não se importa com mais nada no mundo além de si mesma e sua obsessão por ser perfeita. Ela quer ser a melhor da classe, da escola, da cidade se puder. Victória vive com pais bem sucedidos que estão ocupados demais para se importar com ela, mas no fundo do seu coração ela sabe que eles têm orgulho da filha perfeita que só tira notas perfeitas e tem um comportamento irretocável. Para Victória, se seu mundo não está numa ordem absoluta então o universo irá ruir. E detalhe, essa menina só tem 12 anos.

O único "amigo" de Victória é Lawrence, um garoto da mesma idade que sofre bullying na escola por causa do seu cabelo (ele tem uma espécie de marca que deixa alguns fios brancos no meio) e o fato de respirar piano. Victória se aproximou de Lawrence com segundas intenções, na cabeça dela, se conseguisse "reformar" Lawrence e torná-lo aceito por todos ela ganharia pontos na carteirinha de menina boazinha. Só que o garoto não se deixava manipular e, embora inicialmente odiasse o gênio mandão e fútil de Victória, passou a nutrir um carinho sincero por ela depois.

Porém, um dia, Lawrence desaparece e a cidade inteira começa a agir de modo estranho. Mas Victória só está preocupada com o B que tirou em música e furiosa porque Lawrence não está por perto para falar com o professor que mude sua nota para um A porque ela não pode ter um único B no seu boletim. Quando os professores, vizinhos, pais de Lawrence e até mesmo seus próprios pais começam a agir de maneira bizarra, Victória decide ir em busca da verdade e conta com a ajuda do assustado professor Alban, o único que parece não estar sendo manipulado e, ao mesmo tempo, está aterrorizado com a perseguição de alguma coisa.

O desaparecimento do professor é a gota d'água para Victória começar a investigar seus vizinhos acerca do misterioso orfanato Cavendish para onde ela tem certeza que Lawrence foi levado embora não saiba a razão ou mesmo porque seus pais estão mentindo. Suas ações acabam desencadeando o seu próprio sequestro e, na busca desesperada de uma fuga para ela e Lawrence, Victória vai se deparar com um segredo sombrio envolvendo toda a cidade e uma força poderosa demais para que mesmo ela possa vencer.

O Misterioso Lar Cavendish é aquele tipo de livro pesado e pintado como se fosse infantil, mas se você analisar bem a história vai ver que não é nada inocente. Confesso que, quando li Coraline não senti o pavor que todo mundo me prometia (também não aconteceu com Drácula ou Do Amor e Outros Demônios), mas esse livro conseguiu ser desconcertante e inquietante de maneiras únicas. Não apenas por ser um suspense muito bem montado, pelo menos eu achei, mas por ele ter realmente essa cara de livro infantil quando você começa a ler sem sequer imaginar o que vem pela frente.

Confesso que consegui deduzir a parte do canibalismo, mas me recusei a acreditar que era verdade e quase vomitei quando foi confirmado. Esse livrinho com cara de inocente é quase um manual de como torturar crianças com sucesso, sério, assustador. Não sei se era a intenção, mas o que mais ficou presente pra mim na história foi como o individualismo é importante, a senhora Cavendish queria moldar robozinhos perfeitos e iguais, fazendo-os desistir dos seus sonhos e talentos em prol do que a sociedade queria deles, queria que eles fossem. E isso é muito presente no nosso dia a dia, nós desistimos de quem somos e do que acreditamos em prol do que achamos precisar ou das urgências impostas pela vida. Por exemplo, queremos ser médicos, mas acabamos nos contentando com o trabalho num arquivo porque a urgência de um emprego fala mais alto que a determinação de ir além. Ou então, desistimos do sonho de desenhar, por exemplo, porque todo mundo fica dizendo que não dá futuro, que o "certo" e o "bom" é tu fazer direito.

Nós vivemos, o tempo todo, cercados de "Senhoras Cavendish" tentando suprimir quem somos e o que amamos fazer em prol do que os outros querem que façamos e sejamos, porque é o padrão, é o "certo". Mesmo que a maior parte da sua identidade fosse, por assim dizer, de defeitos, foi a sua individualidade, a sua essência, que ajudou Victória a não sucumbir ao mesmo tempo que lhe ensinou que a perfeição e a prepotência drenam os pequenos prazeres que podemos ter quando apenas relaxamos e nos permitimos sentir. E essa mensagem, aquém dos acontecimentos bem carregados, torna a leitura "aquecida" na falta de uma palavra melhor. Gostei muito desse livro e recomendo fortemente pra quem gosta de um bom suspense/terror, mas te dizer, finalzinho sacana, viu? Embora dê pra entender que, enquanto a sociedade e a mídia continuarem ditando as regras e as pessoas continuarem obcecadas em ser e seguir o "modelo" as senhoras Cavendish vão continuar existindo e sequestrando nossos sonhos.


2 comentários:

  1. Oi Katharynny!
    Socorro que eu li a sua resenha com uma vontade de gritar - QUERO ESSE LIVRO AGORA - ainda bem que tive autocontrole senão o pessoal aqui iria ficar preocupado. Cada elemento que você colocou me deu mais vontade de ler. Parecia um livro infantil (eu gosto), mas você disse que não é (melhor ainda, pode ser mais direto e chocante), lembra Coraline, mas é mais assustador (eu também nunca achei livro ou filme assustadores) e depois você foi dando mais elementos que nossa, tô com vontade de sair procurando esse livro pra ler agora! Dica mais que anotada!

    Beijus;
    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, olha, acho que há boas chances de você ter sua fome de terror alimentada, viu kkkkk. Eu tenho ele em pdf e em epub caso você queira, só me mandar um email que te passo. Ele é muito pequenino sabe, dependendo da tua velocidade de leitura num dia cê devora ele inteiro!
      Obrigada pela visita! ^^

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.