domingo, 17 de março de 2019

[Livro] Rainha de Copas

Autora: Colleen Oakes
Ano: 2014
Gênero: Literatura fantástica
Série: Queen of Hearts #1

Sinopse: Como princesa do País das Maravilhas e futura Rainha de Copas, os dias de Dinah são uma monotonia sem fim. São muitos chás, tortas e uma série de humilhações causadas pelo Rei de Copas, seu pai. O momento mais esperado de seus dias é quando é visitada por Wardley, seu melhor amigo de infância, e futuro Cavaleiro de Copas - e o amor de sua vida.
Quando a coroação de Dinah se aproxima, uma sequência de eventos sangrentos sugere que algo errado está acontecendo nos extravagantes salões do palácio. A princesa terá de desvendar esses mistérios antes que ela perca a cabeça para um inimigo sagaz.
Personagens conhecidos como o Gato de Cheshire, o Coelho Branco e o Chapeleiro Maluco fazem parte da narrativa que encantará os leitores com uma nova perspectiva do País das Maravilhas, criado por Lewis Carroll.


Começo dizendo que se eu soubesse que esse livro era uma trilogia nem teria começado. Não gosto de ler séries a menos que estejam completas. Contudo, quando compramos esse livro não vinha especificado que era uma série, algo que achei muito errado. Minha irmã é muito fã de Alice no País das Maravilhas, particularmente prefiro o primeiro livro, Através do Espelho não me causou grande impacto. 

Em Rainha de Copas somos convidados a adentrar em um novo universo de Alice e olhar o país da mente da criação de Carrol sob uma ótica não tão maravilhosa assim. Acompanhamos a história de Dinah, a princesa herdeira do trono de copas, perdeu a mãe muito jovem e é desprezada pelo pai sem saber a razão. Solitária no palácio, seu único consolo é o irmão Charles, o chapeleiro maluco e magnífico, Harris (o coelho) seu tutor e Emily, sua dama pessoal. Além de Wardley (Valete) seu melhor amigo e por quem é apaixonada desde sempre.

Dinah sonha com o dia que será coroada e finalmente levará mudança e justiça ao País das Maravilhas que está em guerra com os Yurkeis, que desejam assassinar a família real e assumir tudo. O rei de Copas, um homem cruel e astucioso, tem como conselheiro Chershire, um homem de caráter duvidoso de quem Dinah nunca gostou. E se tudo ia mal, a sina da princesa promete piorar quando seu pai traz ao castelo Vittiore, sua filha bastarda perfeita (a rainha branca) com passado duvidoso.

Agora, Dinah vê seu trono ameaçado quando seu pai passa a favoritar nitidamente a jovem duquesa e começa a tratá-la de modo ainda pior que antes. Segredos sombrios circundam Dinah e ela começa a perceber que o lugar que chamou de lar é um território que nunca conheceu de fato. Um misterioso bilhete vai levá-la até as prisões do país das maravilhas em busca de Faina Baker e respostas, mas isso só fará com que a cabeça da princesa se torne um troféu para aquele que quer destruí-la: seu pai.

Quando seu amado irmão Charles é assassinado, Dinah recebe ordens de um misterioso homem para fugir do castelo se quiser conservar sua vida e sua coroa. Mas de início ela não lhe dá ouvidos e agora tudo que lhe resta é fugir para a escuridão da floresta retorcida e descobrir como vingará seu irmão e recuperará a coroa que seu pai usurpou e pôs na cabeça da filha bastarda.

Eu admito que o livro foi muito bem montado, não apenas toda o mundo do país das maravilhas que ganhou um cenário novo e sombrio, mas a "humanização" dos personagens fabulescos foi muito bem feita. Contudo, o livro não conseguiu me prender muito. Não aconteceu de eu ficar devorando as páginas e ávida para saber o que vinha a seguir. E com isso não quero dizer que o livro é ruim, obviamente, apenas não funcionou comigo. Achei Dinah uma personagem chata, teimosa e tola, surda ao bom senso ela podia ter evitado muitas das coisas que aconteceram. O jeito que a história foi conduzida também não me cativou, embora esse quê sombrio na trama (que dá muita abertura pra isso) ficou algo digno de nota.

A desconstrução da personagem e sua reconstrução pela ótica de Oakes foi muito bem produzida e montada, ainda que não tenha me cativado, indico o livro não apenas para os fãs de Alice, mas para aqueles que gostam de um romance mais sombrio e cheio de mistérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.